RE: Chateia-me.... com certeza que me chateia! -
carlos-kb - 14-04-2016
(14-04-2016 às 14:25)Nfilipe Escreveu: Ha localidades e localidades, claro que quebrei as regras, tenho que pagar por isso mas não é que fosse ali a abrir numa almirante reis ou avenida da liberdade. Foi em Alhandra, ao inicio da localidade, tipo aquilo é um dormitório. Não estava a por a vida de ninguém em risco.
A última de excesso de velocidade que levei, foi também por alegado excesso de velocidade em (suposta) localidade. Ia segundo o radar (já com os descontos e erros possíveis), a 84 km/h, na
estrada que vai da Ribeira de Santarém para Santarém (*), local que, apesar de ser uma zona de baldio, fora da cidade, com uma extensão de uns 2 kms praticamente sem construções ou qualquer tráfego pedonal, é considerada localidade, logo, com vel. máx. de 50 km/h.
Também tive de pagar.... e não bufar!
(*) Por acaso, e agora pelas fotos do GMaps, é que vejo que a zona foi recuperada e meteram passeios e iluminação. Quando lá fui "fotografado", já lá vão uns anitos, aquilo parecia apenas uma estrada de "descampado", sem bermas ou qualquer outro elemento urbano.
(14-04-2016 às 14:25)Nfilipe Escreveu: E depois claro está também ha a velocidade que eles dizem que eu ia e aquela que realmente ia. Bem ate podia ser a essa velocidade, tb nao tenho manómetros na mota, logo não sei.
Pois.... a parte do "sem manómetros"..... nem sequer vou comentar (por razões mais que óbvias)!
Mas para "eles" te dizerem a que velocidade ias, isso tem de estar aferido numa prova fotográfica.
(14-04-2016 às 14:25)Nfilipe Escreveu: O que acho ridículo aqui é mesmo a lei para os ciclomotores inferiores a 50cc. Como o [b]dt_50r_sm [/b]a velocidade máxima dentro da localidade é 40km e fora 45km. É que não conheço ninguém com uma 50cc que ande a essa velocidade, pa so tipo velhos a morrer na estrada com a sua vespa. Nem é desprezo pelas regras de transito mas a lei para estes ciclomotores é simplesmente ridícula, se a 50cc que tenho andasse so a 45km nem a comprava, de bicicleta, ando quase eu a isso. A mota facilmente atinge os 90/95km. Velocidade mais que suficiente por exemplo para transitar numa IC mas claro que tb n posso transitar nelas. E não a mota nao esta kitada como um dos guardas sugeriu. Novamente como disse, se fosse de carro ou na 600cc que tenho, ai ja pagava menos de metade da multa e era so grave. Pois ta bem...
Por essa ordem de ideias, pensava-se da mesma forma como a minha mãe pensa.... se o limite máximo é 120Km/h, para que é que há carros (e motos) a dar mais velocidade que isso?
Nfilipe - 14-04-2016
Os manómetros esteticamente sabes que coiso e tal... tou a gozar, quando a comprei já não os tinha, algo que eu também não achei piada.
Quanto ao que disseste da velocidade, é pois um argumento valido mas tenta andar a 40 e 45km para todo o lado vais ver o que é bom para a tosse!

imagina então se agarrares na mota para fazer 30/40km. Assim mais vale ir de transporte!
Nfilipe - 14-04-2016
Já estou a ver na net é informações para fazer um choradinho a ANSR para o caso de me quererem tirar a carta. Bem ate nem é um choradinho, eu preciso de transporte porque trabalho de noite. Nao dava mesmo, mesmo, jeito nenhum mas com a sorte que tenho se calhar é melhor mas é começar a dar ao pedal na bicla para começar a praticar!
quatropiscas - 14-04-2016
Uma coisa que me chateia à chuva é a quantidade de gente que segue com luzes apagadas ou então só com os mínimos (que é praticamente a mesma coisa). Isto para além de outras coisas óbvias, como o não moderar a velocidade, aumentar distância de segurança, etc.
MrOverclock - 14-04-2016
(14-04-2016 às 15:03)quatropiscas Escreveu: Uma coisa que me chateia à chuva é a quantidade de gente que segue com luzes apagadas ou então só com os mínimos (que é praticamente a mesma coisa). Isto para além de outras coisas óbvias, como o não moderar a velocidade, aumentar distância de segurança, etc.
Além disso chateia-me bastante, com chuva e de noite circularem com as luzes de nevoeiro acesas....
Para quem é mais sensivel à luz, como é o meu caso, isso encadeia um gajo. Já desisti de lhes mandar com sinais de luzes que eles são tão atados que não entendem... duUUuuuh
carlos-kb - 14-04-2016
Depois há aquele pessoal que de dia e com bom tempo, anda de luzes de nevoeiro ligadas, para o "estilo", nos seus belos Pug 107 ou Saxos "xuningados"!
Mas se for preciso.... depois com nevoeiro cerrado, andam com elas apagadas (nem médios, nem luzes de nevoeiro)....
Mas o cúmulo do exibicionismo bacoco, é andar de dia com
apenas uma luz de nevoeiro acesa.... porque a outra está fundida. Também já vi uns quantos exemplos destes!
KOK - 14-04-2016
A mim, chateia-me a merda deste tempo que me impede de sair com a mota até à beira-mar e beber umas cervejas com o pessoal.
Com tudo o resto, já eu me habituei e aprendi a ignorar o máximo possível.
dfelix - 14-04-2016
(14-04-2016 às 15:20)carlos-kb Escreveu: Mas o cúmulo do exibicionismo bacoco, é andar de dia com apenas uma luz de nevoeiro acesa.... porque a outra está fundida. Também já vi uns quantos exemplos destes! 
E os desgraçados que andam só com uma luz de marcha-atrás acesa???
mivla - 14-04-2016
(14-04-2016 às 14:03)carlos-kb Escreveu: (14-04-2016 às 12:41)mivla Escreveu: Sim, mas se circulares na faixa mais a direita e passares os que estão na faixa do meio , não estás a cometer nenhuma infração.
Se por acaso estiveres na faixa da esquerda ou na do meio e passares para a faixa mais a direita para ultrapassar, aí sim estás a cometer uma infração. 
Olha que não.... olha que não!!! Estás enganado.... Dá lá uma vista de olhos no C.E.
Na situação da pluralidade de vias no mesmo sentido (sejam AE ou não), apenas não é considerada ultrapassagem pela direita, nos seguintes casos:
Dentro das localidades, quando passes pela via mais à direita, desde que seja esta a via indicada ao teu destino (por exemplo, mudar de direcção à direita).
Quando as vias circulem a velocidades diferentes, pela intensidade de tráfego.
Esta mesma situação, já a coloquei em questão a dois ou três agentes de autoridade.
Deste modo.... «Em autoestrada ou numa via de circulação fora das localidades, em que haja duas ou mais vias de trânsito no mesmo sentido, circular mais rapidamente na via de trânsito da direita é considerada ultrapassagem e, por conseguinte, proibida, exceto se o trânsito ocupar toda a largura da faixa de rodagem e a marcha do veículo esteja dependente da
marcha dos veículos que o precedem.»
P.S. -Não se designa por faixa, mas sim por via de trânsito.... pois faixa de rodagem é outra coisa, apesar de vulgarmente se confundir e designar via de trânsito, como "faixa". 
Carlos, eu digo isto porque vi esta resposta dos juristas do ACP.
trancrevo.
«Se eu circular na faixa da direita a 100 km/h e outro veículo circular a 80 km/h na faixa do meio, posso continuar na minha faixa ou terei de aplicar as regras de ultrapassagem, isto é, abrandar, passar para a terceira faixa e retomar a faixa onde estava (a da direita)»?
A resposta do “Gabinete Jurídico do ACP”:
«A situação descrita pelo sócio vem prevista no Código da Estrada, nos artigos 14.º (pluralidade de vias de trânsito) e 42.º(pluralidade de vias de trânsito em filas paralelas). De acordo com estes artigos, quando, no mesmo sentido, haja duas ou mais filas de trânsito (por exemplo, caso das auto-estradas), os condutores devem circular pela via de trânsito mais à direita, “podendo, no entanto, utilizar outra, se não houver lugar na fila mais à direita, bem como, sempre que o condutor pretenda ultrapassar ou mudar de direcção”.
Por outro lado, o artigo 42.º vem especificamente dizer que, “nos casos previstos nos n.ºs 2 e 3 do artigo 14.º e no artigo 15.º, “o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente do que os de outra não é considerado ultrapassagem para os efeitos previstos neste código”, ou seja, quando o trânsito se processa em filas paralelas de trânsito, quando o veículo da faixa da direita circula a uma velocidade superior ao do veículo da faixa à sua esquerda, não significa que esteja a realizar uma ultrapassagem pela direita, não permitida pelo CE.
A regra geral do CE em matéria de ultrapassagem é a de que esta se deve efectuar pela esquerda (artigo 36.º CE), mas, para além de haver excepções a esta regra, a situação acima descrita não constitui uma ultrapassagem, mas sim a circulação de veículos em filas de trânsito paralelas, a velocidades diferentes”.
RE: Chateia-me.... com certeza que me chateia! - Cloud - 14-04-2016
(14-04-2016 às 10:40)carlos-kb Escreveu: Uma das coisas que me continua a chatear diariamente, como utilizador de AE, são os talvez 80% de condutores que conduzem permanentemente nas vias do meio e esquerda, com a da direita livre.
Acontece com enorme frequência eu ir na via da direita, a velocidades legais... e ter nas vias do meio e mesmo da esquerda, a velocidades menores que a minha (por irem em "acumulação"), estes condutores "anti-via da direita".
Não há dia que não tenha de "sugerir" a alguns para ocuparem a via mais à direita, para evitar que outros poucos condutores (no quais me incluo) cometam a infracção de ultrapassar pela direita....
O interessante é que só uma ínfima percentagem, se apercebe do que vai a fazer e muda para a via da direita... depois há os que ficam indiferentes e a maioria que ainda protesta pela chamada de atenção.
Mais curioso ainda é irem a fazê-lo, e nos painéis electrónicos sobre a via, terem frequentemente a advertência de "conduza na via da direita".
Não acredito que este tipo de postura, seja assim transmitida aquando da frequência das aulas de código e condução.... pelo menos a mim não o foi. O art. 13º do CE, de que o trânsito se faz pela direita da faixa de rodagem, sempre foi uma constante. Daí não perceber este fenómeno genético que está tão intrínseco a tantos condutores neste país.
De modo irónico, quase que se pode dizer que acaba por ser um desperdício tremendo construirem-se AE's de 3 vias em cada sentido, sendo que só uma pequena maioria dos condutores de motociclos / ligeiros, e os pesados, usam na realidade a via mais à direita.
Caso não saibam.... a contra-ordenação de não conduzir na via mais à direita, a coima é de 60 euros. Mas se algum de vocês passar pela via da direita, numa AE, um destes condutores que padecem de "síndrome da via do meio e esquerda", arrisca-se a uma CO muito grave e coima de 250 euros com a consequente inibição de conduzir.
Ao invés de se procurar só reprimir em outras circunstâncias, era bom que as autoridades também passassem a fiscalizar quem conduz deliberada e permanentemente sem motivo, em AE, nas vias mais esquerda, com a da direita livre.
Concordando com o principal, eu sou daqueles que me encosto ao veículo da frente, se demorar mais de 5 segundos a desviar-se (podendo, porque sei ver que se tiver veículos à direita em 'fila' claro que não se vai desviar para cima deles só por minha causa) começo a dar o pisca para a esquerda, se ainda assim não perceber começo a dar sinais de luzes, e a partir daí vai à buzinadela.
Quanto ao 'ultrapassar' pela direita eu estou com o mivla, não acho que é de considerar ultrapassagem se eu for na minha vidinha pela via da direita enquanto os outros camelos vão na da esquerda a dormir, e tenho a mesma noção dele, que não conta como ultrapassagem. Seja como for, contando ou não, sim, é ridículo que a multa não seja mais pesada por não andar mais à direita.
Quanto ao 'motivo' para andar sempre colado à esquerda, independentemente da velocidade, deixo aqui uma entrevista do Michael McIntyre que de forma fantástica resume esse mesmo motivo. A entrevista vale a pena no seu todo, a volta à pista além de quase capotar o pequeno Lacetti não tem nada demais, mas se não tiverem muito tempo a perder, vejam a partir do minuto 2:55 que é quando ele começa a falar do que é andar sempre na 'loser lane' ou 'slow lane' junto com os camiões, velhotas e cavalos, e o que é sentir aquela emoção de ir para a 'porsche lane':
https://www.youtube.com/watch?v=Lk8mOSWGw0s