RE: 790 ADV-R -
LoneRider - 02-03-2019
(02-03-2019 às 15:01)clemente vicente Escreveu: (02-03-2019 às 13:17)pedromt07 Escreveu: Isto foi o que foi feito.
Não foi nada de especial, e até que foi uma boa atitude da AJP.![[Imagem: 94a4291328ff74b9307a6fcf8c695824.jpg]](https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190302/94a4291328ff74b9307a6fcf8c695824.jpg)
Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
em duas palavras
Marketing e publicidade......
que é isso de AJP ???'
será CR7 ???
existe marcas; que mais valiam nem existir.....

O único conselho que te posso dar é que faças uma procura no Google antes de abrires a boca.
Era tão fácil, porque até sou apreciador de cães grandes, dizer que os sacos de pulgas rafeiros que tens lá em casa não valem o ar que respiram..
Mas dei uso aos neurónios e fui ver o que era e até descobri a cena do filme The Masck.
Agora daqui em adiante aconselho-te a seres mais prudente porque aquilo que dizes pode ter um indesejado efeito boomerang...
A AJP é uma marca portuguesa que constrói veículos de duas rodas, utilizando componentes de muito boa qualidade.
Procura e verás que, nem tudo o que é bom, vem do país do sol nascente.
Johnny_1056 - 02-03-2019
Boas;
Isto é o que dá dar confiança a tudo o que é monte de merda que aparece por aqui...
Nunca pensei escrever isto, mas este forum está urgentemente a precisar duma purga.
pedromt07 - 02-03-2019
(02-03-2019 às 15:01)clemente vicente Escreveu: (02-03-2019 às 13:17)pedromt07 Escreveu: Isto foi o que foi feito.
Não foi nada de especial, e até que foi uma boa atitude da AJP.![[Imagem: 94a4291328ff74b9307a6fcf8c695824.jpg]](https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190302/94a4291328ff74b9307a6fcf8c695824.jpg)
Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
em duas palavras
Marketing e publicidade......
que é isso de AJP ???'
será CR7 ???
existe marcas; que mais valiam nem existir.....

Clemente não sei porque dizes isso, ainda por cima da AJP.
Vais pesquisar a história da marca e vais ficar surpreendido porque isto nunca apareceu nas notícias. Vai pesquisar sobre a Galp 50, vai pesquisar pela inovação que eles tiveram nos braços oscilantes na componente de enduro. Ah sério vai pesquisar e vais ganhar respeito por uma marca fez muito para o mundo do enduro.
Começa por este vídeo:
RE: 790 ADV-R - pareias - 02-03-2019
(02-03-2019 às 11:30)carlos-kb Escreveu: Já por umas 3 ou 4 vezes vi a PR7 ao vivo. A moto (aparentemente e a um olhar mais leigo) parece robusta e bem construída, recorrendo inclusivé a alguns componentes premium. O motor sabemos de onde vem, pelo que à priori, não é de se esperar problemas no que concerne a fiabilidade (ou falta dela). Não sei é se depois o resto acompanha.
Apenas não achei tanta piada a alguns pormenores pior resolvidos. Um dele é a colocação do vaso expansor do coolant, numa zona bastante exposta, ainda mais numa utilização fora de estrada. Outra das coisas é o lettering da marca aplicado nas tampas no motor... que é autocolante
.
![[Imagem: ZIpd1mU.jpg]](https://i.imgur.com/ZIpd1mU.jpg)
Posso assegurar-vos da preocupação e o empenho da AJP em ter produtos de boa qualidade e completamente testados.
Um dos sócios foi meu colega (e amigo) e sei que é tudo instrumentado com extensómetros e analisado até ao mais ínfimo pormenor antes de lançarem modelos e versões.
O calcanhar de Aquiles deles é a dimensão. Mas não andam a brincar.
Nfilipe - 02-03-2019
Toda a merda que e o clemente escreve a mim nao me surpreende! Fico admirado sim é como alguem ainda lhe da tempo de antena e se da ao trabalho de ainda lhe tentar explicar algo.
Por alguma coisa ele veio para aqui, ou porque foi banido de onde andava ou porque ja ninguem lhe ligava nenhuma noutros sitios. Pudera, nunca vi tanta baboseira escrita por uma so pessoa.
dmanteigas - 02-03-2019
(02-03-2019 às 19:20)Nfilipe Escreveu: Toda a merda que e o clemente escreve a mim nao me surpreende! Fico admirado sim é como alguem ainda lhe da tempo de antena e se da ao trabalho de ainda lhe tentar explicar algo.
Por alguma coisa ele veio para aqui, ou porque foi banido de onde andava ou porque ja ninguem lhe ligava nenhuma noutros sitios. Pudera, nunca vi tanta baboseira escrita por uma so pessoa.
A tua participação é parecida e ainda contínuas por cá. O que este fórum tem de bom em relação aos outros é que não há censura nem ninguém é banido. Isto inclui os inteligentes, os burros, os sérios, os pouco serios, os ricos, os pobres, os com milhares de kms, os sem kms...
Se o Clemente acha que a AJP é uma merda está no direito dele. Afinal estamos a falar de alguém que comprou 4 Syms, portanto se há alguém que percebe de qualidade é ele
carlos-kb - 02-03-2019
(02-03-2019 às 11:42)LoneRider Escreveu: O caso do vaso de expansão não é propriamente grave, uma vez que no caso de queda, se este se rompe, só se vai perder o excesso de líquido existente no sistema de refrigeração.
É bem pior romper o depósito de gasolina.
O posicionamento desse componente nem é mau de todo, está protegido pela protecção de Carter e preveligia a acessibilidade mecânica.
Isso das letras é raia miúda.
Não sei se já viste esse detalhe da colocação do vaso expansor do circuito de refrigeração? Mas olha que salta à vista quando se vê a mota ao vivo (tanto que tirei a foto precisamente por isso)... e embora até pela foto o pareça, está bastante mais acima da protecção do cárter e desprotegido frontal e lateralmente... e para além disso "saliente". Ainda assim, questiono se não haveria outro local menos exposto para o colocar?
A questão do lettering não interfere em nada, como é lógico... mas com tanto (alegado) cuidado em outros componentes, o aplicar autocolantes às 3 pancadas, na tampa, é incongruente com esse ideal qualitativo... e deixa que pensar, se esse pequeno "desleixo construtivo" não poderá também ser extensível a outros componentes.
Ainda assim, sou dos primeiros defensores da nossa única marca de motos actual. É um enaltecimento ver que, apesar das dificuldades, com uma concorrência arrasadora e ainda com uma produção muito contida, a AJP vive, respira e mantém-se. Vale pelo grosso da produção ser para exportação, aonde a marca nacional é mais bem vista e apreciada, do que cá.
Desde o seu primeiro modelo, a AJP Ariana 125, com motor Casal, que vi ao vivo pela primeira vez, algures por 1993, que congratulo o empenho e persistência dos irmãos Pinto em manter viva e acesa a única chama das motos Made in Portugal.
LoneRider - 02-03-2019
Só vi uma vez a mota ao vivo na FIL.
Saltou-me ha vista esse detalhe é claro pus-me a pensar.
Que acontecia se o vaso de expansão se rompesse com um impacto ou uma queda?
Para que serve o vaso se expansão do sistema de refrigeração?
Dentro do sistema de refrigeração os líquidos com a temperatura ganham volume (dilatam) e se o circuito é cerrado a pressão gerada pode rebentar tubos e/ou radiadores. Então o sistema tinha sempre um respiro para poder controlar essas pressões que, quando eram muito altas deixavam sair o líquido em excesso para impedir que o circuito rebentasse. Ora isso obrigava a que estivesse constantemente a ver o nível de água do radiador.
Acho que foi a primeira Renault 4L a introduzir este sistema que funciona de forma muito simples.
O Vaso de Expansão serve como reservatório adicional que, conforme as variações de pressão e volume do líquido refrigerante, armazena o excesso ou abastece sistema quando por exemplo o motor arrefece e o líquido perde volume.
No caso da PR7, a ruptura do vaso de expansão seria algo secundario porque apenas obrigava a que se estivesse atento ao nível de refrigerante a cada dia através do tampão do radiador. Além deste cuidado, durante as andanças do dia a dia, convinha ter em atenção a temperatura do motor.
Ou seja, um problema que requer vigilância, mas que não requer ter que dar por finda a viagem ou a voltinha matinal pelo monte.
Johnny_1056 - 02-03-2019
Boas;
Vocês lembram-se e agarram-se a coisas que na maioria das vezes nem penso nelas.
A exposição do vaso de expansão é demasiado evidente e merece correcção, algo que já me parece ter ter sido feito pelas fotos que se encontram no site corporativo. Estas situações acabam por ser comuns em produções pequenas. Surpreendente é contudo quando isto acontece com grandes fabricantes e produções a larga escala. E acabam por não ser assim tão incomuns...
Gostava de saber se seriam assim tão críticos com a MV Agusta por a bomba de travão traseiro estar "colada" ao motor e fritar o óleo e os retentores. E isso acontece desde a primeira F4 até às Brutale.
Quanto aos autocolantes do motor, não são particularmente bonitos, mas de reste não encontro mais nenhum problema...
RE: 790 ADV-R - pareias - 02-03-2019
(02-03-2019 às 19:40)carlos-kb Escreveu: (02-03-2019 às 11:42)LoneRider Escreveu: O caso do vaso de expansão não é propriamente grave, uma vez que no caso de queda, se este se rompe, só se vai perder o excesso de líquido existente no sistema de refrigeração.
É bem pior romper o depósito de gasolina.
O posicionamento desse componente nem é mau de todo, está protegido pela protecção de Carter e preveligia a acessibilidade mecânica.
Isso das letras é raia miúda.
Não sei se já viste esse detalhe da colocação do vaso expansor do circuito de refrigeração? Mas olha que salta à vista quando se vê a mota ao vivo (tanto que tirei a foto precisamente por isso)... e embora até pela foto o pareça, está bastante mais acima da protecção do cárter e desprotegido frontal e lateralmente... e para além disso "saliente". Ainda assim, questiono se não haveria outro local menos exposto para o colocar?
A questão do lettering não interfere em nada, como é lógico... mas com tanto (alegado) cuidado em outros componentes, o aplicar autocolantes às 3 pancadas, na tampa, é incongruente com esse ideal qualitativo... e deixa que pensar, se esse pequeno "desleixo construtivo" não poderá também ser extensível a outros componentes.
Ainda assim, sou dos primeiros defensores da nossa única marca de motos actual. É um enaltecimento ver que, apesar das dificuldades, com uma concorrência arrasadora e ainda com uma produção muito contida, a AJP vive, respira e mantém-se. Vale pelo grosso da produção ser para exportação, aonde a marca nacional é mais bem vista e apreciada, do que cá.
Desde o seu primeiro modelo, a AJP Ariana 125, com motor Casal, que vi ao vivo pela primeira vez, algures por 1993, que congratulo o empenho e persistência dos irmãos Pinto em manter viva e acesa a única chama das motos Made in Portugal.
Não são os únicos sócios da empresa.
Sei que mecanicamente eles são exaustivos. Provavelmente não andam preocupados com autocolantes. Até uma cabeça do motor patentearam, por isso não andam a fazer bricolage.
http://moto125cc.forumotion.com/t4561-ajp-motos-patente-para-novo-sistema-de-motores-a-4-tempos https://www.forbespt.com/lideres/antonio-pinto-a-sobrevivente-das-motas/?geo=pt