Motonliners

Versão completa: Carros e motas elétricas - é já amanhã?
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Quando há alguns posto atrás alguém disse que estas coisas com carros eléctricos trás água no bico $$$$, acho que se esqueceu de um ponto muito importante.

O petróleo é um combustível fóssil, não existe nenhuma máquina que o produza, é todo extraído do solo. Por todos os poços conhecidos (actualmente a serem explorados ou por explorar) com o consumo actual prevê s que em 2040 pare tudo que necessite deste combustível, não por questões ambientais mas sim porque não há mais.

Caso não esteja tudo resolvido até lá, ai ai.......

O mundo pára, ninguém te traz a pizza a casa, temos de cacar/pescar para comer e tens de ir a pé.

MuscleCruiser

(20-11-2016 às 18:12)ClaXav Escreveu: [ -> ](...) com o consumo actual prevê s que em 2040 pare tudo que necessite deste combustível, não por questões ambientais mas sim porque não há mais. (...)

Eu também suspeito que basicamente se formou a tempestade perfeita e que maneira mais fácil de convencer alguém a comprar um carro novo com a característica X se essa característica estiver associada a uma causa nobre, neste caso, ajudar a salvar a humanidade...

Daqui a uns anos ainda se vai perceber que afinal a mudança não foi tão verde quanto se pensava, tal como aconteceu com o gasóleo, vendido inicialmente como uma medida mais "verde" e agora é o que é.

Aliás, podemos fazer o paralelismo com a alimentação saudável onde já se começa a perceber que o impacto da sua produção em massa não é assim tão bom para o ambiente como o inicialmente esperado.

Independentemente disso a nível de carros até as outras produtodas acordarem a Tesla é em meu ver a única aposta realista, produtos cutting edge com excelente preço mas pessoalmente ainda acredito que este campo ainda vai ser conquistado pelas marcas asiáticas, tecnologicamente são a minh aposta, mesmo o Elon Musk a dar-lhe em força do outro lado do oceano.

No campo das motorizadas, as Zero em 3 anos (2011 vs 2014) basicamente duplicaram ou triplicaram todos as especificações técnicas desde a autonomia ao desempenho puro e duro. O que reservará 2017?...

Rod

(20-11-2016 às 23:32)MuscleCruiser Escreveu: [ -> ]Aliás, podemos fazer o paralelismo com a alimentação saudável onde já se começa a perceber que o impacto da sua produção em massa não é assim tão bom para o ambiente como o inicialmente esperado.

Sempre pensei que o impacto da alimentação saudável fosse preponderante , principalmente, para quem o consome.
Uma alimentação saudável não é importante para ter saúde!? rolleyes what
O efeito no ambiente do consumo industrial de tudo o que seja animais é muito pior, do que as libertações de CO2 de todos os transportes no planeta. O estranho é que muito pouca gente sabe isto. Nem as organizações ambientais o propagam. 18-51% do CO2 é devido à carne sad

MuscleCruiser

(21-11-2016 às 00:04)Rod Escreveu: [ -> ]
(20-11-2016 às 23:32)MuscleCruiser Escreveu: [ -> ]Aliás, podemos fazer o paralelismo com a alimentação saudável onde já se começa a perceber que o impacto da sua produção em massa não é assim tão bom para o ambiente como o inicialmente esperado.

Sempre pensei que o impacto da alimentação saudável fosse preponderante , principalmente, para quem o consome.

(21-11-2016 às 07:15)LoneRider Escreveu: [ -> ]Uma alimentação saudável não é importante para ter saúde!?  rolleyes what

Se calhar não fui conciso o suficiente.
Felizmente estamos cada vez mais conscientes da importância de manter uma dieta "saudável" (mesmo que nem os estudiosos da matéria estejam de acordo sobre o que é que isso significa) no entanto o impacto ambiental da produção em massa por exemplo da soja é brutal:
  • desflorestação;
  • uso repetitivo e intensivo dos campos de cultivo daí resultantes (aprendemos na escola que é necessário dar tempo à terra para recuperar os seus "ingredientes");
  • brutal consumo de gasóleo necessário para alimentar as vias de transporte (para fazer chegar o produto desde os maiores fabricantes - USA, Brasil e Argentina - até à Europa);
Era tudo muito bonito se o produto final fosse "verde" desde o inicio da sua produção mas é quase o inverso. Precisamos chegar a um ponto onde toda as fases de produção de um determinado bem "verde" também são elas próprias "verdes" e acho que esse é que é o grande desafio e atualmente, como diz o povo, parece quase uma pescada de rabo na boca pois sempre que uma dessas fases se torna "verde" os passos tomados para a tornar verde não são eles próprios "verdes".

E esta racional pode ser aplicado provavelmente a qualquer bem "verde" que nos consiga ocorrer o que, obviamente, não implica que deixemos de dar passos no sentido de nos tornarmos mais sustentáveis. Não deixa no entanto de ser inegável o quão espetacular isto é para quem nos quer vender as coisas...  proud
Este gajo quer-me ver no desemprego!

Anda cá que quero pedir-te de comer! lol

Entendo tudo o que dizes....
Mas para quem come os legumes não tem tempo de os cultivar (dizem) e a agricultura industrial fomenta boa parte da economia mundial.

A cena do abandono da agricultura se subsistência tem efeitos muito piores que o gasto das linhas de transporte.
Estamos a falar dos efeitos erosivos, da extinção de espécies e dos fogos florestais (refiro-me aos nossos) que tem uma factura ecológica importante.

Outro factor é que se fomenta uma vida sedentária para propiciar o aumento do consumo em coisas que muito provavelmente vem do outro lado do planeta, abastecida por uma complexa linha de abastecimento movida a gasóleo.

Os ciclos quase sempre são viciosos!
Quando andava na 'escola' tinha a opinião de que a solução para a sustentabilidade passaria pela microprodução,

Ou seja, caminhar num sentido de cada um poder produzir a energia que consome, a carne e os vegetais que consome etc.

Quando comecei a trabalhar e a ver o preço de algumas coisas, cheguei à conclusão que fica mais caro 10 baterias, do que uma bateria para 10 casas.

Hoje em dia não tenho opinião muito bem formada. confused confused

MuscleCruiser

(21-11-2016 às 11:42)LoneRider Escreveu: [ -> ]Este gajo quer-me ver no desemprego!

Anda cá que quero pedir-te de comer!  lol

Entendo tudo o que dizes....
Mas para quem come os legumes não tem tempo de os cultivar (dizem) e a agricultura industrial fomenta boa parte da economia mundial.

A cena do abandono da agricultura se subsistência tem efeitos muito piores que o gasto das linhas de transporte.
Estamos a falar dos efeitos erosivos, da extinção de espécies e dos fogos florestais (refiro-me aos nossos) que tem uma factura ecológica importante.

Outro factor é  que se fomenta uma vida sedentária para propiciar o aumento do consumo em coisas que muito provavelmente vem do outro lado do planeta, abastecida por uma complexa linha de abastecimento movida a gasóleo.

Os ciclos quase sempre são viciosos!

Ninguém disse que ia ser fácil, e muito sinceramente ainda estamos no inicio da dor porque se um dia for necessário fazer verdadeiras mudanças onde vamos perder coisas na vida que já damos por garantidas aí é que vai começar a sério porque para já andamos apenas a fazer pequenas alterações de estilo de vida, comer umas ervinhas, comprar coisas de cortiça, comprar carros híbridos.

Acredito piamente que apenas uma minúscula fatia do pessoal que se coloca num pedestal moral altíssimo só porque a base da sua dieta é seitan tofu, é que tem noção de que isto não são favas contadas.

Isto tinha muito por onde se lhe pegar, mas estamos a ficar muito off-topic...
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