Ora então com a recente entrada num curso de mecânica automovel patrocinado por um grupo de empresasa da terra de merkel...
Vejo q é boa altura para investir num modelo que aumente de valer no prox 10 anos....
Gostava de ver sugestões, german engineering ,japanese engineering..sobre carritos baratos agora que com TLC fiquem prontos a serem vendidos.
Pensei num e30- 316i/318i pq as versões acima já são muita nota para mim.
Mais modelos que valorizem..?
Golf I? Corrado G60? Espera esses já são super valorizados...
Qualquer M verdadeiro (sem ser só o kit) é um investimento
Carros para valorizarem? Ou são modelos icónicos de algumas marcas, que daqui a 30 anos possam ser considerados clássicos, e daí valorizarem...
.... ou então, não estão ao alcance da carteira do comum mortal.
Esquece esses exemplos que deste. O meu irmão teve um 316i compact.... e quando foi para o vender, após ano e meio, deram-lhe metade do valor que ele tinha dado quando o comprou.

Não estou a falar de carros recentes como um 316i compact é. É um e36 já são carros muito recentes para serem clássicos. A série e30 foi quando saiu o primeiro M.
Logo será um ícone da marca . Mas não tenho carteira nem para Ms nem versões 6cilindros 20i,25i ou mesmo as turbinadas como o caso do 316ti e 318ti.
Seria um Volvo 960 top de gama da volva um futuro clássico? Ou mesmo uma volva 850 t5..
Edit: Rod esses carros estão super valorizados , mas é o polo g40 não valorizará num futuro próximo?
A Volvo não me parece que seja das mais interessantes como marcas valorizadas.
Se queres investir para obter retorno a longo prazo.... os automóveis, tirando poucas excepções, são o pior negócio de investimento (por exemplo, já Ferraris dos 90's a serem vendidos por menos de 40 mil euros). A não ser que estejas a pensar nesse retorno para os teus netinhos, e mesmo assim....
Se queres investir e obter retorno, pensa antes no secto imobiliário. Começa a frequentar alguns leilões de imóveis... e aí sim, ganhas dinheiro.
Nunca ouviste dizer que os piores negócios que se podem fazer numa vida são carros, motos.... e mulheres!

Num carro não se investe... gasta-se. A não ser que penses em comprar alguma coisa que seja hoje já seja caro, tipo gastares 5 ou 6 ou 7 mil euros num carro que já seja clássico e que com sorte daqui a 15 ou 20 ou 30 anos se tenha tornado um ícone e o vendas por mais qualquer coisa. Agora não penses que compras hoje uma coisa com 1000Eur e que vais vender daqui a 15 anos por 20000mil. Os que possas agora comprar por esses valores nunca irão valorizar a esse ponto!
Provavelmente o golf I terá mais retorno que o polo

.
O M3 E36 Evo ou a versão Ceccoto ou o Mercedes-Benz 190 Evo II seriam sempre um bom investimento...mas nunca os encontrarás a preços decentes.
No meio disto tudo lembrei-me que gostava tanto de ter uma yamaha R7, cujo princípio foi o mesmo, serem homologados em estrada para poderem ser utilizados em pista.
Eu, por exemplo, um dos clássicos que já andei a ver, mas que custam os olhos da cara, é o DS21,especialmente o Pallas. É um carro que me diz muito, que sempre me fascinou, mas a maioria anda tudo acima dos 23 a 25 mil euros, desde que esteja em condições (substancialmente mais do que o que eles custavam em finais de 60 e inícios de 70).
Mas lá está, um carro para valorizar, tem de fazer a diferença e ser icónico na sua época, em relação ao que havia. É o caso do DS.
Por outro lado, mais ou menos da mesma época, um Fiat 127, vendem-nos por 1000 / 1500 euros, com mais de 40 anos, por muito bem conservados que estejam, porque era um carro corriqueiro e não adquiriu esse estatuto de clássico.
E falamos num tempo em que um carro era ainda algo exclusivo e não generalizado à maioria da população.
Hoje em dia um carro é um bem de consumo geral e transversal às diferentes camadas sociedade. Mais caro ou barato, toda a gente consegue ter um automóvel. Daí que mais complicado se torna discernir o que daqui a 3 ou 4 décadas possa vir a ser realmente um clássico, e consequentemente ter a respectiva sobrevalorização.
E é o que já te disseram.... ou abres bem os cordões à bolsa para comprar algo que actualmente já seja caro e icónico, que o diferencie da massificação automóvel de tudo quanto há para aí, para a longo prazo teres algum retorno (sendo ainda um risco se na realidade algum dia obterás esse dito retorno).... ou então, por meia dúzia de patacos, vais apenas conseguir comprar um "Fiat 127" dos tempos modernos, e que ao longo do correr do tempo, apenas te dará despesas, e nenhuma rentabilidade terás com ele.