26-11-2014 às 21:44
Saphyr
26-11-2014 às 22:44
E eu que pensava que sabia o que isto era, vi os vídeos e fiquei todo baralhado
E eu que tinha a sensação que a contra brecarem se mantinha durante a curva toda...
E eu que tinha a sensação que a contra brecarem se mantinha durante a curva toda...
26-11-2014 às 22:48
(26-11-2014 às 21:00)OFFICER Escreveu: [ -> ]Só digo uma coisa, quando o Caroço registar-se neste fórum e vir este tópico, vai dar molho
O caroço ainda não se registou.... esse herege... ele que se venha cá registar sob pena de eu lhe rogar uma praga algarvia e a b4dele passar a cheirar a morcelas do Fundão...
27-11-2014 às 12:46
(26-11-2014 às 22:44)Saphyr Escreveu: [ -> ]E eu que pensava que sabia o que isto era, vi os vídeos e fiquei todo baralhado
E eu que tinha a sensação que a contra brecarem se mantinha durante a curva toda...
Melhor do que veres nos vídeos é experimentares.

Manténs a contra-brecagem até atingires o rumo que pretendes, tal e qual como na brecagem "normal"

Aliás para mim a grande diferença entre a contra-brecagem e a brecagem "normal" é mesmo a facilidade em "corrigir" o rumo, na curva, quando tal é necessário. A primeira é muito mais eficiente quando circulas a velocidades mais elevadas. Ao passo que a velocidades mais comedidas o velho "joelho-para-fora" e deslizar o rabo, q.b., para dentro da curva dão mais jeito. Pelo a mim que sou "n00b1e"

27-11-2014 às 16:44
(26-11-2014 às 22:44)Saphyr Escreveu: [ -> ]E eu que pensava que sabia o que isto era, vi os vídeos e fiquei todo baralhado
O video postado pelo "quatropiscas" prova a existência da coisa, mas não explica exactamente como funciona.
(26-11-2014 às 22:44)Saphyr Escreveu: [ -> ]E eu que tinha a sensação que a contra brecarem se mantinha durante a curva toda...
E mantém!
O guiador não é ON/OFF!
Logo, a contrabrecagem é aplicada no guiador/avanços progressivamente de acordo com a trajectória pretendida.
(ver o quadro "the perfect corner" postado lá atrás)
(27-11-2014 às 12:46)n00b1e Escreveu: [ -> ]Manténs a contra-brecagem até atingires o rumo que pretendes, tal e qual como na brecagem "normal"
A partir de uma certa velocidade pura e simplesmente deixas de ter brecagem "normal"!
Porque ao virares o guiador para o lado vais estar precisamente a fazer "countersteering" para ir para o outro!
Isto não é facil explicar.
Uma moto parada, tomba para o lado.
Pois o que a mantém direita é o efeito giroscópico produzido pela rotação da roda.
Mas... se houver rotação e a roda não estiver direita?
Gera-se uma força à mesma. Semelhante a um efeito alavanca... que é nada mais nada menos que o que faz virar a moto.
![[Imagem: bik3.gif]](http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbasees/images/bik3.gif)
Esta resultante de forças aumenta quanto maior a inclinação e mais baixo o centro gravitico.
Isto acontece sempre!
Mesmo quem nunca ouviu falar de "countersteering" acaba por o fazer.
A diferença é que o faz não com o guiador/avanços, mas com o corpo inclinando a moto com o corpo! No "countersteering" provoca-se esta inclinação contrariando o guiador ou avanços.
Mas...
Em velocidades baixas NÃO HÁ "countersteering"!
O efeito giroscópico não produz binário/força suficiente para que isto funcione!
E é neste contexto que a moto vira com a brecagem "normal", o que implica normalmente compensar a inclinação com o peso do corpo. (Counterweight steering)
![[Imagem: counterweight_combo.png]](http://www.motorcycletraining.com/wordpress/wp-content/uploads/2013/02/counterweight_combo.png)
(27-11-2014 às 12:46)n00b1e Escreveu: [ -> ]...o velho "joelho-para-fora" e deslizar o rabo, q.b., para dentro da curva dão mais jeito.
...o joelho dá jeito sobretudo para o estilo!

27-11-2014 às 19:59
(27-11-2014 às 16:44)dfelix Escreveu: [ -> ]...o joelho dá jeito sobretudo para o estilo!
Ou não!...



Saphyr
27-11-2014 às 21:45
Pois as minhas confusões vão mais longe ainda com aqueles dois vídeos: com que então temos uma right hand rule of thumb para o vector que a roda produz ao girar, o que quer dizer que a toda ao girar produz energia para a esquera da rotação (como se vê no vídeo da roda pendurada). Então a minha mota não cai para a esquerda porque?
Note-se que eu sei o que é e uso conscientemente a contra-brecagem. Incomoda-me solenemente é o facto de não compreender aquilo que estou a fazer e que verifico que resulta.
Note-se que eu sei o que é e uso conscientemente a contra-brecagem. Incomoda-me solenemente é o facto de não compreender aquilo que estou a fazer e que verifico que resulta.
Rod
27-11-2014 às 21:55
É óbvio qie tens uma B400, porque é que achas que tens o bocal do depósito descentrado? Precisamente para ela não descair para a esquerda
Fora de brincadeiras, não descai porque a força impulsionadora é superior????
Fora de brincadeiras, não descai porque a força impulsionadora é superior????
28-11-2014 às 00:55
![[Imagem: peter.jpg]](http://sang-froidridingclub.com/wp-content/uploads/2011/11/peter.jpg)
28-11-2014 às 12:52
(27-11-2014 às 21:45)Saphyr Escreveu: [ -> ]...com que então temos uma right hand rule of thumb para o vector que a roda produz ao girar, o que quer dizer que a toda ao girar produz energia para a esquera da rotação (como se vê no vídeo da roda pendurada). Então a minha mota não cai para a esquerda porque?
Aquilo não é uma Força linear... é uma espécie de "resultante" do momento angular.
(27-11-2014 às 21:45)Saphyr Escreveu: [ -> ]Incomoda-me solenemente é o facto de não compreender aquilo que estou a fazer e que verifico que resulta.
O efeito giroscópio é apenas um dos fenómenos que permite manter a moto em equilibrio. Requer velocidade.
Para virar é necessário jogar com o ângulo e o centro de gravidade. (ver esquema do "lever arm" e "turning torque" da imagem que coloque atrás)
Podemos usar o corpo para deslocar o centro de gravidade... e naturalmente o conjunto encontrará o equilibrio.
Ou podemos mudar o ângulo e assim obrigar a deslocar o centro de massa.
Este último é mais estável, e como o ângulo se consegue aplicando no guiador uma força no sentido contrário... deram-lhe este nome.