A homologação de que se fala é a certificação ECE, que refere que o capacete cumpre os requisitos
indispensáveis e exigíveis ao seu uso, dentro do espaço europeu. Na etiqueta o "E" seguido de um número, refere assim a conformidade com a normativa europeia e o número é o código do país (europeu) aonde essa homologação foi obtida.
Antes dos testes Sharp, a maioria dos fabricantes com modelos homologados já testavam com periodicidade os seus produtos, no que concerne a testes de impacto e resistência. Mas estes testes obviamente que não são divulgados e servem especialmente para os mesmos fabricantes ajustarem os controlos produtivos e qualitativos dos seus artigos.
Os testes Sharp acabam assim por ser praticamente os únicos testes de carácter isento, para capacetes moto, e foram fomentados pelo Dep. de Transportes do Reino Unido, com vista a ter-se na medida do possível, uma listagem publica sobre testes de impacto em capacetes moto. Mas apesar de isentos, pecam por serem subjectivos e parciais.
No entanto, e podendo ser uma base informativa e aonde se podem tirar referências, os testes Sharp valem o que valem.
Desde já, porque os testes são feitos em ambiente controlado e todos da mesma forma (e percebe-se que assim seja, para que haja uma uniformidade de procedimento com vista à obtenção dos resultados). Mas se existe algo em que nada é controlável e o resultado final é completamente arbitrário e incerto, essa coisa chama-se de acidente. Ou seja, não é forçoso que um capacete de 5 estrelas sharp, proteja melhor que um de 4 estrelas ou até um de 3 estrelas, porque o desfecho final de um impacto num acidente é completamente diferente desse ambiente controlado dos testes Sharp, e resultado de tantas outras variáveis, que não só um teste de colisão laboratorial. Para mim, como disse, o resultado dos testes Sharp servirá apenas como referência, entre tantos outros aspectos a ter em conta, mas jamais será decisivo na compra de um capacete.
(07-06-2016 às 21:52)nelsonajm Escreveu: [ -> ]Eu gostava de ter um capacete integral que pesasse 900gr....
Se não estou em erro, o peso do Uvex Carbon (aquele que o J.P. teve) andava por essa ordem... 950 gr., se não me engano!
Eu na altura comprei um Uvex Hero (acho que era este o nome?) e também era levíssimo (penso que na casa das 1250 grs.). Pena o revestimento aborrachado exterior ser uma bela bosta e ter começado a empolar ao final de 2 ou 3 anos.
(07-06-2016 às 21:53)Basike Escreveu: [ -> ]CMS = Cais morres sempre
Neste momento, consegues CMS ao nível dos Nexx, incluindo modelos full carbon.
O estigmatizar as coisas é lixado.... especialmente quando devaríamos defender mais aquilo que é nosso.... ou pelo menos não menosprezar de ânimo leve e superficial.
Se interessar saber, CMS quer dizer
Capacetes
Mário
Santiago.... ou seja, nome do seu fundador, e é pena que sejam mais reconhecidos lá fora, que aqui dentro de portas.