Chateia-me.... com certeza que me chateia!

Mivla, essa parece-me ser uma opinião ou análise de um jurista do ACP, o que não quer dizer que na prática seja vinculativa à lei.

O CE refere que o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem, apenas quando as condições de tráfego assim o condicionem (caso dos congestionamentos) .

Para quem ainda assim, ache que passar pela via mais à direita (excepto numa situação de trânsito intenso) não é uma ultrapassagem pela direita, aqui fica uma das fichas do IMT retirada dos manuais ilustrados de condução, especialmente no que concerne a ultrapassagem em AE... Vejam na página 5:

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/...ssagem.pdf

«Não  é  considerado  ultrapassagem,  em  vias  de  circulação  com  duas  ou  mais  vias  de trânsito  no  mesmo  sentido,  o  facto  dum  veículo  circular  numa  via  de  trânsito  mais rapidamente  do que  os veículos  que  circulam  noutra dentro  das  localidades  ou  quando, devido à intensidade da circulação, o trânsito ocupa toda a largura da faixa de rodagem e o mesmo se processa em fila, ou seja, quando a marcha de um veículo está dependente da marcha dos veículos que o precedem.
Em  autoestrada  ou  numa  via  de  circulação  fora  das  localidades,  em  que  haja  duas  ou mais vias de trânsito no mesmo sentido, circular mais rapidamente na via de trânsito da
direita  é  considerada  ultrapassagem e, por conseguinte, proibida
, exceto  se  o  trânsito ocupar toda a largura da faixa de rodagem e a marcha do veículo esteja dependente da marcha dos veículos que o precedem. »


Tudo o resto, são opiniões pessoais e simples entretenimento... que valem o que valem!

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder

A isso se chama interpretação da lei, alegadamente , tu vais a uma velocidade correta e na faixa correta de acordo com a lei, já o outro veiculo(o que vai pela via da esquerda) não.
Responder

Vai ao advogado, arranja um motivo para impugnar, impugna e, se em 6 meses não tiveres resposta, prescreve.
Boa sorte com isso

Suzuki SV1000S '04  cool
Responder

A questão é que essa dita interpretação mais pessoal da lei, pode também ser extensível ao "agente de autoridade".... para o bem e para o mal.

Daí que é injusto, quem vai a infringir, ser sancionado com 60 euros de coima... e tu que até vais a cumprir, mas acabas por passar esse infractor pela direita, acabas por alegadamente fazer uma infracção também, que te sanciona com 250 euros e dois mesitos sem carta.

Claro que num caso real, podes sempre pedir impugnação do auto de contra-ordenação.... mas essa impugnação irá carecer de sustentação de prova.... porque afinal, o dito infractor que ia a circular na via do meio, quanto muito foi autuado com os 60 euros e a coisa ficou por aí... e tu acabas por não ter prova real nem tese legal para sustentar porque o passaste pela direita, se não for em situações de tráfego intenso (coisa que numa impugnação também se torna complicado provar).

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder

Infelizmente tens razão, será sempre a interpretação que o agente fizer que determinará a sentença ...
Responder

Atenção que já conheci alguns graduados da GNR-(ex)BT, já coloquei esta questão e todos foram unânimes de que se eu seguir pela via da direita e passar por um pacóvio condutor que vai a passear na esquerda/meio, excetuando aquelas situações que lá constam (trânsito compacto, etc.) é uma ultrapassagem e infração. Neste caso, estarão ambos em contraordenação muito grave, mas como o Carlos referiu, o que faz a ultrapassagem paga 250€ e o pacóvio condutor paga 60€.
Responder

Chateia-me um gajo ser constantemente vitima de "quase homicídio por negligência"... hoje estou especialmente chateado porque foram 3 vezes.

De manhã, a ir para a faculdade nas calmas pela estrada do costume, ia atrás de um velhote num Peugeot 307. O homem não ia irritantemente devagar ao ponto de me levar a fazer uma ultrapassagem menos legal, por isso deixei-me ir nas calmas atrás dele.
A estrada é estreita mas passam dois carros na boa, até dois pesados com jeitinho. Mas aquele alma de Deus sempre que via um carro em sentido contrario numa curva abrandava bastante.
Até que, numa curva mais apertada, ao ver 3 carros de frente resolve travar a fundo e até parou. Eu, que ja vinha com olho no gajo, parei sem problemas, o mais encostado possível à direita. Ainda não tinha parado completamente e só oiço travões a chiar e barulho de derrapagem.
Basicamente ainda me desviei mais um pouco e parei ja com o pé na berma, fora de alcatrão. O carro de trás parou mais ou menos com a frente na direcção do meu joelho esquerdo... por pouco que não levava uma valente entaladela  confused
Tudo por culpa de um velhote (não entrando em desrespeito à idade nem a ninguém) já não devia ter carta. O gajo (ou gaja) de trás, à excepção de vir um pouco rápido, também não tinha culpa nenhuma se me passasse a ferro.

Fora isso, hoje aconteceu mais duas das habituais: uma gaja a falar ao telemóvel, atravessou-se-me a frente num cruzamento; uma senhora saiu do estacionamento à campeã sem deitar olho a quem vem, usar os espelhos e/ou fazer pisca.
Se um gajo não tem muito cuidado e atenção, podia ter ido cumprimentar a chapa em qualquer das situações.

Blog com fotos de passeios de mota em: http://naosougajodefazerblogs.blogspot.pt/
Cumprimentos "V"!
--Cláudio A. B. Silva--
Responder

Ora aí está o belo exemplo de que andar devagar pode prejudicar gravemente os outros utentes da via....

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder

Cabs...

se como dizes já tinhas visto que o gajo fazer merda era uma questão de tempo, o problema foi não teres saído do meio dessa situação mais cedo.
Vale mais ficar a ver o gajo pelo retrovisor do que fazer de hambúrguer entre dois carros.

Estou contigo e partilho as tuas dores. Também ando no meio da "selvajaria" diariamente. Infelizmente temos de ter mais olhos na estrada do que os outros, e adivinhar o vão fazer, o que nem sempre é fácil...
Responder

Sem dúvida, quando vejo gente assim que só faz merda não descanso enquanto o passo. Um cabrão ontem também se lembrou de mudar de faixa (da esquerda para a direita) já muito em cima de mim e eu a vê-lo, mal entra na minha faixa o semáforo fica amarelo e para ali logo... Não tivesse a mota bons travões e lá me enfiava na traseira do A4... Deve ter ouvido o "filho da p***" de tão alto que o disse disse pois o pendura olhou para trás... Enfim, na estrada é uma constante... E andar em no meio do trânsito é sempre estas porcarias. Já sabemos, mas não livra de um gajo mesmo atento apanhar sustos...

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)