26-01-2018 às 12:28
Se pensarmos que há umas décadas atrás as 900 faziam furor por serem mais leves que as 1.100 e mais eficazes e fáceis de pilotar, é fácil imaginar o transpor dessa realidade para os dias de hoje, sobretudo quando vemos uma evolução de mercado nesse sentido, com o diversificação de estilos que têm por base os mesmos motores e ciclísticas semelhantes mas adaptadas à sua utilização. ( FZ, MT, XSR, Tracer... Ténéré )
Embora seja apenas uma proposta da SSB – Super Street Bike, a ideia teria tudo para poder tornar-se num desenvolvimento da própria marca, pois se considerarmos que a cilindrada 600 está cada vez mais desfalcada de modelos das várias marcas, com apenas a Yamaha a renovar e a manter a sua R6, faz todo o sentido pensar que o salto para R9 possa vir a ser uma realidade, sobretudo considerando as características e o potencial do tricilíndrico da Yamaha MT-09.
![[Imagem: yamaha-r9-04.jpg]](https://www.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2018/01/yamaha-r9-04.jpg)
Se pensarmos que há umas décadas atrás as 900 faziam furor por serem mais leves que as 1.100 e mais eficazes e fáceis de pilotar, é fácil imaginar o transpor dessa realidade para os dias de hoje, sobretudo quando vemos uma evolução de mercado nesse sentido, com o diversificação de estilos que têm por base os mesmos motores e ciclísticas semelhantes mas adaptadas à sua utilização. ( FZ, MT, XSR, Tracer… Ténéré )
![[Imagem: yamaha-mt-09-faster-son-ago-by-obiboi-d91d4kj.jpg]](https://www.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2018/01/yamaha-mt-09-faster-son-ago-by-obiboi-d91d4kj.jpg)
O tricilíndrico 900 da Yamaha tem também vantagens em relação ao motor de 4 cilindros da R6 pois permite rodar em regimes mais baixos, onde o binário está mais disponível, tornando a sua utilização no dia a dia mais agradável.
![[Imagem: a-baja-adventure-version-of-the-yamaha-m...9118-1.jpg]](https://www.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2018/01/a-baja-adventure-version-of-the-yamaha-mt-09-is-what-we-need-99118-1.jpg)
Basta analisarmos comparativamente as características de ambos motores para concluirmos que faz todo o sentido pensar numa futura R9. O motor da R6 tem 118CV às 14.500 rpm enquanto que o da MT-09 declara actualmente 115CV às 10.000rpm. Em matéria de binário a R6 tem de catálogo 61,7 Nm às 10.500 enquanto que a MT-09 debita 87,5 Nm às 8.500 rpm. Quanto a peso a MT-09 tem apenas mais 3 Kg que a R6.
![[Imagem: e52becb121c04b300937abfdbb632ee6.jpg]](https://www.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2018/01/e52becb121c04b300937abfdbb632ee6.jpg)
Com estas características é fácil pensar que o motor da MT-09 , actualmente já uma referência em termos de desempenho e potência, poderá facilmente atingir os 120CV e ser uma alternativa de facto à actual R6 e com uma curva de potência muita mais linear e disponível desde baixas rotações.
![[Imagem: f4602d9608a9b8870e6402d9e8057323.jpg]](https://www.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2018/01/f4602d9608a9b8870e6402d9e8057323.jpg)
A proposta da SSB é deveras atractiva e não é inédita pois outros no passado já usaram também a MT-07 para desenvolver interessantíssimas versões de pista, como atestam as imagens de belíssimas preparações de “R7s”.
Iremos assistir a esta evolução ? Queremos acreditar que sim.
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