15-03-2017 às 17:54
O primeiro coupé de luxo da Volvo faz 40 anos. O icónico 262C tinha motor francês e era fabricado em Itália.
![[Imagem: SJJm9Cs.jpg]](http://i.imgur.com/SJJm9Cs.jpg)
Há 40 anos, a Volvo lançou no mercado o seu primeiro coupé de luxo, o Volvo 262 Coupé, um modelo que se caracterizava pelos pilares A bastante inclinados e pelo seu teto, rebaixado em 60 milímetros.
Com um interior onde dominavam o couro e a madeira, o 262C tomaria o lugar do 1800ES, descontinuado em 1973, como o desportivo topo de gama da marca sueca. Utilizando a carroçaria do Volvo 164, a italiana Bertone seria a responsável pelas alterações de onde resultaria o 262C.
O motor original do 262C foi inicialmente um V6 de 2,7 litros e 141 cv, desenvolvido em conjunto com a Peugeot e a Renault e produzido em Douvrin, na França, através da empresa Société Franco-Suédoise de Moteurs-PRV. Como este produto de nicho, que seria produzido em pequenas quantidades, não tinha espaço na fábrica da Volvo em Gotemburgo, a a montagem final haveria de ter lugar em Itália, na Italian Carozzeria Bertone, que também fabricou o 264TE limo.
![[Imagem: YjSnwyv.jpg]](http://i.imgur.com/YjSnwyv.jpg)
Os kits eram enviados para Turim, onde as carroçarias eram depois montadas e pintadas, sendo depois colocado um pequeno logo na parte inferior do para-brisas que comprovava a sua produção em Bertone.
Em 1979 deu-se a primeira renovação. Novos esquemas de cores, nova traseira e novos grupos óticos. Em 1980, foram descontinuadas as cores preta e azul metalizada e prata com teto em vinil. Nos EUA, o modelo foi comercializado, a partir desse ano, com o nome Volvo Coupé.
1981, último ano de comercialização do modelo, marcaria a chegada da sua versão mais emblemática, com um novo conjunto de faróis, para-choques mais finos e novas combinações de cores, onde se incluíram dois novos tons dourados. O motor passou a disponibilizar mais 14 cv e o objetivo de produção de 800 unidades foi largamente ultrapassado. Com volumes de produção sempre duas vezes superiores ao inicialmente previsto, quando as últimas unidades foram vendidas, em 1981, já eram consideradas modelos de colecionador. No total, entre 1977 e 1981, foram produzidas 6622.
Seria em 1985 que a Volvo haveria de apresentar o sucessor do 262C, o Volvo 780. A colaboração com a Bertone continuou, mas o 780 seria totalmente desenhado e construído em Itália.
![[Imagem: I2OINdd.jpg]](http://i.imgur.com/I2OINdd.jpg)
Fonte.
![[Imagem: SJJm9Cs.jpg]](http://i.imgur.com/SJJm9Cs.jpg)
Há 40 anos, a Volvo lançou no mercado o seu primeiro coupé de luxo, o Volvo 262 Coupé, um modelo que se caracterizava pelos pilares A bastante inclinados e pelo seu teto, rebaixado em 60 milímetros.
Com um interior onde dominavam o couro e a madeira, o 262C tomaria o lugar do 1800ES, descontinuado em 1973, como o desportivo topo de gama da marca sueca. Utilizando a carroçaria do Volvo 164, a italiana Bertone seria a responsável pelas alterações de onde resultaria o 262C.
O motor original do 262C foi inicialmente um V6 de 2,7 litros e 141 cv, desenvolvido em conjunto com a Peugeot e a Renault e produzido em Douvrin, na França, através da empresa Société Franco-Suédoise de Moteurs-PRV. Como este produto de nicho, que seria produzido em pequenas quantidades, não tinha espaço na fábrica da Volvo em Gotemburgo, a a montagem final haveria de ter lugar em Itália, na Italian Carozzeria Bertone, que também fabricou o 264TE limo.
![[Imagem: YjSnwyv.jpg]](http://i.imgur.com/YjSnwyv.jpg)
Os kits eram enviados para Turim, onde as carroçarias eram depois montadas e pintadas, sendo depois colocado um pequeno logo na parte inferior do para-brisas que comprovava a sua produção em Bertone.
Em 1979 deu-se a primeira renovação. Novos esquemas de cores, nova traseira e novos grupos óticos. Em 1980, foram descontinuadas as cores preta e azul metalizada e prata com teto em vinil. Nos EUA, o modelo foi comercializado, a partir desse ano, com o nome Volvo Coupé.
1981, último ano de comercialização do modelo, marcaria a chegada da sua versão mais emblemática, com um novo conjunto de faróis, para-choques mais finos e novas combinações de cores, onde se incluíram dois novos tons dourados. O motor passou a disponibilizar mais 14 cv e o objetivo de produção de 800 unidades foi largamente ultrapassado. Com volumes de produção sempre duas vezes superiores ao inicialmente previsto, quando as últimas unidades foram vendidas, em 1981, já eram consideradas modelos de colecionador. No total, entre 1977 e 1981, foram produzidas 6622.
Seria em 1985 que a Volvo haveria de apresentar o sucessor do 262C, o Volvo 780. A colaboração com a Bertone continuou, mas o 780 seria totalmente desenhado e construído em Itália.
![[Imagem: I2OINdd.jpg]](http://i.imgur.com/I2OINdd.jpg)
Fonte.
![[Imagem: SM4eYt9.png]](https://i.imgur.com/SM4eYt9.png)