Validade dos pneus...
#1

Qual a vossa opinião sobre este assunto...

Nos pneus ainda não acontece... mas não deve demorar muito... as correias de transmissões, óleos, sinoblocos...etc... já vêm em muitos casos com data máxima para a sua instalação... será que no caso dos pneus deveria ser a mesma cois... acham que deveria haver regulamentação sobre este assunto.

É habitual quando vamos comprar pneus, muitas das vezes os pneus já terem 2 ou 3 anos em armazém... o que me deixa algo intrigado... o sector diz que os pneus não perdem performance por estarem armazenados tanto tempo... mas a verdade é que são feitos de derivados do petróleo... e o material vai-se degradanto com o passar dos anos...

Mandem a vossa posta de pescada sobre o assunto...

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#2

É tão verdade, que os vendedores de pneus põem preços mais baixos (alguns) nos pneus com mais de dois anos.

Se mandar vir da net os sites mencionam a data de fabrico, quando excedem um ano.
Responder
#3

Mas os pneus já têm validade, inclusivamente vêm com a data de fabrico do mesmo para que possas comprovar. Salvo erro, são 5 anos, mesmo que tenham piso ainda, aconselham a sua troca.

Citar:Estas recomendações aplicam-se aos pneus de turismo, 4×4 e comerciais
No máximo, depois de 5 anos de utilização, os pneus deverão ser inspeccionados por um especialista, pelo menos uma vez por ano (5 anos = tempo decorrido a partir da data de primeira utilização. Esta inspecção não deve em nenhum caso substituir as verificações periódicas de manutenção como: a vigilância da pressão de enchimento e do estado geral do pneu (nível de desgaste e deformações).
Por precaução, se os pneus não forem substituidos dentro de um prazo de 10 anos a partir da sua data de fabrico (data anotada no flanco), recomenda-se a sua substituição por outros novos, ainda que o nível de desgaste não tenha alcançado o limite legal permitido de 1,6mm.
Responder
#4

Eu troquei no ano passado os pneus da CB, não por estarem gastos, mas sim por já se encontrarem bastante velhos, ainda eram os que a mota montava quando saiu da fábrica...quando vi a data de fabrico até fiquei... wtf

Tal como os pneus do carro, que se aconselha a mudar a cada 5~6 anos,tb se deve mudar os da mota, porque, sendo feitos de borracha, vão perdendo características com o passar dos anos, mesmo que andem pouco e a mota não esteja exposta aos elementos...não se esqueçam, meus amigos aquela borracha que tem o diâmetro de um cartão multibanco, é o nosso único contacto com o solo e é tão importante de ter em bom estado, como o capacete que usamos todos os dias...o capacete está lá para quando cairmos, não partimos a cabeça, os pneus estão lá para que o capacete não faça essa função tão cedo.

[Imagem: 7STkQ4B.jpg]
Responder
#5

Mais um pertinente tópico de discussão! thumbsup

Um pneu é um objecto de desgaste fabricado com compostos perecíveis pelo uso/tempo. Por isso é normal que tenha uma data de caducidade.

Essa história de que eles não se degradam em armazém pode ser discutível, pois dependerá de vários factores, como é evidente. Nem todos os pneus são armazenados da mesma forma e com as mesmas condições, por mais "tratamentos" que eles tragam de fábrica, para prevenir o seu envelhecimento / endurecimento / degradação.

Quando compro pneus, é assim das coisas com que primeiro me preocupo, é a inscrição com a data de fabrico.

Já no capítulo do uso, é diferente. A lei, como sabemos, impõe apenas restrições no campo da profundidade dos rastos. No entanto já há muito que se fala em impôr legalmente uma lei de validade para o uso dos pneus. O que no fundo acaba por ser algo incongruente e ambíguo, pois tal como um capacete, a vida útil de um pneu depende essencialmente da forma como é usado e mantido. Quantos não circulam por aí com pneus, ainda que com rastos dentro de medidas legais, velhos, endurecidos, deformados pelo uso o deficiente manutenção (pressão)? E a data conta a partir de quando? da data de fabrico indicada no pneu? Da data da montagem?

Quantificar quando um pneu deixa de estar apto (ou caducado) para a sua função, paralelamente à questão da profundidade do seu rasto, é assim completamente ambíguo.

A maioria dos condutores esquece-se que os pneumáticos acabam por ser orgãos tão importantes na segurança da condução, como sejam os travões ou a suspensão, e não ligam, nem às datas (muitos nem sabem que um pneu tem uma data de fabrico indicada), nem sequer depois, ao estado dos mesmos. Mudar? Só mesmo nas últimas, quando chumbam na IPO.

O que vale é que num pneu de moto, na maioria das motos, tenha muito ou pouco tempo decorrido do seu fabrico, após a montagem, ele desaparece em pouco tempo! lol

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#6

O curioso é mesmo isso... não existe legislação que proíba a venda de pneus com mais de por exemplo 2 anos de fabrico( mandei ao calhas o número...) outra curiosidade... como é a garantia dos pneus? por lei os pneus têm dois anos de garantia... imaginem que compram pneus novos, e por um acaso, nunca chegam a monta-los na moto... quem os vendeu, dirá certamente que nos dois anos decorridos os pneus perderam propriedades e como tal não têm garantia...mas se tiverem no armazém... isso já não é bem assim... penso que realmente deveria haver legislação sobre o prazo máximo de tempo na venda de pneus... por exemplo proíbição de venda de pneus com mais de 6 meses de fabrico...

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#7

As leis da validade dos pneus é daquelas leis estúpidas (mais uma) que têm de existir.

Há por ai muito pessoal que anda com os pneus( e não só) até os azares acontecerem, até que ponto será preciso uma lei que substitua o bom senso?

Eu posso usar pneus com 6 anos em melhor estado do que pneus com 2 anos, não só depende de factores externos como do próprio material, neste caso a borracha. Não sou entendido na matéria dos pneus mas é perceptível o estado de um pneu olhando para ele.
Responder
#8

No meu caso nunca foi um problema pois gastei-os com relativa brevidade. lol No carro compro sempre pneus mais macios e com maior aderência. Na mota como ando ainda uns tantos quilómetros por ano duram pouco mais de um ano, não sendo um problema. Eu penso que li em algum lado que não aconselham comprar pneus novos fabricados à mais de 2 anos.

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder
#9

Se tivessem uma Dorothy em casa não havia necessidade de abrir este tópico

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#10

Sim, os pneus degradam-se com o tempo.
É perfeitamente natural que veículos parados durante ANOS fiquem com os mesmos ressequidos, com fissuras ou mesmo deformados caso fiquem fiquem muito tempo na mesma posição com baixa pressão.

Mas não é preciso ser muito experiente para perceber quando um pneu está visualmente degradado.
Tal como não é preciso ser muito experiente para sentir que um pneu passou a ter um comportamento estranho, pois traduz-se de imediato na confiança que transmite.

O conceito de que existe um "prazo de validade" é muito relativo.
Acho que a avaliação dos mesmos passa sobretudo pela observação do estado e comportamento.
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)