Uma coleção de DT50
#1

"Ciclomotores e Motociclos que marcaram uma geração – Yamaha DT 50

Por mera opção pessoal, será centrada em veículos das décadas de 70, 80 e 90, por serem exatamente aquelas que me fascinaram e representam, de certa forma, uma época de ouro para as motos em Portugal, independentemente da cilindrada, preço, potência…

Tentarei ser rigoroso, na medida do possível, e as falhas e imprecisões, que certamente vão existir, são da minha responsabilidade e peço antecipadamente desculpa por elas. Espero que compreendam também que será uma escrita mais apaixonada, não isenta e sem demasiados detalhes técnicos, mas as motos causam isso! Além disso, assumo que nem sempre consegui fotos da minha autoria no material publicado e tive que me socorrer da Internet.

Não é minha intenção, nem de perto nem de longe, ser um levantamento minimamente exaustivo. Só as 50 cc seriam às dezenas! É apenas a minha visão. Dito de outra forma, provavelmente, cada um dos nossos leitores/as faria uma lista diferente e ainda bem!
Um especial agradecimento à OldTimer Studio Lisboa por ter autorizado a utilização das suas fotos. Mostram bem o carinho, a paixão e a qualidade técnica do que se faz por esse país em matéria de restauros."

in motor24

[Imagem: DT_varias-721x420.jpg]

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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#2

A DT50 (nas suas diferentes variantes) foi por excelência, a mota de iniciação dos primórdios de 90's até à entrada do novo século. Muitos de nós, a primeira vez que sentaram o rabo e andaram em cima de algo com duas rodas e motor, foi precisamente numa DT50 ou congénere, de um amigo, de um primo ou do irmão.
Nunca tive nenhuma DT... mas conduzi algumas, por várias vezes (tanto que até tive na altura uma namorada que tinha uma LC branca e rosa, ainda de tambor a ambas as rodas), exactamente como esta:

[Imagem: ZHlJY2F.jpg]

A evolução para a irmã maior 125 era natural. Tanto que quer a pequena 50, como a 125, foram os modelos que lideraram e ganharam as tabelas de vendas anuais de ciclomotores e motociclos em PT por vários anos consecutivos, respectivamente.

No mesmo estilo, haviam outras rivais da pequena DT... a CRM da Honda ou a TS da Suzuki, também com as respectivas variantes de 125cc (e que até eram um pouco mais completas e refinadas, mas também mais caras). Mas nunca nenhuma conseguiu destronar a DT no seu estatuto de rainha das "beginners bikes".

Hoje quem as tem em bom estado, tem quase pequenos P.P.R.'s, olhando ao valor que pedem por elas no mercado de usados.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#3

Sim, as famosas DT/s...

Anos 80 cheguei a andar com umas destas, 50 e 125cc eram refrigeradas a ar... cool

[Imagem: B8LSO47.jpg]
[Imagem: GlangdJ.jpg]
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#4

Na altura em que as 50cc andavam como deve ser. Qualquer uma dessas anda igual ao mais que a minha 125cc. Tb tive uma crm. Andava bem sim mas tambem consumia como uma mota grande!lol
Bons e velhos tempos em que ter uma mota a 2 tempos era o pão do dia.
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#5

achei interessante a coleção e restauros, sei que o mercado atual é doido por dt50, peças originais raras valem ouro, e motas restauradas também.
é uma mota que marcou pelo menos 2 gerações, tal foi a longevidade e abrangência da mesma, o mais engraçado é que a nostalgia a elevou a um patamar exagerado, em que qualquer pessoa que teve uma afirma a pés juntos "a minha dava 150 a subir com pendura", o ano passado andei numa e é um cagalhão , travagem ciclistica motor, tudo é pessimo troll no entanto foi a minha segunda mota a seguir a um aspirador target 50, e a memoria que tenho na minha cabeça é que era um grande canhão.

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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#6

(07-04-2022 às 11:27)Nfilipe Escreveu:  Na altura em que as 50cc andavam como deve ser. Qualquer uma dessas anda igual ao mais que a minha 125cc.

Bons e velhos tempos em que ter uma mota a 2 tempos era o pão do dia.

Bastava serem a 2 tempos.

Era aquilo que tínhamos de mais barato e disponível para começar. Com a vantagem de não precisarmos de carta e podíamos fazê-lo logo aos 16 anos. Bastava a licença camarária de ciclomotor, tirada num único dia e às "3 pancadas", por cerca de 1.500$00. Muitos nem lá iam, pois eram amigos ou conhecidos do funcionário camarário que fazia os "exames" e tinham logo aprovação imediata... e estávamos automaticamente prontos a andar na via pública, com ou sem experiência, em máquinas, que muitas delas passavam bem a centena de km/h.
Já havia 125cc a 4 tempos (SR, CM, GN, XV, CG, etc.). Mas eram desinteressantes, feias, lentas, mais caras e já obrigavam a ter carta. Qualquer 50cc a 2t, andava mais e sem as "condicionantes" que ter um motociclo já obrigava.... só não podia andar em AE ou passar a ponte 25 de Abril. bigsmile

[Imagem: QKmafvp.png]
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#7

(07-04-2022 às 11:52)Liquid_Fire Escreveu:  achei interessante a coleção e restauros, sei que o mercado atual é doido por dt50, peças originais raras valem ouro, e motas restauradas também.

Qualquer ciclomotor dos anos 70 a 90, neste momento tem procura e é vendável no mercado, mesmo por valores obscenos.
Não obstante da inflação, o caricato aqui é ver quanto custavam na altura, novas...e comparar quanto pedem por elas agora, (muitas das vezes, mesmo sem estarem restauradas). Ok que um restauro bem feito, é caro e minucioso... e peças para elas não são propriamente fáceis de encontrar (até porque como bem dizes, mesmo o mercado dessas peças está deveras sobrevalorizado).
Uma DT50 em 1992/93, recordo que custava um pouco abaixo de 400 contos (395 se não estou em erro), portanto o equivalente agora a sensivelmente 2 mil euros. NO OLX temos isto, agora:

https://www.olx.pt/carros-motos-e-barcos...a/q-dt-50/

Outro exemplo semelhante são as nacionais, especialmente se forem modelos icónicos, como certas Famel, Casal, Macal ou EFS (se soubesse o que sei hoje, não tinha despachado a minha "rara" XF25-S por tuta e meia wtf ).

(07-04-2022 às 11:52)Liquid_Fire Escreveu:  foi a minha segunda mota a seguir a um aspirador target 50

Mas se a DT50 era a "rainha" das motorizadas... a Target 50 seria a "imperatriz" dos aspiradores. bigsmile lol

[Imagem: QKmafvp.png]
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#8

https://m.olx.pt/d/anuncio/yamaha-dt-199...H3qHj.html

esta nem ta mt má, um pollini novo e siga engatar gaijas na secundária/liceu bigsmile

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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#9

(07-04-2022 às 13:01)Liquid_Fire Escreveu:  https://m.olx.pt/d/anuncio/yamaha-dt-199...H3qHj.html

esta nem ta mt má, um pollini novo e siga engatar gaijas na secundária/liceu bigsmile

Essa é a célebre "cabo da Roca" (pelo grafismo e "inscrição" que tem na mica e nas laterais). proud

Mais de 90 mil km??? what Já deve ir no 3º pistão! lol

[Imagem: QKmafvp.png]
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#10

(07-04-2022 às 13:08)carlos-kb Escreveu:  
(07-04-2022 às 13:01)Liquid_Fire Escreveu:  https://m.olx.pt/d/anuncio/yamaha-dt-199...H3qHj.html

esta nem ta mt má, um pollini novo e siga engatar gaijas na secundária/liceu bigsmile

Essa é a célebre "cabo da Roca" (pelo grafismo e "inscrição" que tem na mica e nas laterais). proud

Mais de 90 mil km??? what Já deve ir no 3º pistão! lol

Num motor dois tempos, mudar pistão e segmentos é coisas que até está prevista como "operação de manutenção"!

É muito mais provável que vá pelo quinto ou sexto pistão e é bem provável que já tenha renovado, pelo menos uma vez cada uma das peças móveis do motor!

Eu tive um PR6 da Minarelli que nos mais de 80000kms que fez levou pelo menos 4 pistões e segmentos, assim como dois rolamentos de agulhas na biela!

Um consumo "normal" próprio de um motor monocilindrico que chega para lá das 10000rpm e que está dependente de um sistema de lubrificação que tinha pouco de eficaz (comparativamente).

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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