Typhoon 50cc
#1
Boas,

tenho uma scooter Typhoon 50cc que está parada á uns valentes anos (não pega) e agora queria voltar a dar umas voltas com ela.

Como gosto de mecânica gostava de ser eu a fazer a devida manutenção para voltar a colocá-la a andar. E por isso preciso da vossa ajuda para saber quais os pontos com que me devo preocupar.

Para começar penso que será:

Bateria nova
Vela nova
Óleo novo

Que pontos mais tenho de rever para a colocar em funcionamento?

Obrigado
#2
(25-10-2018 às 12:07)tmiranda Escreveu: Boas,

tenho uma scooter Typhoon 50cc que está parada á uns valentes anos (não pega) e agora queria voltar a dar umas voltas com ela.

Como gosto de mecânica gostava de ser eu a fazer a devida manutenção para voltar a colocá-la a andar. E por isso preciso da vossa ajuda para saber quais os pontos com que me devo preocupar.

Para começar penso que será:

Bateria nova
Vela nova
Óleo novo

Que pontos mais tenho de rever para a colocar em funcionamento?

Obrigado

Faço copy paste do fórum motorguia...já que também perguntaste por lá:

além dos pontos referidos tens de observar o estado da transmissão...sendo por correia verificar o que mais se degradou nessa Gilera com a paragem.

Não preferes colocá-la num mecânico de confiança e depois quando ela estiver operacional seres tu a fazer a manutenção?...Só para não te sobrarem peças no "mexer".
Desconheço se a tua tem tambores de travão nas duas rodas ou disco à frente...se tivere travão de disco à frente...mudar o óleo de travões e avaliar o estado dos tubos de travão e se estiverem dilatados/ressequidos trocar por malha de aço...melhora-te drasticamente a capacidade/força de travagem.
Parada também implica que o combustivel parado ganhe impurezas...limpar carburador e deposito de combustível.

Porque com o que pensas meter ela até pode rodar logo...depois um dos outros componentes vai à vida e lá ficas tu a fazer contas de novo com ela parada....
#3
Já sabes o que há pra ser feito nessa mota. Mas acho que o mais seguro era levar a um mecânico.


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#4
Obrigado pelas dicas thumbsup
#5
Trocar o óleo num motor 2T e transmissão variavel!?
É pá, gostas de mecânica?
Mas pelo visto tens muito que aprender...
Boa sorte!
I just don't run with the crowd!

http://www.loneriderendlessroad.com
#6
(28-10-2018 às 14:54)LoneRider Escreveu: Trocar o óleo num motor 2T e transmissão variavel!?
É pá, gostas de mecânica?
Mas pelo visto tens muito que aprender...
Boa sorte!

Obrigado pela resposta... este motor não leva óleo? wtf

podes explicar-me como se procede?

Obrigado thumbsup
#7
Os motores 2T são lubrificados pela mesma mistura que entra dentro da câmara de combustão..
A mistura é composta por Ar Filtrado (comburente) Gasolina (carburante) e óleo específico para motores 2T (lubrificante).
Esta mistura é feita no carburador e circula pelo motor antes de serem queimados na câmara de combustão.

Para saber se o motor ainda é capaz de fazer o seu trabalho sem necessidade de ser aberto deves primeiro fazer um trabalho de limpeza e reanimação.

Deves limpar o carburador, o depósito de combustível, a bomba auto lube e correspondente depósito. Convém mudar filtro de ar e desalojar os ninhos de ratos.
No sistema eléctrico deves fazer uma inspecção visual para perceber até que ponto os ratos te comeram os cabos da instalação.
Substitui bateria e a vela.

Com tudo limpo e o sistema eléctrico operativo, podemos dar os primeiros passos na reanimação do motor.
Para começar eu retirava a correia do variador, e assim tinha a certeza de que não havia tracção à roda.
Depois montava a admissão e afinava a bomba do auto lube para uma mistura de lubrificante mais rica. Convém meter mais óleo na mistura para empapar os elementos mecânicos internos que não devem ser banhados com óleo à bué tempo.
Desmonta o colector do sistema de refrigeração por ar forçado, deixando a ventoinha à mostra. Retira a vela do cilindro e do cachimbo. O objectivo é que o motor rode sem compressão e sem o risco de apanhares uma descarga de até 20000 voltes no caso de te esqueceres da vela no cachimbo.
Com uma seringa ou a olhimetro, põe uma quantidade (muito pouca) de óleo lubrificante 2T dentro do cilindro.
Com a mão no ventilador do sistema de ar forçado tenta girar o motor. Se ele girar é bom sinal, mas convém girar o suficiente para que o óleo dentro do cilindro se entranhe nos segmentos e lubrifique a parede do cilindro.
Se o motor roda com algum à vontade, monta-lhe o cárter de admissão do sistema de refrigeração por ar forçado.
Roda a chave à mota, da ao motor de arranque por períodos curtos.
O objectivo é que a mistura entre dentro do motor e vá limpando e lubrificando as peças móveis do motor.
Se tudo isto se processa com normalidade, mete a vela no cachimbo e encosta a parte sextavada à cabeça do cilindro e dá ao arranque.
Se consegues ver a chispa a sair da vela em plena luz do dia e está é regular tens quase o caminho feito para a pôr a trabalhar.
Retira a vela do cachimbo e aperta-a no cilindro. Volta a pôr-lhe o cachimbo.

É hora de tentar pôr a velhinha Tiphoon a trabalhar.

Convém ter a bateria bem carregada, é necessário ter alguma paciência para a pôr a trabalhar pois pode estar enxarcada, mas deves ser perseverante e dar ao arranque por períodos curtos (não superiores a 30 seg) e sem acelerar.

Se ela arranca não te esqueças de afinar a carburação para que fique com o trabalhar mais regular possível.

Boa sorte!

P. S. :

Se o motor sem a vela não gira à mão terás que o abrir e reparar.
I just don't run with the crowd!

http://www.loneriderendlessroad.com
#8
Boas dicas!

Obrigado
#9
Isso é coisa para o nosso colega Johnny responder, mas cheira-me... que com óleo 2T e Etanol a coisa fique resolvida.

Se não funcionar, acendalha + fosforo + colina abaixo e é uma grande festa!
O HJJS já tem maquina fotografia preparada para o acontecimento!

Agora a sério… 
Boa sorte na recuperação dessa scooter, modelo que tantas alegrias deu a tanta gente na altura da escolinha secundaria...
Geralmente era tudo muito macho mas iam sempre dois tipos em cima das scooters...  lol
Isto está cheio de merceeiros, vou abrir uma padaria.
Grão a grão comemos feijão! ®

#10
(29-10-2018 às 12:05)tmiranda Escreveu:
(28-10-2018 às 14:54)LoneRider Escreveu: Trocar o óleo num motor 2T e transmissão variavel!?

Obrigado pela resposta... este motor não leva óleo? wtf

lol

Boa sorte!
Imagem
BMW F800R * ex-Kawasaki ZZR 1100 * ex-Honda Hornet 600 * ex-Honda CBF 125 * ex-Yamaha DT 50 LC (x2)
  




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