Boas,
tenho uma scooter Typhoon 50cc que está parada á uns valentes anos (não pega) e agora queria voltar a dar umas voltas com ela.
Como gosto de mecânica gostava de ser eu a fazer a devida manutenção para voltar a colocá-la a andar. E por isso preciso da vossa ajuda para saber quais os pontos com que me devo preocupar.
Para começar penso que será:
Bateria nova
Vela nova
Óleo novo
Que pontos mais tenho de rever para a colocar em funcionamento?
Obrigado
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(25-10-2018 às 12:07)tmiranda Escreveu: Boas,
tenho uma scooter Typhoon 50cc que está parada á uns valentes anos (não pega) e agora queria voltar a dar umas voltas com ela.
Como gosto de mecânica gostava de ser eu a fazer a devida manutenção para voltar a colocá-la a andar. E por isso preciso da vossa ajuda para saber quais os pontos com que me devo preocupar.
Para começar penso que será:
Bateria nova
Vela nova
Óleo novo
Que pontos mais tenho de rever para a colocar em funcionamento?
Obrigado
Faço copy paste do fórum motorguia...já que também perguntaste por lá:
além dos pontos referidos tens de observar o estado da transmissão...sendo por correia verificar o que mais se degradou nessa Gilera com a paragem.
Não preferes colocá-la num mecânico de confiança e depois quando ela estiver operacional seres tu a fazer a manutenção?...Só para não te sobrarem peças no "mexer".
Desconheço se a tua tem tambores de travão nas duas rodas ou disco à frente...se tivere travão de disco à frente...mudar o óleo de travões e avaliar o estado dos tubos de travão e se estiverem dilatados/ressequidos trocar por malha de aço...melhora-te drasticamente a capacidade/força de travagem.
Parada também implica que o combustivel parado ganhe impurezas...limpar carburador e deposito de combustível.
Porque com o que pensas meter ela até pode rodar logo...depois um dos outros componentes vai à vida e lá ficas tu a fazer contas de novo com ela parada....
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Já sabes o que há pra ser feito nessa mota. Mas acho que o mais seguro era levar a um mecânico.
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Trocar o óleo num motor 2T e transmissão variavel!?
É pá, gostas de mecânica?
Mas pelo visto tens muito que aprender...
Boa sorte!
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Os motores 2T são lubrificados pela mesma mistura que entra dentro da câmara de combustão..
A mistura é composta por Ar Filtrado (comburente) Gasolina (carburante) e óleo específico para motores 2T (lubrificante).
Esta mistura é feita no carburador e circula pelo motor antes de serem queimados na câmara de combustão.
Para saber se o motor ainda é capaz de fazer o seu trabalho sem necessidade de ser aberto deves primeiro fazer um trabalho de limpeza e reanimação.
Deves limpar o carburador, o depósito de combustível, a bomba auto lube e correspondente depósito. Convém mudar filtro de ar e desalojar os ninhos de ratos.
No sistema eléctrico deves fazer uma inspecção visual para perceber até que ponto os ratos te comeram os cabos da instalação.
Substitui bateria e a vela.
Com tudo limpo e o sistema eléctrico operativo, podemos dar os primeiros passos na reanimação do motor.
Para começar eu retirava a correia do variador, e assim tinha a certeza de que não havia tracção à roda.
Depois montava a admissão e afinava a bomba do auto lube para uma mistura de lubrificante mais rica. Convém meter mais óleo na mistura para empapar os elementos mecânicos internos que não devem ser banhados com óleo à bué tempo.
Desmonta o colector do sistema de refrigeração por ar forçado, deixando a ventoinha à mostra. Retira a vela do cilindro e do cachimbo. O objectivo é que o motor rode sem compressão e sem o risco de apanhares uma descarga de até 20000 voltes no caso de te esqueceres da vela no cachimbo.
Com uma seringa ou a olhimetro, põe uma quantidade (muito pouca) de óleo lubrificante 2T dentro do cilindro.
Com a mão no ventilador do sistema de ar forçado tenta girar o motor. Se ele girar é bom sinal, mas convém girar o suficiente para que o óleo dentro do cilindro se entranhe nos segmentos e lubrifique a parede do cilindro.
Se o motor roda com algum à vontade, monta-lhe o cárter de admissão do sistema de refrigeração por ar forçado.
Roda a chave à mota, da ao motor de arranque por períodos curtos.
O objectivo é que a mistura entre dentro do motor e vá limpando e lubrificando as peças móveis do motor.
Se tudo isto se processa com normalidade, mete a vela no cachimbo e encosta a parte sextavada à cabeça do cilindro e dá ao arranque.
Se consegues ver a chispa a sair da vela em plena luz do dia e está é regular tens quase o caminho feito para a pôr a trabalhar.
Retira a vela do cachimbo e aperta-a no cilindro. Volta a pôr-lhe o cachimbo.
É hora de tentar pôr a velhinha Tiphoon a trabalhar.
Convém ter a bateria bem carregada, é necessário ter alguma paciência para a pôr a trabalhar pois pode estar enxarcada, mas deves ser perseverante e dar ao arranque por períodos curtos (não superiores a 30 seg) e sem acelerar.
Se ela arranca não te esqueças de afinar a carburação para que fique com o trabalhar mais regular possível.
Boa sorte!
P. S. :
Se o motor sem a vela não gira à mão terás que o abrir e reparar.
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(29-10-2018 às 12:05)tmiranda Escreveu: (28-10-2018 às 14:54)LoneRider Escreveu: Trocar o óleo num motor 2T e transmissão variavel!?
Obrigado pela resposta... este motor não leva óleo?
Boa sorte!