Trail braking (desculpem o estrangeirismo)
#1

O que é?

Como se faz?
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#2

Começar a travar com o de trás e só depois com o da frente. Evita a transferência do peso para a frente e seu afundamento e permite maior estabilidade da mota.

A mota não afocinha levando à consequênte perda do aderência do pneu frontal.

Há modelos de motas que não permitem o afundamento da frente, a mota agacha por igual...por acaso algumas BMWs...
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#3

(07-04-2016 às 19:50)ClaXav Escreveu:  O que é?

Como se faz?

Seu bandido viste isso no facebook lol
(07-04-2016 às 19:57)Rod Escreveu:  Começar a travar com o de trás e só depois com o da frente. Evita a transferência do peso para a frente e seu afundamento e permite maior estabilidade da mota.

A mota não afocinha levando à consequênte perda do aderência do pneu frontal.

Há modelos de motas que não permitem o afundamento da frente, a mota agacha por igual...por acaso algumas BMWs...

Como assim? Reparte a travagem pelas duas rodas automaticamente?

O maçarico  shy
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#4

Assunto já falado há tempos....

AQUI...

e

AQUI

..... e sem estrangeirismos!  shy

(07-04-2016 às 19:57)Shady Escreveu:  
(07-04-2016 às 19:57)Rod Escreveu:  Há modelos de motas que não permitem o afundamento da frente, a mota agacha por igual...por acaso algumas BMWs...

Como assim? Reparte a travagem pelas duas rodas automaticamente?

Chama-se Telelever e é um tipo de suspensão usado pela BMW, que evita o afocinhamento da moto... Podes ver em linhas gerais como funciona o sistema AQUI.
Actualmente, só a serie R ainda a utiliza, e apenas nas GS e RT. Depois tens o Duolever (suspensão Hossack), nas K.

Mas tens em muitas outras marcas, sistemas de travagem combinada. Um bom exemplo, entre outros é o da Honda, que foi pioneiro, conhecido como CBS (Combined Brake System).

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#5

(07-04-2016 às 20:08)Shady Escreveu:  ClaXavO que é?

Como se faz?

Seu bandido viste isso no facebook lol

Olha o Shady, o teu nick está correctissimo.

Não vi no livro das fronhas (utilizo muito pouco).
Surgiu no tópico do Amok e como aquilo já está entupido com as embraiagens (essa parte devia ser movido para um topico independente), achei por bem criar um tópico.


(07-04-2016 às 19:57)Rod Escreveu:  Começar a travar com o de trás e só depois com o da frente. Evita a transferência do peso para a frente e seu afundamento e permite maior estabilidade da mota.

A mota não afocinha levando à consequênte perda do aderência do pneu frontal.

Há modelos de motas que não permitem o afundamento da frente, a mota agacha por igual...por acaso algumas BMWs...

É só isso?! Fiquei com a sensação que teria a haver com acelerador durante a travagem.

Se for só isso a minha faz automaticamente.
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#6

(07-04-2016 às 20:23)Shady Escreveu:  [quote pid='35785' dateline='1460055437']
(07-04-2016 às 19:57)Rod Escreveu:  Há modelos de motas que não permitem o afundamento da frente, a mota agacha por igual...por acaso algumas BMWs...

Como assim? Reparte a travagem pelas duas rodas automaticamente?

Chama-se Telelever e é um tipo de suspensão usado pela BMW, que evita o afocinhamento da moto... Podes ver em linhas gerais como funciona o sistema AQUI.
Actualmente, só a serie R ainda a utiliza, e apenas nas GS e RT. Depois tens o Duolever (suspensão Hossack), nas K.

Mas tens em muitas outras marcas, sistemas de travagem combinada. Um bom exemplo, entre outros é o da Honda, que foi pioneiro, conhecido como CBS (Combined Brake System).
[/quote]

Todas as BMW's que tem o i-ABS têm travagem combinada, a minha tem em junção com o Duolever. A minha mota é um espetaculo. MMDM
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#7

Nas motas "normais" para o fazer é travando PRIMEIRO com o de trás e só depois com o da frente. Não é travagem simultânea.

No curso que fizemos, levantou-se a frente de uma NC e atuamos o travão traseiro, travou também a roda da frente.

Aqui é dosear a travagem não em simultâneo...
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#8

Aprendemos também a travar em curva, seja para corrigir trajetória seja para evitar saídas de frente...
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#9

"Trail braking is a motorcycle riding and driving technique where the brakes are used beyond the entrance to a turn and are gradually released up to the point of apex.

In a broader scope, trailing off the braking pressure either while straight line braking or, as above, after turn in has begun, allows for a less abrupt and more accurate final corner entry speed adjustment. Some corner entries, such as decreasing radius turns, are more adapted to the leaned over trail braking technique. In turns where a quicker steering action is more applicable, trailing the brake while turning in is unnecessary."

nos carros acho que é um pouco diferente:
"Trail braking is a term commonly used around the paddock, but one I rarely see being carried out properly or utilised fully. So, I’ll start with the basics. Trail braking is the term used to describe the technique of lightened, yet continued braking whilst turning into a corner; a blend of braking and turning at the same time. It enables a driver to brake later and more importantly manipulate the car’s mass to aid corner entry."
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#10

Uma das técnicas que se ensinam no curso de condução defensiva da escola de pilotagem da Honda, que fiz há cerca de um ano, depois de um "desaire" que tive.

Tal como o Rod referiu, esta técnica serve não só para melhorar a travagem em termos de eficácia, mas também para uma melhor definição de trajetórias em curva através do controlo da aceleração enquanto se trava.

A aprendizagem desta técnica mudou radicalmente a minha condução... e o dinheiro que passei a gastar em pastilhas para o travão traseiro... lol
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