Review Retro Rumble
#1

Pegando no que já se falou da XSR700 e da Scrambler e da Street Twin e não querendo canibalizar nenhum desses tópicos comparando-as entre si a outras, fica a aqui uma review interessante:

https://youtu.be/yVa1JCrmYQU

Não percebi se esta secção do fórum é para reviews dos utilizadores ou também para mais genéricas.
Seja o que for, das 3 motos que já experimentei deste lote de 4, as conclusões que tiro levam-me a subscrever inteiramente o que é dito.

thumbsup
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#2

Neste segmento o "estilo" conta muito... e talvez só por isso... eu acabaria sempre por escolher a Triumph... já não é de agora que elas me andam atravessadas... talvez um dia...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#3

(22-07-2016 às 15:33)dfelix Escreveu:  Pegando no que já se falou da XSR700 e da Scrambler e da Street Twin e não querendo canibalizar nenhum desses tópicos comparando-as entre si a outras, fica a aqui uma review interessante:

https://youtu.be/yVa1JCrmYQU

Não percebi se esta secção do fórum é para reviews dos utilizadores ou também para mais genéricas.
Seja o que for, das 3 motos que já experimentei deste lote de 4, as conclusões que tiro levam-me a subscrever inteiramente o que é dito.

thumbsup
Portanto a pior é a melhor.  Got it. lol
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#4

(24-07-2016 às 13:09)Almareado Escreveu:  Portanto a pior é a melhor.  Got it. lol

Como o nelsonajm referiu, o look conta muito.
E a V7 é lindissima. Sobretudo esta II Special.

[Imagem: 002-2015-Moto-Guzzi-V7-II-750-Special-AB...ofilou.jpg]

O que não significa ser a melhor...

A XSR700 é a unica que não experimentei destas 4.
E nem preciso de a experimentar para achar que tem tudo para ser a melhor do comparativo.
Mas concordo exactamente com o que foi dito: "É uma máquina criada para uma coisa, alterada para parecer outra e acaba por não se parecer com nada".. redeye
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#5

A XSR700 foi a única que experimentei. E não gostei muito como referi aqui.  lol
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#6

(25-07-2016 às 14:41)Almareado Escreveu:  A XSR700 foi a única que experimentei. E não gostei muito como referi aqui.  lol

Seria a minha última escolha da lista... mas apenas por a achar "mal amanhada".
Não é que a ache horrível... mas lembra as transformações do tópico dos "negócios absurdos".
Quando vejo as fotos fica a sensação que pegaram numa MT-07 acidentada, uns cortes e umas peças do ebay...e saiu aquilo!

Nunca a testei, mas olhando para as specs diria que o comportamento do motor será muito idêntico ao da scrambler.
Ambas têm exactamente 75cv e 68Nm de binário. Na Ducati apenas surge um pouco mais cedo.
Mas acredito que a entrega até seja muito semelhante, pois o crossplane a 270º da MT-07/XSR700 é uma receita que a Yamaha há 20 e poucos anos atrás aplicou na TRX 850 precisamente para criar algo idêntico às cobiçadas Ducati 900SS.

Também já tive uma FZ6 como a tua que comprei nova em 2004.
A FZ6 é uma moto interessante a partir das 9000rpm quando decide soltar aquele grunhido por baixo do depósito.
Abaixo disso é um gato morto que obriga a meter uma, duas ou até três abaixo para uma recuperação.
Não me vejo a voltar a ter uma moto com essas características.

Se não gostaste do motor da XSR... provavelmente não gostarás do da Scrambler.
E certamente que ainda menos gostarás da Street Twin, que apesar de ter um bom "kick" de binário fecha a loja demasiado cedo.
O da V7 nem vale a pena referir... lol
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#7

(26-07-2016 às 02:06)dfelix Escreveu:  
(25-07-2016 às 14:41)Almareado Escreveu:  A XSR700 foi a única que experimentei. E não gostei muito como referi aqui.  lol

Seria a minha última escolha da lista... mas apenas por a achar "mal amanhada".
Não é que a ache horrível... mas lembra as transformações do tópico dos "negócios absurdos".
Quando vejo as fotos fica a sensação que pegaram numa MT-07 acidentada, uns cortes e umas peças do ebay...e saiu aquilo!

Nunca a testei, mas olhando para as specs diria que o comportamento do motor será muito idêntico ao da scrambler.
Ambas têm exactamente 75cv e 68Nm de binário. Na Ducati apenas surge um pouco mais cedo.
Mas acredito que a entrega até seja muito semelhante, pois o crossplane a 270º da MT-07/XSR700 é uma receita que a Yamaha há 20 e poucos anos atrás aplicou na TRX 850 precisamente para criar algo idêntico às cobiçadas Ducati 900SS.

Também já tive uma FZ6 como a tua que comprei nova em 2004.
A FZ6 é uma moto interessante a partir das 9000rpm quando decide soltar aquele grunhido por baixo do depósito.
Abaixo disso é um gato morto que obriga a meter uma, duas ou até três abaixo para uma recuperação.
Não me vejo a voltar a ter uma moto com essas características.

Se não gostaste do motor da XSR... provavelmente não gostarás do da Scrambler.
E certamente que ainda menos gostarás da Street Twin, que apesar de ter um bom "kick" de binário fecha a loja demasiado cedo.
O da V7 nem vale a pena referir...  lol

E minha opinião sobre a Fz6 (pelo menos sobre a minha, que é a versão pós-facelift 2007, onde supostamente houve ligeira mexida na injecção por parte da Yamaha) é que a partir das 8000rpm a moto já tem muita disponibilidade. Das 10.000 para cima começa a levantar voo.  lol
Mas acho que a partir das 6000rpm ela já está à vontade e já puxa bem, pelo menos para mim.
Eu raramente ando abaixo das 4000rpm, mesmo em cidade. Abaixo disso sim, a moto é um gato que morreu há mais de uma semana.

Acho que a FZ6 é uma moto com um carácter muito próprio, e onde não se pode olhar apenas para a faixa da rotação mas também para a forma como se trata o acelerador.
A FZ6 tem um acelerador com um curso muito longo, e a forma como o usamos vai ter uma grande influência na resposta da moto. Quando é para andar a sério é preciso usar o acelerador.
Ao mesmo tempo tem o acelerador da FZ6 tem um comportamento pouco adequado quando se está numa de on/off. O motor não gosta do constante corte de combustível seguido de nova injecção e então a moto começa aos solavancos. O que pode ser perigoso em curva para quem não está à espera.
É um acelerador daqueles que só gosta de ser cortado para meter uma acima, se for preciso até sem usar embraiagem que ela não se queixa.

Já na CBF500 que eu andei durante 3 meses antes de comprar a FZ6 era ao contrário. Era praticamente indiferente entre usar o acelerador a meio do curso ou a fundo. A resposta da moto era muito idêntica.
Há quem goste e há quem não goste.

Para o dia a dia acredito um acelerador como o da FZ6 não seja o mais indicado. Acredito que uma moto com um motor mais disponível em faixas de rotações inferiores seja mais interessante.
Mas eu acho que casa bem com os 4 cilindros, e até agora estou bem casado com a FZ6.



Bem, mas tenho que referir que a minha review à XSR700 é um pouco injusta, pois a minha experiência com motos é muito reduzida e inevitavelmente acabo por compará-la com o pouco que conheço.

O mesmo se pode dizer sobre a minha opinião da FZ6. A moto até pode ser uma m3rda, mas para mim até ao momento chega e sobra, e nem pela XSR700 a trocava.  lol
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#8

(26-07-2016 às 16:56)Almareado Escreveu:  Acho que a FZ6 é uma moto com um carácter muito próprio, e onde não se pode olhar apenas para a faixa da rotação mas também para a forma como se trata o acelerador.
A FZ6 tem um acelerador com um curso muito longo, e a forma como o usamos vai ter uma grande influência na resposta da moto. Quando é para andar a sério é preciso usar o acelerador.
Ao mesmo tempo tem o acelerador da FZ6 tem um comportamento pouco adequado quando se está numa de on/off. O motor não gosta do constante corte de combustível seguido de nova injecção e então a moto começa aos solavancos. O que pode ser perigoso em curva para quem não está à espera.
É um acelerador daqueles que só gosta de ser cortado para meter uma acima, se for preciso até sem usar embraiagem que ela não se queixa.

Qualquer mota para andar a sério precisa do acelerador, e qualquer mota a andar a sério tem corte de gás e acelerações a fundo.

Se a tua mota começa aos solavancos:

- Mau posicionamento do teu corpo na mota quando enrolas punho,
- Problema mecânico, que deverás levar em atenção pois já chegam as vezes que vamos ao chão por culpa de 2ºs e 3ºs.

E quanto à parte final, se a desaceleração não é suave, é sintoma típico de problemas de injecção. Não me estou a referir às pipocas.

Nenhuma mota se queixa de uma mudança acima directa, se faz bem ou não é outro nº de conversa, sobre o qual não tenho opinião formada.

O que descreves ou estás a exagerar muito, ou então digo-te que não são problemas de ''feitio'' ou de ''carácter''...

O curso do acelerador ser longo em geral até transmite é suavidade à condução e não o contrário. O mercado oferece alternativa com mecanismos de acelerador menos desmultiplicados e de curso curto, e até bem baratinhos - caso seja uma modificação de teu agrado.


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#9

(26-07-2016 às 22:39)vindaloo Escreveu:  Qualquer mota para andar a sério precisa do acelerador, e qualquer mota a andar a sério tem corte de gás e acelerações a fundo.

Se a tua mota começa aos solavancos:

- Mau posicionamento do teu corpo na mota quando enrolas punho,
- Problema mecânico, que deverás levar em atenção pois já chegam as vezes que vamos ao chão por culpa de 2ºs e 3ºs.

E quanto à parte final, se a desaceleração não é suave, é sintoma típico de problemas de injecção. Não me estou a referir às pipocas.

Nenhuma mota se queixa de uma mudança acima directa, se faz bem ou não é outro nº de conversa, sobre o qual não tenho opinião formada.

O que descreves ou estás a exagerar muito, ou então digo-te que não são problemas de ''feitio'' ou de ''carácter''...

O curso do acelerador ser longo em geral até transmite é suavidade à condução e não o contrário. O mercado oferece alternativa com mecanismos de acelerador menos desmultiplicados e de curso curto, e até bem baratinhos - caso seja uma modificação de teu agrado.
Obrigado pela resposta vindaloo

Posso-me ter expressado mal e com algum exagero. O que estive a relatar foi a minha opinião sobre o feitio da moto.
A minha moto está boa e sem qualquer problema.  cool


Quanto ao acelerador. Eu prefiro aceleradores de curso longo, que permitem explorar melhor a aceleração.

Já com o meu Ford Focus é semelhante quando comparado com um Audi TDI (1.9 ou 2.0), em que no audi ir de acelerador a meio é quase o mesmo que ir a fundo, levando a que os condutores passem a maior parte do tempo a conduzir entre 1/4 e 2/4 do mesmo.
Só tenho pena de o Focus ser o 1.6 tdci e não o 2.5 Duratec.
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#10

(26-07-2016 às 16:56)Almareado Escreveu:  Para o dia a dia acredito um acelerador como o da FZ6 não seja o mais indicado. Acredito que uma moto com um motor mais disponível em faixas de rotações inferiores seja mais interessante.

Foi o principal motivo que levou a Yamaha a escalar para os 800cc.
Tal como contribuiu para avançar com um novo projecto que resultou no actual tricilindrico das MT-09.

(27-07-2016 às 11:16)Almareado Escreveu:  Quanto ao acelerador. Eu prefiro aceleradores de curso longo, que permitem explorar melhor a aceleração.

Relativo. E a sugestão do vindaloo não é descabida.

O "curso longo" só significa que tens mais punho para enrolar.
É uma descrição que se aplica apenas à sensação do condutor ao enrolar o punho.

Não tem absolutamente nada a ver com a forma como o cabo é puxado.

Quando as restrições ambientais apertaram e os construtores recorreram à injecção electrónica um dos problemas mais comuns apontados foi o "throttle snatch"...
Exactamente o que tu descreves!
E acontece porque entre o cortar e volta a acelerar a injecção do combustível é muitas vezes on/off/on.

No presente com o ride-by-wire isto passou completamente à história.
Mas nos entretantos têm surgido imensas soluções para isso, que recorrem a um formato mais excêntrico que permite o cabo ser mais ou menos puxado em diferentes pontos do acelerador.

[Imagem: 6.jpg]

Há imensas opções aftermarket.
Este senhor parece saber explicar melhor que eu... smile

https://youtu.be/6r6W62-Ugts
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