(26-07-2016 às 02:06)dfelix Escreveu: (25-07-2016 às 14:41)Almareado Escreveu: A XSR700 foi a única que experimentei. E não gostei muito como referi aqui.
Seria a minha última escolha da lista... mas apenas por a achar "mal amanhada".
Não é que a ache horrível... mas lembra as transformações do tópico dos "negócios absurdos".
Quando vejo as fotos fica a sensação que pegaram numa MT-07 acidentada, uns cortes e umas peças do ebay...e saiu aquilo!
Nunca a testei, mas olhando para as specs diria que o comportamento do motor será muito idêntico ao da scrambler.
Ambas têm exactamente 75cv e 68Nm de binário. Na Ducati apenas surge um pouco mais cedo.
Mas acredito que a entrega até seja muito semelhante, pois o crossplane a 270º da MT-07/XSR700 é uma receita que a Yamaha há 20 e poucos anos atrás aplicou na TRX 850 precisamente para criar algo idêntico às cobiçadas Ducati 900SS.
Também já tive uma FZ6 como a tua que comprei nova em 2004.
A FZ6 é uma moto interessante a partir das 9000rpm quando decide soltar aquele grunhido por baixo do depósito.
Abaixo disso é um gato morto que obriga a meter uma, duas ou até três abaixo para uma recuperação.
Não me vejo a voltar a ter uma moto com essas características.
Se não gostaste do motor da XSR... provavelmente não gostarás do da Scrambler.
E certamente que ainda menos gostarás da Street Twin, que apesar de ter um bom "kick" de binário fecha a loja demasiado cedo.
O da V7 nem vale a pena referir...
E minha opinião sobre a Fz6 (pelo menos sobre a minha, que é a versão pós-facelift 2007, onde supostamente houve ligeira mexida na injecção por parte da Yamaha) é que a partir das 8000rpm a moto já tem muita disponibilidade. Das 10.000 para cima começa a levantar voo.
Mas acho que a partir das 6000rpm ela já está à vontade e já puxa bem, pelo menos para mim.
Eu raramente ando abaixo das 4000rpm, mesmo em cidade. Abaixo disso sim, a moto é um gato que morreu há mais de uma semana.
Acho que a FZ6 é uma moto com um carácter muito próprio, e onde não se pode olhar apenas para a faixa da rotação mas também para a forma como se trata o acelerador.
A FZ6 tem um acelerador com um curso muito longo, e a forma como o usamos vai ter uma grande influência na resposta da moto. Quando é para andar a sério é preciso usar o acelerador.
Ao mesmo tempo tem o acelerador da FZ6 tem um comportamento pouco adequado quando se está numa de on/off. O motor não gosta do constante corte de combustível seguido de nova injecção e então a moto começa aos solavancos. O que pode ser perigoso em curva para quem não está à espera.
É um acelerador daqueles que só gosta de ser cortado para meter uma acima, se for preciso até sem usar embraiagem que ela não se queixa.
Já na CBF500 que eu andei durante 3 meses antes de comprar a FZ6 era ao contrário. Era praticamente indiferente entre usar o acelerador a meio do curso ou a fundo. A resposta da moto era muito idêntica.
Há quem goste e há quem não goste.
Para o dia a dia acredito um acelerador como o da FZ6 não seja o mais indicado. Acredito que uma moto com um motor mais disponível em faixas de rotações inferiores seja mais interessante.
Mas eu acho que casa bem com os 4 cilindros, e até agora estou bem casado com a FZ6.
Bem, mas tenho que referir que a minha review à XSR700 é um pouco injusta, pois a minha experiência com motos é muito reduzida e inevitavelmente acabo por compará-la com o pouco que conheço.
O mesmo se pode dizer sobre a minha opinião da FZ6. A moto até pode ser uma m3rda, mas para mim até ao momento chega e sobra, e nem pela XSR700 a trocava.