SUZUKI Rotary RE-5
#1

Para quem não conheça... a Suzuki Rotary RE-5 de 1974

[Imagem: suzuki%20re5%20rotary%202.jpg]




[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#2

Wankel..... forte e feio!

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#3

Gostei e tinha um som agradavel, parecia um aviao thumbsup

....... :grin: .......
Responder
#4

Vêm-me logo o mazda rx7 à cabeça! Aí se o dinheiro não estivesse tão caro... lol
Nelson, juntar Suzuki e wankel é juntar a fome à vontade de comer! blink simply perfect!
Responder
#5

Pois é.... melhor só mesmo se fosse SACS.... bigsmile

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#6

(02-12-2014 às 15:57)nelsonajm Escreveu:  Pois é.... melhor só mesmo se fosse SACS....  bigsmile

E "milhor, milhor" ainda.... só se for SACHS! bigsmile

[Imagem: Sachs-V5-Racing-1978-Trofa_442187411_2.jpg]

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#7

(28-11-2014 às 00:05)dt_50r_sm Escreveu:  Nelson, juntar Suzuki e wankel é juntar a fome à vontade de comer!  blink simply perfect!

Tendo em conta as grandes desvantagens de um motor de rotores (pouca potência, fiabilidade duvidosa, durabilidade reduzida, consumo exgerado, sobre-aquecimento e pouca estanquicidade), seria fazer a Suzuki estar a andar para "trás".

Esta arquitectura de motor teve um tempo e altura próprias. Hoje em dia, e face ao estado de desenvolvimento dos actuais motores de êmbolos, está completamente obsoleto. Tanto que se a configuração wankel fosse eficaz, praticamente não estaria abandonado pelos construtores.

Hoje, tem-se uma moto wankel, quase por fetiche ou coleccionismo. E não por aquilo que ela rende ou presta.

A última moto a recorrer a um motor de rotores, penso que foi a Norton Commander, em meados dos anos 90.

[Imagem: Norton%20Commander%2090%20%201.jpg]

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#8

Não será assim tão obsoleto... até porque é uma tecnologia mais recente que o motor por êmbolos... um motor Wenkel é mais rotativo, mais potente, mais leve, e mais económico, mais simples, teoricamente... até certo ponto.... um mazda RX8 tem só 1300cm3 e debita 232cv... às 8500rpm... qual é o carro que faz tanta rotação... conheço motos com o redline ás 8500... agora carros... não são de produção comum...

E qual era a moto bicilindrica com 588cm3 nos anos 80 que debitava 85cv.... ou no tempo da suzuki RE-5 que em 74 debiitava 62cv com 497cm3...

Os motores Wenkel são dificeis de construir, e são mais complicados ainda quando se quer aumentar as câmaras de combustão... ao contrario dos motores de êmbolos.... embora a MAZDA tenha conseguido resolver grande parte dos problemas.... continuam a ser extremamente poluentes...

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#9

O Mazda RX8 consegue essa potência derivado também do motor conseguir chegar (creio que) às 9000rpm, ou seja uma rotação pouco comum, num automóvel.
Tens motos de 1000cc (de êmbolos), a conseguir bem mais rotação.... e potências idênticas.
Claro que depois no caso do Wankel da Mazda, ganha no elevado binário que consegue, e que supera os 200Nm, quando um motor Otto de 1300cc, a média de binário máximo que conseguirá andará na casa dos 130 a 150 Nm.

No entanto, esta rotatividade reflecte-se em consumos bastante altos.... e consequentemente em emissões poluentes também elas bastante altas. Depois tem também um consumo de óleo exagerado, e um sobre-aquecimento, que pode comprometer logicamente a robustez e fiabilidade do mesmo.
Para não falar da manutenção, mais intensa, mais regular.... e especialmente mais cara, quando comparada com um motor Otto.

Penso simplesmente, que se os Wankel fossem tão eficientes, mais construtores recorreriam a este tipo de arquitectura.

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#10

(03-12-2014 às 00:03)nelsonajm Escreveu:  ... às 8500rpm... qual é o carro que faz tanta rotação... conheço motos com o redline ás 8500... agora carros... não são de produção comum...

(03-12-2014 às 00:31)carlos-kb Escreveu:  O Mazda RX8 consegue essa potência derivado também do motor conseguir chegar (creio que) às 9000rpm, ou seja uma rotação pouco comum, num automóvel.

O meu "velhinho" faz redline ás 8200 e é um normalíssimo 4 em linha... D'uh!...  disapointed

[Imagem: wrong-bike.jpg]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)