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Para quem não conheça... a Suzuki Rotary RE-5 de 1974
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Wankel..... forte e feio!
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Vêm-me logo o mazda rx7 à cabeça! Aí se o dinheiro não estivesse tão caro...
Nelson, juntar Suzuki e wankel é juntar a fome à vontade de comer!

simply perfect!
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Pois é.... melhor só mesmo se fosse SACS....
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(28-11-2014 às 00:05)dt_50r_sm Escreveu: Nelson, juntar Suzuki e wankel é juntar a fome à vontade de comer!
simply perfect!
Tendo em conta as grandes desvantagens de um motor de rotores (pouca potência, fiabilidade duvidosa, durabilidade reduzida, consumo exgerado, sobre-aquecimento e pouca estanquicidade), seria fazer a Suzuki estar a andar para "trás".
Esta arquitectura de motor teve um tempo e altura próprias. Hoje em dia, e face ao estado de desenvolvimento dos actuais motores de êmbolos, está completamente obsoleto. Tanto que se a configuração wankel fosse eficaz, praticamente não estaria abandonado pelos construtores.
Hoje, tem-se uma moto wankel, quase por fetiche ou coleccionismo. E não por aquilo que ela rende ou presta.
A última moto a recorrer a um motor de rotores, penso que foi a Norton Commander, em meados dos anos 90.
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Não será assim tão obsoleto... até porque é uma tecnologia mais recente que o motor por êmbolos... um motor Wenkel é mais rotativo, mais potente, mais leve, e mais económico, mais simples, teoricamente... até certo ponto.... um mazda RX8 tem só 1300cm3 e debita 232cv... às 8500rpm... qual é o carro que faz tanta rotação... conheço motos com o redline ás 8500... agora carros... não são de produção comum...
E qual era a moto bicilindrica com 588cm3 nos anos 80 que debitava 85cv.... ou no tempo da suzuki RE-5 que em 74 debiitava 62cv com 497cm3...
Os motores Wenkel são dificeis de construir, e são mais complicados ainda quando se quer aumentar as câmaras de combustão... ao contrario dos motores de êmbolos.... embora a MAZDA tenha conseguido resolver grande parte dos problemas.... continuam a ser extremamente poluentes...
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O Mazda RX8 consegue essa potência derivado também do motor conseguir chegar (creio que) às 9000rpm, ou seja uma rotação pouco comum, num automóvel.
Tens motos de 1000cc (de êmbolos), a conseguir bem mais rotação.... e potências idênticas.
Claro que depois no caso do Wankel da Mazda, ganha no elevado binário que consegue, e que supera os 200Nm, quando um motor Otto de 1300cc, a média de binário máximo que conseguirá andará na casa dos 130 a 150 Nm.
No entanto, esta rotatividade reflecte-se em consumos bastante altos.... e consequentemente em emissões poluentes também elas bastante altas. Depois tem também um consumo de óleo exagerado, e um sobre-aquecimento, que pode comprometer logicamente a robustez e fiabilidade do mesmo.
Para não falar da manutenção, mais intensa, mais regular.... e especialmente mais cara, quando comparada com um motor Otto.
Penso simplesmente, que se os Wankel fossem tão eficientes, mais construtores recorreriam a este tipo de arquitectura.
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(03-12-2014 às 00:03)nelsonajm Escreveu: ... às 8500rpm... qual é o carro que faz tanta rotação... conheço motos com o redline ás 8500... agora carros... não são de produção comum...
(03-12-2014 às 00:31)carlos-kb Escreveu: O Mazda RX8 consegue essa potência derivado também do motor conseguir chegar (creio que) às 9000rpm, ou seja uma rotação pouco comum, num automóvel.
O meu "velhinho" faz redline ás 8200 e é um normalíssimo 4 em linha... D'uh!...