(31-03-2015 às 02:01)amok Escreveu: eu sou mediador de seguros, e posso dizer que o valor do seguro nem sempre tem a ver só com a cilindrada, idade ou data da carta...
Claro que não.... tem que ver com outras razões menos sustentadas ou até descabidas, como o local de residência / concelho habitual de circulação, protocolos, profissão ou até o tipo de genitália que se tem (mulheres em algumas seguradoras têm bonificação)!
(31-03-2015 às 02:01)amok Escreveu: há diversas varias por detrás do "sistema"(como dizia o dias da cunha) que variam os valores, existem marcas e modelos que agravam o valor do seguros só por causa das estatísticas...
O que é uma estupidez que gera enorme lucro às seguradoras e prejudica enormemente os clientes. Parte-se em certa medida da presunção de culpa, de que todos os condutores inicialmente são maus e só depois os bons é que acabam ao final de algum tempo, bonificados (pouco).
Eu posso ser o melhor condutor do mundo e nunca ter tido acidentes.... mas só porque compro uma moto de dada marca e dado modelo, já sou, ao olhos da seguradora, um mau condutor, porque aquele modelo tem um registo de sinistros, maior que um outro!
(31-03-2015 às 02:01)amok Escreveu: isso de teres aumentado o valor em 5€ pode ter sido principalmente os impostos(que são integrados no valor do seguro que infelizmente estão sempre a aumentar)
Tanto que foi, que depois de ligar para lá.... e apresentar uma ou duas propostas concorrenciais, o mesmo condutor (eu) conseguiu um valor deveras mais baixo e atractivo.
Ou seja, se me calasse, levava com o aumento. Como se viram na eminência de perder um cliente, já deu para "baixar um pouco mais as calcinhas", independentemente de quaisquer encargos que motivassem o aumento inicial.
Ahhhh.... como eu adoro a concorrência. Desde que a mesma funcione como tal!
(31-03-2015 às 02:01)amok Escreveu: o que disses-te que uma 600cc, 900cc ou 1200cc fazerem os mesmo estragos é muito relativo, ate uma 125 pode fazer mais estragos que uma 1200cc mas por normal uma 1200cc anda mais, logo tem maior probabilidade de causar feridos/danos materiais(maior parte dos seguros não cobre danos no condutor mas o pendura está coberto na cobertura responsabilidade civil)
Continuamos no domínio do hipotético... e do probabilístico. E quando assim é, há sempre alguém prejudicado, neste caso, quase sempre, o cliente. Especialmente quando num seguro de terceiros, se tende a indeminizar apenas os estragos a outrém. E possivelmente qualquer um de nós, 80% do tempo, anda a solo e sem pendura, de moto.
Não obstante disso, os valores mínimos de responsabilidade civil obrigatórios são os mesmos, seja para uma 125, para uma 250, ou para uma 1000!