Revisão dos valores de Portagens para Motociclos
Mais uma a cair em saco roto.

Governo ignora recomendações dos deputados. Portagens para motociclos são exemplo.
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(07-03-2019 às 10:24)el_Bosco Escreveu: Mais uma a cair em saco roto.

Governo ignora recomendações dos deputados. Portagens para motociclos são exemplo.

A questão aqui é que um projecto de Resolução não tem carácter vinculativo... é apenas uma "recomendação". Tipo o aviso da tua mamã a dizer "- come legumes porque têm vitamina, ferro e fazem bem à saúde". Tu só comes os legumes se quiseres... e se não comeres, também não é por aí que vem mal nenhum ao mundo.

Este Projecto de Resolução é um pouco isso... muitos deles (deputados), aquando da votação do O.E. na especialidade para 2019, votaram contra aquilo que já tinham votado favoravelmente antes, na votação do Projecto de Resolução (nada de novo, portanto). E os restantes, possivelmente seguindo a tendência de voto do grupo parlamentar, votaram a favor do Projecto de Resolução, mas as coisas a manterem-se como estão continuando o Governo a ignorar essa recomendação, também lhes deve ser "igual ao litro".

Depois, não há grande peso económico por detrás. Não esquecer que a acompanhar esta reivindicação da classe 5, havia outra, que era de incluir os SUV todos na Classe 1. Mas aí, houve pressão do 2º maior grupo económico ligado à industria automóvel em Portugal, que ameaçando o Governo, de que se os SUV com mais 1,10m na vertical do 1º eixo, continuassem incluídos na Classe 2, haveriam repercussões ao nível da produção nessa unidade, que se reflectiriam imediatamente nos postos de trabalho.

Agora as motos a pagar metade da classe 1 (por mais justo que isso seja), acaba por ser uma medida residual que só beneficia a carteira do utilizador da moto. Não acredito muito que as portagens mais baixas para motos, façam mais utilizadores optarem por AE. E depois, também nunca ouvi ninguém dizer que desiste da compra de moto por causa do que as mesmas pagam nas AE's (eu mesmo, por exemplo, desisti da compra de um SUV há cerca de 2 anos, precisamente por pagar classe 2).
[Imagem: zX4Kq81.png]

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carlos-kb o ideal para a malta de Lisboa ainda é o Via Card...com passagens frequentes fica bem mais barato que a Via Verde e sem aluguer de idenntificador...o contra é parar e passar o cartão...que enfiado na luva também o leitor o lê.
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(07-03-2019 às 17:54)midnightblack Escreveu: carlos-kb o ideal para a malta de Lisboa ainda é o Via Card...com passagens frequentes fica bem mais barato que a Via Verde e sem aluguer de idenntificador...o contra é parar e passar o cartão...que enfiado na luva também o leitor o lê.

Via Card é só para a Lusoponte... e dá jeito apenas a quem as tem que atravessar diariamente (pontes 25 de Abril e Vasco da Gama)... Que por exemplo, nem é o meu caso.

O que se pretende é a criação de uma classe 5 de portagem, para todas as motos (independentemente de terem ou não Via Verde), com o valor de 50% da classe 1, e extensível a toda a rede de AE's, Ex-Scuts e demais vias portajadas.
[Imagem: zX4Kq81.png]

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(07-03-2019 às 18:28)carlos-kb Escreveu:
(07-03-2019 às 17:54)midnightblack Escreveu: carlos-kb o ideal para a malta de Lisboa ainda é o Via Card...com passagens frequentes fica bem mais barato que a Via Verde e sem aluguer de idenntificador...o contra é parar e passar o cartão...que enfiado na luva também o leitor o lê.

Via Card é só para a Lusoponte... e dá jeito apenas a quem as tem que atravessar diariamente (pontes 25 de Abril e Vasco da Gama)... Que por exemplo, nem é o meu caso.

O que se pretende é a criação de uma classe 5 de portagem, para todas as motos (independentemente de terem ou não Via Verde), com o valor de 50% da classe 1, e extensível a toda a rede de AE's, Ex-Scuts e demais vias portajadas.

Eu percebo-te...mas mais rapidamente temos as IPO nas motas a arrancarem que essa classe 5 nas portagens...
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