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Citar:Depois da velocidade, vêm aí “radares” para o ruído?
Ao que parece, em França já se está a testar um sistema de "radar de ruído" para detetar os veículos que desrespeitem restritivas leis anti-ruído.
Na mira da União Europeia há algum tempo, o ruído dos automóveis e motociclos pode vir a ser fiscalizado como o excesso de velocidade, estando para tal a ser já testado um “radar de ruído”.
Um dos países que parece estar mais empenhado na pesquisa de um sistema de fiscalização do ruído emitido pelos veículos é a França, estando até instalados em Paris sistemas de deteção de ruído desde 2019.
Até agora praticamente inoperacionais, estes sistemas preparam-se para entrar em ação não só na capital francesa como em Nice, Lyon, Bron e nos subúrbios parisienses de Rueil-Malmaison e Villeneuve-le-Roi.
Estes sistemas funcionam exatamente como os radares de velocidade, tirando uma fotografia ao veículo transgressor sempre que é detetado um nível de ruído superior ao permitido.
A lei por trás das medidas
Na base da “caça ao ruído” dos veículos com motor de combustão está o Regulamento N.º 540/2014, regulamento esse que trata de tudo relativo ao nível sonoro dos veículos a motor e dos sistemas silenciosos de substituição.
Tal como vos explicámos há uns tempos num artigo dedicado a este tema, o Regulamento N.º 540/2014 não só coloca limites ao ruído que automóveis ligeiros e pesados poderão emitir como define metodologias de teste para medir o ruído. Já os pneus têm os seus limites de ruído previstos pelo Regulamento N.º 661/2009.
No caso do “radar” de ruído, o seu principal foco será o som emitido, principalmente, pelos sistemas de escape, componente várias vezes alvo de alterações que, caso estes “radares” se disseminem, começarão a custar bem mais caro.
Ainda à espera de aprovação, estima-se que estes sistemas entrem “em ação” algures entre 2022 e 2023.
Fonte:
RazãoAutomóvel
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Tudo o que ajude a acabar com os azeiteiros do escape é bem-vindo.
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Evitando o tema da eterna discussão sobre se "loud pipes save lives" ou não, tenho muito mais curiosidade em perceber como é que se consegue implementar na prática uma coisa destas.
Se temos todos aquela ideia que para aferir o nível de ruído de um escape, o teste deve ser feito em ambiente controlado para evitar ruído ambiente, como é que se consegue fazer isto na via pública, com vários veículos a circular ao mesmo tempo?
Existirá certamente uma explicação "engenheirada" que permita construir um dispositivo com este nível de precisão, mas continua a existir a simples possibilidade de, por exemplo, duas motas passarem lado a lado junto a um radar.
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15-06-2021 às 17:07 (Mensagem modificada pela última vez: 15-06-2021 às 18:57 por
Liquid_Fire.)
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vamos ver como os franceses se dão com isso...
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(15-06-2021 às 17:01)marco.clara Escreveu: Evitando o tema da eterna discussão sobre se "loud pipes save lives" ou não, tenho muito mais curiosidade em perceber como é que se consegue implementar na prática uma coisa destas.
Se temos todos aquela ideia que para aferir o nível de ruído de um escape, o teste deve ser feito em ambiente controlado para evitar ruído ambiente, como é que se consegue fazer isto na via pública, com vários veículos a circular ao mesmo tempo?
Existirá certamente uma explicação "engenheirada" que permita construir um dispositivo com este nível de precisão, mas continua a existir a simples possibilidade de, por exemplo, duas motas passarem lado a lado junto a um radar.
Eu também. Assumindo que não se trata de uma notícia de 1 de Abril, claro.
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Mota: É essa mesmo... Localização: Forte da casa
Duvido que sequer tenham pensado num sistema eficaz para por isso em pratica convenientemente. Foi o que se lembraram para sacar mais uns euros ao contribuinte.
A mim nao me faz diferenca alguma.
Marcas como a akaprovick, sc project nao devem achar muita piada a noticia. Isto tendo em conta que o pessoal muda o escape, essencialmente pelo barulho. Se nao faz barulho, nao tem interesse! Lol
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(15-06-2021 às 19:24)Nfilipe Escreveu: Duvido que sequer tenham pensado num sistema eficaz para por isso em pratica convenientemente. Foi o que se lembraram para sacar mais uns euros ao contribuinte.
A mim nao me faz diferenca alguma.
Marcas como a akaprovick, sc project nao devem achar muita piada a noticia. Isto tendo em conta que o pessoal muda o escape, essencialmente pelo barulho. Se nao faz barulho, nao tem interesse! Lol
Teoricamente as marcas fabricam para cumprir com os níveis de ruído homologados(desde que o DB Killer se mantenha lá)...
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15-06-2021 às 23:34 (Mensagem modificada pela última vez: 16-06-2021 às 11:01 por
Liquid_Fire.)
só os azeiteiros compram escapes para fazer barulho.
Existem muitos outros motivos para comprar uma boa linha de escape, os principais são:
- Redução de peso
- Aumento de Performance
- Melhoria estética da mota
Não largas por exemplo €3000 por uma linha completa em titanio para a super duke só para fazer mais barulho.
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Mota: É essa mesmo... Localização: Forte da casa
(15-06-2021 às 23:34)Liquid_Fire Escreveu: Não largas por exemplo €3000 por uma linha completa em titanio só para fazer mais barulho.
Dizes tu!
Mas parece que oferecem um filtro de ar e tudo. I am impressed!