Radares de Ruído
#1

wtf

Citar:Depois da velocidade, vêm aí “radares” para o ruído?

Ao que parece, em França já se está a testar um sistema de "radar de ruído" para detetar os veículos que desrespeitem restritivas leis anti-ruído.

[Imagem: mclaren-600lt-11_925x520_acf_cropped.jpg]

Na mira da União Europeia há algum tempo, o ruído dos automóveis e motociclos pode vir a ser fiscalizado como o excesso de velocidade, estando para tal a ser já testado um “radar de ruído”.

Um dos países que parece estar mais empenhado na pesquisa de um sistema de fiscalização do ruído emitido pelos veículos é a França, estando até instalados em Paris sistemas de deteção de ruído desde 2019.

Até agora praticamente inoperacionais, estes sistemas preparam-se para entrar em ação não só na capital francesa como em Nice, Lyon, Bron e nos subúrbios parisienses de Rueil-Malmaison e Villeneuve-le-Roi.

[Imagem: RadarLisboa2018.jpg]

Estes sistemas funcionam exatamente como os radares de velocidade, tirando uma fotografia ao veículo transgressor sempre que é detetado um nível de ruído superior ao permitido.

A lei por trás das medidas

Na base da “caça ao ruído” dos veículos com motor de combustão está o Regulamento N.º 540/2014, regulamento esse que trata de tudo relativo ao nível sonoro dos veículos a motor e dos sistemas silenciosos de substituição.

Tal como vos explicámos há uns tempos num artigo dedicado a este tema, o Regulamento N.º 540/2014 não só coloca limites ao ruído que automóveis ligeiros e pesados poderão emitir como define metodologias de teste para medir o ruído. Já os pneus têm os seus limites de ruído previstos pelo Regulamento N.º 661/2009.

No caso do “radar” de ruído, o seu principal foco será o som emitido, principalmente, pelos sistemas de escape, componente várias vezes alvo de alterações que, caso estes “radares” se disseminem, começarão a custar bem mais caro.

Ainda à espera de aprovação, estima-se que estes sistemas entrem “em ação” algures entre 2022 e 2023.

Fonte: RazãoAutomóvel
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#2

Tudo o que ajude a acabar com os azeiteiros do escape é bem-vindo.
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#3

Evitando o tema da eterna discussão sobre se "loud pipes save lives" ou não, tenho muito mais curiosidade em perceber como é que se consegue implementar na prática uma coisa destas.

Se temos todos aquela ideia que para aferir o nível de ruído de um escape, o teste deve ser feito em ambiente controlado para evitar ruído ambiente, como é que se consegue fazer isto na via pública, com vários veículos a circular ao mesmo tempo?

Existirá certamente uma explicação "engenheirada" que permita construir um dispositivo com este nível de precisão, mas continua a existir a simples possibilidade de, por exemplo, duas motas passarem lado a lado junto a um radar. think
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#4

[Imagem: dr-evil-laser-beams_925x520_acf_cropped.jpg]

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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#5

vamos ver como os franceses se dão com isso...
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#6

(15-06-2021 às 17:01)marco.clara Escreveu:  Evitando o tema da eterna discussão sobre se "loud pipes save lives" ou não, tenho muito mais curiosidade em perceber como é que se consegue implementar na prática uma coisa destas.

Se temos todos aquela ideia que para aferir o nível de ruído de um escape, o teste deve ser feito em ambiente controlado para evitar ruído ambiente, como é que se consegue fazer isto na via pública, com vários veículos a circular ao mesmo tempo?

Existirá certamente uma explicação "engenheirada" que permita construir um dispositivo com este nível de precisão, mas continua a existir a simples possibilidade de, por exemplo, duas motas passarem lado a lado junto a um radar. think

Eu também. Assumindo que não se trata de uma notícia de 1 de Abril, claro.
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#7

Duvido que sequer tenham pensado num sistema eficaz para por isso em pratica convenientemente. Foi o que se lembraram para sacar mais uns euros ao contribuinte.

A mim nao me faz diferenca alguma.

Marcas como a akaprovick, sc project nao devem achar muita piada a noticia. Isto tendo em conta que o pessoal muda o escape, essencialmente pelo barulho. Se nao faz barulho, nao tem interesse! Lol
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#8

(15-06-2021 às 19:24)Nfilipe Escreveu:  Duvido que sequer tenham pensado num sistema eficaz para por isso em pratica convenientemente. Foi o que se lembraram para sacar mais uns euros ao contribuinte.

A mim nao me faz diferenca alguma.

Marcas como a akaprovick, sc project nao devem achar muita piada a noticia. Isto tendo em conta que o pessoal muda o escape, essencialmente pelo barulho. Se nao faz barulho, nao tem interesse! Lol

Teoricamente as marcas fabricam para cumprir com os níveis de ruído homologados(desde que o DB Killer se mantenha lá)...
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#9

só os azeiteiros compram escapes para fazer barulho.
Existem muitos outros motivos para comprar uma boa linha de escape, os principais são:
  • Redução de peso
  • Aumento de Performance
  • Melhoria estética da mota

Não largas por exemplo €3000 por uma linha completa em titanio para a super duke só para fazer mais barulho.

[Imagem: 61305999000-akrapovic-evo-kpl-4260.jpg]

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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#10

(15-06-2021 às 23:34)Liquid_Fire Escreveu:  Não largas por exemplo €3000 por uma linha completa em titanio só para fazer mais barulho.

[Imagem: 61305999000-akrapovic-evo-kpl-4260.jpg]

Dizes tu! lol

Mas parece que oferecem um filtro de ar e tudo. I am impressed! lol
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