[Primeira mota] Pouco oferta mas muita confusão
#1

DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: Vou tirar A2 (parece que é a que faz mais sentido tirar)
- Altura: 175cm
- Peso: 55kg
- Idade: 21
- Pendura (S/N): 2 vezes por mês no máximo dos máximos
- Será 1ª moto (S/N): Sim

MOTO

- Estilo preferido: Gosto muito das desportivas, tipo NAKED
- Custo (em euro): 4000€ a puxar.... mas sei que não há milagres
- Nova/Usada: Não sei

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): Todos os dias para o trabalho em cidades (10km ir e vir) mas aos fins de semanas sei que vou querer ir dar voltas  (Braga-Porto principalmente)
- Tipo de estrada: Cidade 
- Numero aproximado de KM: 10/15km todos os dias em cidade

RESUMO:

É assim, eu não percebo nada de motas mas o meu pai dá-me uma ajuda visto que ele já anda de mota há bastantes anos mas isto começou por uma mota de 50cc e agora já andamos a ver 250cc
Perguntei a alguns amigos e dizem-me que embora uma 125cc seja boa para começar, dizem-me para investir numa 250cc porque se comprar 125, passado algum tempo, vou querer logo fazer um upgrade.
Eu não percebo nada de motas, mais uma vez, mas tenho andado de olho numa Benelli TRX251 e gosto muito dela, também vi uma FK MOTORS 125 e uma Keeway RKF 125 e também acho muito linda, portanto, em termos estéticos, é para ai virado.
Também me preocupa um bocado o consumo por sou forreta e quero gastar pouco dinheiro em gota ahahaha mas secalhar já são exigências demais, não sei.
Vou ser sincero, em carro tenho o pé pesado mas em mota faz-me alguma impressão, mas será que 125cc não é um pouco "lenta" a ver a longo prazo?
Será que uma 250cc é desnecessário para primeira mota ou é um bom investimento?
Desculpem a minha azelhice mas embora o meu pai tenha experiência, várias opiniões é sempre melhor.

PS: O vestuário para o trabalho é fato e gravata ahahaha
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#2

Acho que o teu pai falhou em alguma coisa, ou então tu não lhe dás muito ouvidos...

Estar atento ao mercado é bom, mas uma coisa de cada vez.

Primeiro a carta.

Fazer 15kms em ambiente urbano, uma 125 chega e se es forreta, é o mesmo que juntar a fome com a vontade de comer, porque mais económico é impossível.

Contudo, se queres passear, uma 125 tende a não ser a melhor opção assim que aumenta o raio de acção além dos 40/50kms.
Subir de cilindrada é a solução e as 250/300 talvez sejam as que melhor te convenham.

Eu recomendaria uma CRF250L por vários motivos.
O primeiro é a sua facilidade de conduzir, agilidade, suspensões aptas as estradas urbanas portuguesas e uma versatilidade que te permitem continuar a explorar mesmo quando o asfalto acaba.
O único inconveniente é que não existe muita oferta no mercado de usados.
Ainda sobre este modelo, existe um recall activo para um problema num carreto na caixa para os modelos de 19 e 20. Fora isso, e no que refere aos modelos de outros anos, é uma mota à proba de bala.

No mercado de usados, para além das velhinhas 250 japonesas, o que mais vais encontrar é o que já enunciaste, motos de fabrico chinês a preço de saldo cuja fiabilidade sempre foi questionada...

Boa sorte!
Responder
#3

A CRF250L é a chamada naked/desportiva BTT.
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#4

(29-06-2020 às 04:12)LoneRider Escreveu:  Acho que o teu pai falhou em alguma coisa, ou então tu não lhe dás muito ouvidos...

Estar atento ao mercado é bom, mas uma coisa de cada vez.

Primeiro a carta.

Fazer 15kms em ambiente urbano, uma 125 chega e se es forreta, é o mesmo que juntar a fome com a vontade de comer, porque mais económico é impossível.

Contudo, se queres passear, uma 125 tende a não ser a melhor opção assim que aumenta o raio de acção além dos 40/50kms.
Subir de cilindrada é a solução e as 250/300 talvez sejam as que melhor te convenham.

Eu recomendaria uma CRF250L por vários motivos.
O primeiro é a sua facilidade de conduzir, agilidade, suspensões aptas as estradas urbanas portuguesas e uma versatilidade que te permitem continuar a explorar mesmo quando o asfalto acaba.
O único inconveniente é que não existe muita oferta no mercado de usados.
Ainda sobre este modelo, existe um recall activo para um problema num carreto na caixa para os modelos de 19 e 20. Fora isso, e no que refere aos modelos de outros anos, é uma mota à proba de bala.

No mercado de usados, para além das velhinhas 250 japonesas, o que mais vais encontrar é o que já enunciaste, motos de fabrico chinês a preço de saldo cuja fiabilidade sempre foi questionada...

Boa sorte!


Boa tarde, obrigado pela resposta smile
Sim, inicialmente estavamos a pensar em 50cc pq não tinha de tirar carta mas rapidamente ia querer fazer um upgrade porque tendo o "brinquedo novo", vamos querer sempre ir mais além e a 250cc é mesmo a pensar nisso. Eu digo 250cc porque são as que chegam facilmente aos 130km/h sem se engasgarem, a não ser que haja um modelo 125 que seja o contrário, por isso é que estou aqui a pedir ajuda.

Quanto à CRF250L, fui ao Google e nova já é um pouco cara. Usada eu não sei qual é o limite de KM feitos que devo comprar, o ano e etc, o meu pai não acha muita piada a motas já com mais de 7/8 anos. Isso para mim é recente mas estou a comparar com carros e motas parece-me ser um mundo diferente.
Ah, e em termos estéticos não acho muita piada pois faz-me lembrar motas de motocross e eu não gosto muito.
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#5

(29-06-2020 às 07:51)gonzas Escreveu:  A CRF250L é a chamada naked/desportiva BTT.

Sim, foi o que a mesma sugestão que o comentário acima mas eu em termos estéticos honestamente não gosto muito, faz-me lembrar uma mota de motocross :/
Eu já sei que em estética para mim é importante, vai ser a minha bebe ahahaha
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#6

E parece-te bem. É mesmo de cross. Eu estava a meter-me com o Lonerider smile
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#7

Qual é o estilo de mota que gostas?

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#8

Cara.... Tem sempre opções de bicilindricas de pequena CC. Virago 250 por exemplo. Uma moto mais antiga mas bem fiavel que a longas distâncias não deve te cansar por ser uma cruiser. Gs 500 tbm, há bastantes dessas no mercado de usados. Os modelos de 2000 pra frente são mais jeitoso. Ronda os 2000-2500€.

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