[Primeira mota] Cb 500?
#1

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A2
- Altura: 1,76
- Peso: 70KG
- Idade:22
- Pendura (S/N): Sim
- Será 1ª moto (S/N): sim

MOTO

- Estilo preferido: Naked
- Custo (em euro): 1500 € Max : 2,500 €
- Nova/Usada: Usada

PERCURSO

- Regularidade (diário):
- Tipo de estrada: Cidade e Vias Rápidas
- Numero aproximado de KM:  30 km por dia +/-

RESUMO:
 
Boas a todos, Chamo-me Rui tenho 22 anos, quero adquirir a minha primeira mota.
Tendo em conta que sou novo no mundo das motas e tendo carta A2 que mota aconselham? estava inclinado para um cb 500 alguem que tenha uma que possa dar opiniões ? ou até mesmo recomendar outra.
Pretendo uma mota que não gaste absurdos e que não tenha um dificuldade grande de se conduzir visto que sou novo no mundo das motas. 
Alguém que conheça bem da cb 500 que me possa falar um pouco da mota ? .
Obrigado
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#2

Boas

Além dessa tens as SV650 também limitadas A2 desses anos que procuras. Entre uma e outra, é uma questão de gosto, porque são as duas boas motas para iniciação a este mundo.

Boa sorte
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#3

(29-01-2020 às 21:59)Velasquez87 Escreveu:  Boas

Além dessa tens as SV650 também limitadas A2 desses anos que procuras. Entre uma e outra, é uma questão de gosto, porque são as duas boas motas para iniciação a este mundo.

Boa sorte
Obrigado pela sugestão irei ver.
Responder
#4

Boas! Tenho uma cb 500 e posso te dizer que é uma excelente opção para quem está a começar!

Anda bem, é contida no consumos se nao andares com as rotações la no alto e é levezinha o que faz com que curve bastante bem!

É uma naked e como tal nao oferece ponta de protecção contra o vento, se gostas de velocidade nao aconselho esta mota porque acima dos 120km torna-se penoso, especialmente se nao tiveres o vento a favor! Se quiseres fazer viagens grandes e andar rápido quando for preciso, nao é de certo a melhor a opção. Ela andar, anda, até bem demais para uma 500, nao tem é condições para andar a velocidades altas durante muito tempo.

É 2 cilindros e vibra um pouco quando se anda com a rotação muito baixa, alias tem aquele típico bater do motor se meteres a mudança errada a baixa velocidade, acima das 4 mil rotações é que ela gosta de andar!
Responder
#5

(29-01-2020 às 23:40)Nfilipe Escreveu:  Boas! Tenho uma cb 500 e posso te dizer que é uma excelente opção para quem está a começar!

Anda bem, é contida no consumos se nao andares com as rotações la no alto e é levezinha o que faz com que curve bastante bem!

É uma naked e como tal nao oferece ponta de protecção contra o vento, se gostas de velocidade nao aconselho esta mota porque acima dos 120km torna-se penoso, especialmente se nao tiveres o vento a favor! Se quiseres fazer viagens grandes e andar rápido quando for preciso, nao é de certo a melhor a opção. Ela andar, anda, até bem demais para uma 500, nao tem é condições para andar a velocidades altas durante muito tempo.

É 2 cilindros e vibra um pouco quando se anda com a rotação muito baixa, alias tem aquele típico bater do motor se meteres a mudança errada a baixa velocidade, acima das 4 mil rotações é que ela gosta de andar!

muito obrigado pelos conselhos e dicas, acho que vou mesmo para uma cb, vou tentar achar alguma em condições.
andar muito rápido não pretendo também visto que vou iniciar agora no mundo das motas por isso quem sabe mais tarde .
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#6

Com o teu orçamento de 2500€, é se conseguisses meter mais 300 ou 500€, consegues encontrar suzuki gsf650, que são bem melhores que a cb.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#7

Nelson qualquer 600 é melhor que a cb, talvez tirando a yamaha diversion antiga e honda ntv.

Outra vantagem da cb é o selo e seguro bem barato.

Mas para dar 2000 mil tb n dava para uma cb, mais 500 paus ja da para uma suzuki Sv ou bandit.
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#8

Tive uma CB500! Mota honesta, robusta e ultra-fiável. Vendida por mim, em 2007, com 123 mil km e "revendida" mais tarde no mercado de usados no OLX com 32 mil (de acordo com o anúncio)!!! lol

Durante todo o tempo em que a tive (9 anos), tirando consumíveis, revisões... só me deu chatice com um rectificador de corrente (problema muito comum nas Honda dos 90).

Tem como pontos fortes, precisamente a sua polivalência, qualidade de construção (apesar de não ser muito sofisticada, denota uma excelente qualidade de materiais) e um excelente motor de 58cv, que nunca se cansa. A mota para a cilindrada e potência, mexe-se bem e anda q.b., ao ponto de, tirando AE, não se deixar envergonhar, mesmo por outras maiores e mais potentes.

Como pontos fracos, o mais notado é mesmo a rudimentar suspensão e a travagem, que embora cumpra, deixa uma sensação de falta de mordacidade e segurança. De qualquer forma, nos modelos 1997 adiante já encorporam elementos brembo (bombas e pinças), e mudaram o tensor da corrente de distribuição, que era outros dos handicaps dos modelos iniciais.
O bater do motor em baixas, revelado pelo Nfilipe, típico dos twin, também é algo que realmente, chateia um bocado (só não chatearia se em lugar de dizer Honda, dissesse Ducati no depósito lol ).

Claro que é uma moto utilitária, apresentada em 93 e saída para o mercado em 1994. Está a anos-luz daquilo que se tem actualmente no segmento. Em 1997 sofreu o dito refresh, deixando de ser fabricadas em Tokyo e começando a ser montadas em Itália, na fábrica de Atessa. Imediatamente se percebe pela adopção do disco traseiro e outros pequenos pormenores mais, que se materiam intocados, mudando apenas as variantes cromáticas, durante alguns anos, até ser substiuída pela CBF500, nos primeiros anos da década de 2000.

Para quem queira uma mota robusta, fiável e barata... e não tenha grandes pretensões, é uma boa opção. O recurso a ela, para estafetagem e escolas de condução, aonde o uso intensivo é uma predominante, revela todas estas qualidades.
Das utilitárias de média cilindrada, estava no topo das melhores na sua época.

A minha vendi-a, em 2007, como disse por 1750 euros. Achei um preço justo e adequado, face à quilometragem, idade e estado dela (impec.). Curiosamente hoje, 13 anos depois, continuo a vê-las a serem vendidas, por valores no mesmo patamar ou ainda mais. Mas também abaixo desse valores, o que se encontra é mesmo e só sucata.

Qualquer dúvida mais... apita! blink

Edit: Tens também a versão S, com uma semi-carenagme (mais raras por cá), que incrementa um pouco mais de conforto, noutro dos pontos menos positivos... a protecção aerodinâmica.

[Imagem: HONDACB500S-1355_1.jpg]

[Imagem: QKmafvp.png]
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#9

(30-01-2020 às 10:08)carlos-kb Escreveu:  Tive uma CB500! Mota honesta, robusta e ultra-fiável. Vendida por mim, em 2007, com 123 mil km e "revendida" mais tarde no mercado de usados no OLX com 32 mil (de acordo com o anúncio)!!! lol

Durante todo o tempo em que a tive (9 anos), tirando consumíveis, revisões... só me deu chatice com um rectificador de corrente (problema muito comum nas Honda dos 90).

Tem como pontos fortes, precisamente a sua polivalência, qualidade de construção (apesar de não ser muito sofisticada, denota uma excelente qualidade de materiais) e um excelente motor de 58cv, que nunca se cansa. A mota para a cilindrada e potência, mexe-se bem e anda q.b., ao ponto de, tirando AE, não se deixar envergonhar, mesmo por outras maiores e mais potentes.

Como pontos fracos, o mais notado é mesmo a rudimentar suspensão e a travagem, que embora cumpra, deixa uma sensação de falta de mordacidade e segurança. De qualquer forma, nos modelos 1997 adiante já encorporam elementos brembo (bombas e pinças), e mudaram o tensor da corrente de distribuição, que era outros dos handicaps dos modelos iniciais.
O bater do motor em baixas, revelado pelo Nfilipe, típico dos twin, também é algo que realmente, chateia um bocado (só não chatearia se em lugar de dizer Honda, dissesse Ducati no depósito lol ).

Claro que é uma moto utilitária, apresentada em 93 e saída para o mercado em 1994. Está a anos-luz daquilo que se tem actualmente no segmento. Em 1997 sofreu o dito refresh, deixando de ser fabricadas em Tokyo e começando a ser montadas em Itália, na fábrica de Atessa. Imediatamente se percebe pela adopção do disco traseiro e outros pequenos pormenores mais, que se materiam intocados, mudando apenas as variantes cromáticas, durante alguns anos, até ser substiuída pela CBF500, nos primeiros anos da década de 2000.

Para quem queira uma mota robusta, fiável e barata... e não tenha grandes pretensões, é uma boa opção. O recurso a ela, para estafetagem e escolas de condução, aonde o uso intensivo é uma predominante, revela todas estas qualidades.
Das utilitárias de média cilindrada, estava no topo das melhores na sua época.

A minha vendi-a, em 2007, como disse por 1750 euros. Achei um preço justo e adequado, face à quilometragem, idade e estado dela (impec.). Curiosamente hoje, 13 anos depois, continuo a vê-las a serem vendidas, por valores no mesmo patamar ou ainda mais. Mas também abaixo desse valores, o que se encontra é mesmo e só sucata.

Qualquer dúvida mais... apita! blink

Edit: Tens também a versão S, com uma semi-carenagme (mais raras por cá), que incrementa um pouco mais de conforto, noutro dos pontos menos positivos... a protecção aerodinâmica.

[Imagem: HONDACB500S-1355_1.jpg]

Bastante agradecido pelo seu comentário fez-me conhecer muito melhor o tipo de mota que estamos a falar.
De tudo o que ouvi falar dizem sempre que é uma boa mota principalmente para quem está a começar, não é muito violenta etc...
Ja estou decidido em comprar uma agora resta ver algo no mercado que esteja em bom estado .. já me tinham dito também para não dar mais que 2 mil por uma .. até que 2 mil é muito.
portanto espero ter sorte de poder encontrar algo em bom estado e não comprar uma cheia de problemas.
Mais uma vez obrigado pela ajuda, uma questão quando se fala de consumos ? a andar normal e a puxar pela menina, que consumos faz ? 
Cumprimentos
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#10

(29-01-2020 às 23:40)Nfilipe Escreveu:  Boas! Tenho uma cb 500 e posso te dizer que é uma excelente opção para quem está a começar!

Anda bem, é contida no consumos se nao andares com as rotações la no alto e é levezinha o que faz com que curve bastante bem!

É uma naked e como tal nao oferece ponta de protecção contra o vento, se gostas de velocidade nao aconselho esta mota porque acima dos 120km torna-se penoso, especialmente se nao tiveres o vento a favor! Se quiseres fazer viagens grandes e andar rápido quando for preciso, nao é de certo a melhor a opção. Ela andar, anda, até bem demais para uma 500, nao tem é condições para andar a velocidades altas durante muito tempo.

É 2 cilindros e vibra um pouco quando se anda com a rotação muito baixa, alias tem aquele típico bater do motor se meteres a mudança errada a baixa velocidade, acima das 4 mil rotações é que ela gosta de andar!

obrigado por a ajuda ! vou tentar adquirir uma em bom estado. 
Aparenta ser o tipo de mota que procuro no momento.
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