Primeira mota
#1

Colega Paulo Coelho, espero que não se importe que use o excelente modelo que colocou no seu tópico para o meu! 

DONO 

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A
- Altura: 1,83
- Peso: 78 
- Idade: 24
- Pendura (S/N): Não
- Será 1ª moto (S/N): Sim

MOTO 

- Estilo preferido: Desportiva
- Custo (em euro): máximo 3500€
- Nova/Usada: Usada

PERCURSO 

- Regularidade (diario, semanal, mensal): diário a semanal
- Tipo de estrada: Nacional > Cidade> AE
- Numero aproximado de KM: 30km/dia

RESUMO: 

Sou um recém-encartado A, com cerca de 200 000 km de carro em 5 anos de carta B. Tirei a carta numa Ducati Monster 696, na qual me sentia muito confortável, sem problemas nas ações do dia-a-dia. A minha experiência em motociclos resume-seà que adquiri nas aulas de condução. 
Sendo um novato nestas andanças, sinto-me um pouco perdido na altura de procurar a primeira mota. Vou tentar sintetizar as minhas questões:
1) A eterna questão: 600cc ou 250cc para primeira mota? Tendo em conta que o orçamento é limitado, justifica-se a compra de uma mota como a Ninja 250, em detrimento de uma desportiva de 600cc? 
2) Dentro das 600cc... CBR 600RR (2003-2005) / CBR 600F Sport (2001-/) / GSX-R 600 (2003-/) / R6 (2003-2005) ? Qual a mais indicada para o uso que referi, tendo em conta a minha experiência? 

Obrigado desde já pela atenção!
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#2

Sinceramente para primeira mota uma RR não é a melhor escolha. Isso é uma decisão já tomada ou ainda ponderas algo um pouco mais "dócil"? Depois, se vais andar todos os dias e tens percurso de cidade com possível transito que encontres, uma desportiva não vai ser simpática para o fazer. Claro que é possível e existe quem o faça, mas não é uma boa combinação. De todas as que referes a CBR 600F Sport é a menos desportiva e provavelmente a mais confortável. De resto será uma questão de gosto estético/marca pois são bastante equivalentes.

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
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#3

É pá para começar e ganhar experiência eu aconselhava-te uma PR4 e umas amizades com os pinheiros aí da zona.
Depois se aind quiseres uma desportiva qualquer uma serve para te matares....
Achei graça aos 200000km em carro....
Como se os meus mais de 2000000 de km por essas estradas me dessem experiencia para andar de mota.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#4

Talvez uma desportiva não seja a melhor opção, no entanto...o estado dela toda a gente no forum sabe, está dentro do teu orçamento blink lol

[Imagem: Q4ytLI0.jpg]
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#5

michelfpinto, a escolha ainda está numa fase muito precoce... Sou um apaixonado confesso por desportivas, pelo que a minha escolha inicial recairia num modelo de tal tipo. Todavia, como disse, sou um novato nestas andanças... Considero-me um indivíduo "com juízo", que não sonha andar a 200. Gostava, simplesmente, de desfrutar uma boa máquina, de preferência desportiva (por puro gosto pessoal). 
LoneRider, confesso que off-road não me atrai muito... Achas importante a experiência de terra para uso quotidiano? Referi os 200 000 km (que por si só, não são nada de especial), não numa tentativa de me mostrar "crescido", mas porque, na minha opinião, é diferente de não ter qualquer contacto com estada e respetivo código. Não por me fazer melhor ou pior que qualquer outro...
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#6

Eu cada vez estou mais convencido de que a experiência em terra é uma boa forma de afinar o sistema sensorial do ser humano.
A terra permite-te conhecer os teus limites, fazer coisas que não farias na via publica sem perderes a carta, trabalhares com as massas, a gravidade e o equilibrio dinâmico.

O Rod acaba de te oferecer 170cv dr adrenalina mas seguramente tu não te acharias capaz de aceitar. Se tivesses dois meses de pó, lama e uns quantos abraços a pinheiros, estarias muito mais confiante de conduzir um puro sangue como a Rum!!! smile

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#7

O facto é que com uma desportiva a margem de erro não é muito grande, e não são só as velocidades "proibitivas" que as tornam algo exigentes na sua condução. Eu, por exemplo, faço todos os dias estradas com elevado tráfego e sei que não será o veículo mais utilitário para o fazer, no entanto é algo que se consegue fazer.
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#8

Compreendo, LoneRider... Não tinha pensado nas coisas nesse ponto de vista! Vou alargar o meu espetro de escolha. blink
Rod, mesmo em nacionais do interior, com relativamente pouco tráfego?
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#9

Também sou um recém encartado A (cerca de uma semana) e há um mês atrás, quando comprei a mota também andei com a mesma dúvida que tu e fiz bastante pesquisa.

Na minha opinião, ires para uma 250 ou 300 só faz sentido se forem muito importantes os consumos. No entanto os consumos de uma 300 geralmente não ficam muito longe de uma 500 e a 500 ainda anda um bocadinho mais que uma 300. A minha dúvida é se na gama das 500cc existem desportivas... Como o meu objectivo não eram desportivas, não me cheguei a informar sobre isso. No entanto cheguei a ponderar uma CBR300 nova, porque usada ainda não as há.

Acabei por comprar uma mota com 23 anos, uma XJ 600 Diversion. Mas o meu orçamento para usado era 1/3 do teu.

Resposta à tu pergunta: Se os consumos não são muito importantes: 600cc sem dúvida!

XJ 600 Diversion Owner!
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#10

Obrigado, MrOverclock! blink
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