Porque um bom capacete?
#21

Ao escolheres um jet, reduziste significativamente a tua segurança tong
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#22

Eu penso que quando se fala de protecção... todos os que cumprem as normas, estão em igual patamar... depois à medida que se vai subindo nos preços, os materiais em contacto com a pele são de melhor qualidade, mais bem acabados, mais confortáveis, design, decorações que dão trabalho a fazer, etc....

Isto é como ir à feira e comprar uns sapatos em pele com sola de couro... pagas 30€ por uns sapatos de sola de couro e pele, cosidos e tal... depois vais a uma loja que também faz sapatos de pele, cosidos e com sola de couro... mas custam 200€... um gajo anda calçado na mesma... mas a diferença pode ser muito grande no conforto, na ergonimia, no design... e tudo isto tem um preço, que tem de ser pago.

E se assim não fosse... ainda hoje as próprias motos seriam todas iguais... sem inovarem...

Falemos de suspensões... Ohlins... porque são tão caras... porque são melhores?... Falemos de maquinas fotográficas... Leica, serão das melhores.... muitas das marcas têm na sua gama produtos mais caros muitas vezes pela inovação, desenvolvimento que têm integrados, e isso tem de ser pago...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#23

A homologação apenas garante o cumprimento de requisitos mínimos. Daí para a frente existem grandes variações que não têm a ver necessariamente com o preço. A classificação Sharp para é uma referência obrigatória, compro o capacete para andar seguro e não para andar bonito ( se puder ter um seguro e esteticamente bem conseguido a um preço que possa pagar tanto melhor blink.
Só lamento não conhecer outras iniciativas como o Sharp e que este não esteja mais atualizado.

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"
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#24

(09-12-2016 às 17:03)OFFICER Escreveu:  Ao escolheres um jet, reduziste significativamente a tua segurança  tong

Tens a certeza disso!?

O campo de visao que este te permite ter, num ambiente urbano pode ser uma ferramenta util!
Para quer serve ter um capacete xpto, que para o que foi penesado e consebido faz muito bem a sua funçao, mas que pode ser um handicap fora da sua area de uso?

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#25

(09-12-2016 às 18:52)Moto2cool Escreveu:  A homologação apenas garante o cumprimento de requisitos mínimos. Daí para a frente existem grandes variações que não têm a ver necessariamente com o preço. A classificação Sharp para é uma referência obrigatória, compro o capacete para andar seguro e não para andar bonito ( se puder ter um seguro e esteticamente bem conseguido a um preço que possa pagar tanto melhor blink.
Só lamento não conhecer outras iniciativas como o Sharp e que este não esteja mais atualizado.

Eu nao sou anti Sharp, mas sou reticente sobrer a sua isençao!
Depois, nao existe informacao sobre todos os capacetes no site da Sharp, o que pode provocar alguma injustiça no mercado, assim como deixar consumidor mais indeciso ainda!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#26

Os standard para homologação de capacetes aqui, explicados mais ou menos em detalhe, DOT, ECE 22.05 e SNELL, há mais... mas estes são os mais comuns.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#27

Como foi dito em termos de protecção estás a reduzir porque segundo as estatisticas a maioria dos impacto acontece nessa zona:

[Imagem: impact_zones_729.jpg]

Não sei se é as percentagens apresentadas de 1976 ainda estão semelhantes na práctica de hoje com motas com mais do dobro da potência e melhores travões e pneus (como está comentado pela https://en.wikipedia.org/wiki/Hurt_Report ), mas para mim bastou-me, quando tinha 16 anos, ver como ficou um rapaz lá da escola com uma bela ( e GRANDE ) cicatriz na cara por ter aterrado de queixo com um GPA aberto para decidir que isso não é hipótese para mim.

Aliás nunca tive um capacete aberto, sempre integrais: com queixeira e pala na CRM50 e fechado com viseira para as de estrada que se seguiram.

Pela segurança acrescida do pó e insectos não entrarem para a vista ainda hoje prefiro calor e fechado do que porcarias na vista e abertos lol

No entanto na practica tenho tido sorte, logo podia ser parvo e dizer que até hoje podia ter andado de t-shirt e sem capacete pois nunca me fez falta o capacete, luvas, casaco.

Só me fez jeito as botas que me poupavam uma unha negra de um pontapé numa pinha numa brincadeira com sapatos tipo vela LOL e a viseira pela quantidade parva de bicho que fica lá colado ou que por lá batem...
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#28

(09-12-2016 às 19:55)LoneRider Escreveu:  
(09-12-2016 às 18:52)Moto2cool Escreveu:  A homologação apenas garante o cumprimento de requisitos mínimos. Daí para a frente existem grandes variações que não têm a ver necessariamente com o preço. A classificação Sharp para é uma referência obrigatória, compro o capacete para andar seguro e não para andar bonito ( se puder ter um seguro e esteticamente bem conseguido a um preço que possa pagar tanto melhor blink.
Só lamento não conhecer outras iniciativas como o Sharp e que este não esteja mais atualizado.

Eu nao sou anti Sharp, mas sou reticente sobrer a sua isençao!
Depois, nao existe informacao sobre todos os capacetes no site da Sharp, o que pode provocar alguma injustiça no mercado, assim como deixar consumidor mais indeciso ainda!
É verdade. Seria bem melhor que houvesse mais uma ou duas entidades avaliadoras. O monopólio sempre foi um mau princípio. E também é verdade que a falta de atualização leva a que muitos modelos bem vistos no mercado não mereçam este critério.

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"
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#29

(09-12-2016 às 19:52)LoneRider Escreveu:  Tens a certeza disso!?

O campo de visao que este te permite ter, num ambiente urbano pode ser uma ferramenta util!
Para quer serve ter um capacete xpto, que para o que foi penesado e consebido faz muito bem a sua funçao, mas que pode ser um handicap fora da sua area de uso?

Porque esses Jet são "minas de ouro" para os dentistas e fabricantes de próteses dentárias? blink

[Imagem: wrong-bike.jpg]
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#30

Os testes sharp são feitos por uma entidade publica Inglesa de forma a que os motociclista possam fazer uma escolha mais informada. Tenho pena que não testem todos os capacetes à venda no mercado, mas já fazem um belo trabalho. Agora obviamente que o não ter testes tem-se menos informação sobre um determinado capacete.
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