Por um amigo.
#11

(23-06-2020 às 15:36)carlos-kb Escreveu:  
(23-06-2020 às 13:03)2low Escreveu:  A questão pertinente é se nestes casos, o proprietário colocou correctamente a topcase nos encaixes ou se existe algum erro de projecto dos mesmos ou incapacidade fisica destes em aguentarem todo o fluxo de ar decorrente dos excessos de velocidade...

A questão pertinente no (meu) caso foi mesmo a top-case OEM da BMW, cujo fabrico era Shad, o plástico ABS daquilo não valia um caralho, e com o uso normal, ressequiu e estalou pela base.
Em andamento (e nem ia muito depressa), apanhei uma depressão na estrada, a base cedeu pela fissura, deformou, levando ao desencaixe das garras... saltando fora da rack. A questão é que me havia dado conta que a base estava a "abrir", e já andava precavido. Não foi difícil aperceber-me do momento em que ela "ganhou asas" (para além do ruído que aquilo fez no momento em que se soltou).

Ainda deu para parar, apanhá-la da berma e voltar a encaixá-la, até chegar a casa. Aqui o estado em que ficou:

[Imagem: xv5cvHi.jpg]

A BMW entretanto deve ter dado conta da bela merda que era este material Shad, o que não se ajustava aos 450 paus que pediam por ela. Aliás, uma pesquisa rápida na net e dava para nos apercebemos facilmente de muita gente a queixar-se do mesmo, mesmo em outras malas / top cases BMW made by Shad. Tanto que a BMW mudou de fabricante, para a JHDA, um fabricante e fornecedor de componentes plásticos para a indústria automóvel.

Quanto às "velocidades" e pesos limite de acessórios para bagagem, isso são outros "quinhentos". Mas por norma têm em cima um belo factor "cagaço", por parte das marcas (digo-o por experiência própria angel). Até porque se assim não fosse, decerto que haveria sempre um esperto qualquer a queixar-se que andou a 280Km/h com uma bigorna lá dentro, e a top case não aguentou! lol

450€ por um bau da Shad?!
É que por pouco mais (~490€) a Benelli está actualmente a "oferecer" na sua TRK502 a topcase e as malas laterais...

Chiça... a BMW às vezes estica-se... Ainda por mais com produtos que não são fabricados por eles e sem o próprio controlo de qualidade...
Ou a BMW estava a colocar um "royalty" enorme em cima ou a Shad acabou por ter de aguentar à bronca...

Bem... bigorna até imaginava que pudesses ter e com o estado que a tua topcase ficou, fico é intrigado como conseguiste dar tanto naquela motoreta...
lol beer nice
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#12

(23-06-2020 às 23:08)2low Escreveu:  450€ por um bau da Shad?!
É que por pouco mais (~490€) a Benelli está actualmente a "oferecer" na sua TRK502 a topcase e as malas laterais...

A Shad é só quem os fabricava para a BMW em regime OEM. E só sabias que era Shad pela pequena indicação no interior, porque era comercializado como material stock BMW, com "part number", logotipos BMW e respectivos canhões programados para a chave da mota. O preço andaria por aí, tanto que eu dei cerca de 300 paus, quando comprei outro (já da JDEHA) para substituir aquele partido, com um bom desconto, numa Motoshow da FIL.

[Imagem: SiTIqy4.jpg]

O par de sport panniers laterais ficava-te por uns "módicos" 700.

Aproveita a promo da Benelli e monta-os na tua cuequinha. Pode ser que esses ao menos não te façam partir o sub-quadro novamente! blink

(23-06-2020 às 23:08)2low Escreveu:  Chiça... a BMW às vezes estica-se... Ainda por mais com produtos que não são fabricados por eles e sem o próprio controlo de qualidade...
Ou a BMW estava a colocar um "royalty" enorme em cima ou a Shad acabou por ter de aguentar à bronca...

A BMW não fabrica acessórios de bagagem. Serve-se de outros fabricantes para produzir o seu material OEM (Original Equipment Manufacturer) com o respectivo branding e "part number". É normal que os preços sejam carregados, pois é material específico e "não universal", para os seus sistemas de fixação, sem recorrer a suportes (inestéticos) adicionais.

É totalmente diferente disto... que basta abrires o site da Shad para os encontrares lá.

[Imagem: vusZ1PO.png]

Se achas caro, nem te digo quanto custa(ra)m (preço tabela) o par de malas stock que tenho na minha traineira. Tinhas um enfarte de miocárdio. E também me fizeram um bom desconto face a esse mesmo preço de tabela.

(23-06-2020 às 23:08)2low Escreveu:  Bem... bigorna até imaginava que pudesses ter e com o estado que a tua topcase ficou, fico é intrigado como conseguiste dar tanto naquela motoreta...

Como disse, quando me saltou a top case, na F800ST, nem ia propriamente depressa e já estava precavido, pois sabia o que se estava a passar com a top case e a eminência daquilo que acabou a acontecer. Talvez por isso não a perdi.

Mas as indicações de velocidade e peso máximos é verdade que têm um bom factor "cagaço", precisamente para ilibar as marcas de algo que corra menos bem, em caso de excesso do seu utilizador. Mas é comum terem indicações de velocidades max. entre 130 a 160 Km/h e peso max. até 10 kg.
Curiosamente na VFragata, ainda há uns tempos ia acima da cifra dos 2xx em AE quando me lembrei, que levava as malas laterais carregadas. Abrandei, levantei-me um pouco e olhei aos espelhos.... felizmente ainda lá estavam (bem) agarradas! Por isso digo que o factor "cagaço" daquelas indicações deve ser grande.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#13

(24-06-2020 às 06:44)carlos-kb Escreveu:  Como disse, quando me saltou a top case, na F800ST, nem ia propriamente depressa e já estava precavido, pois sabia o que se estava a passar com a top case e a eminência daquilo que acabou a acontecer. Talvez por isso não a perdi.

Mas as indicações de velocidade e peso máximos é verdade que têm um bom factor "cagaço", precisamente para ilibar as marcas de algo que corra menos bem, em caso de excesso do seu utilizador. Mas é comum terem indicações de velocidades max. entre 130 a 160 Km/h e peso max. até 10 kg.
Curiosamente na VFragata, ainda há uns tempos ia acima da cifra dos 2xx em AE quando me lembrei, que levava as malas laterais carregadas. Abrandei, levantei-me um pouco e olhei aos espelhos.... felizmente ainda lá estavam (bem) agarradas! Por isso digo que o factor "cagaço" daquelas indicações deve ser grande.

Eu acho que o fator de cagaço é um fator bem elevado. Já fiz várias viagens com a Tracer, sozinho, com pendura, com as 3 malas vazias e com qualquer coisa e nunca tive problemas excepto pela natural instabilidade que as malinhas dão em velocidades superiores a 200kmhs, como por exemplo notares qualquer camião mesmo que não o vejas pelo vento que faz e causa instabilidade na mota.

Mas perder malas nunca, e há certas AEs que não consigo fazer abaixo do máximo que a mota dá - que não é muito - como a A8

Ditadura dos Flocos de Neve
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#14

Reconheço o feio que é uma topcase... mas o jeito que dá... depois de bem pesado.... não sei não....

Na minha BMW R850R o top case estava aparafusado ao suporte... as laterais tinham os encaixes normais... nunca sairam em andamento... mas saíram uma vez parada... estava mal encaixada... tinham acabado de ser pintadas... dasse... puta de sorte...
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#15

(24-06-2020 às 06:44)carlos-kb Escreveu:  
(23-06-2020 às 23:08)2low Escreveu:  450€ por um bau da Shad?!
É que por pouco mais (~490€) a Benelli está actualmente a "oferecer" na sua TRK502 a topcase e as malas laterais...

A Shad é só quem os fabricava para a BMW em regime OEM. E só sabias que era Shad pela pequena indicação no interior, porque era comercializado como material stock BMW, com "part number", logotipos BMW e respectivos canhões programados para a chave da mota. O preço andaria por aí, tanto que eu dei cerca de 300 paus, quando comprei outro (já da JDEHA) para substituir aquele partido, com um bom desconto, numa Motoshow da FIL.

[Imagem: SiTIqy4.jpg]

O par de sport panniers laterais ficava-te por uns "módicos" 700.

Aproveita a promo da Benelli e monta-os na tua cuequinha. Pode ser que esses ao menos não te façam partir o sub-quadro novamente! blink
(23-06-2020 às 23:08)2low Escreveu:  Chiça... a BMW às vezes estica-se... Ainda por mais com produtos que não são fabricados por eles e sem o próprio controlo de qualidade...
Ou a BMW estava a colocar um "royalty" enorme em cima ou a Shad acabou por ter de aguentar à bronca...

A BMW não fabrica acessórios de bagagem. Serve-se de outros fabricantes para produzir o seu material OEM (Original Equipment Manufacturer) com o respectivo branding e "part number". É normal que os preços sejam carregados, pois é material específico e "não universal", para os seus sistemas de fixação, sem recorrer a suportes (inestéticos) adicionais.

É totalmente diferente disto... que basta abrires o site da Shad para os encontrares lá.

[Imagem: vusZ1PO.png]

Se achas caro, nem te digo quanto custa(ra)m (preço tabela) o par de malas stock que tenho na minha traineira. Tinhas um enfarte de miocárdio. E também me fizeram um bom desconto face a esse mesmo preço de tabela.
(23-06-2020 às 23:08)2low Escreveu:  Bem... bigorna até imaginava que pudesses ter e com o estado que a tua topcase ficou, fico é intrigado como conseguiste dar tanto naquela motoreta...

Como disse, quando me saltou a top case, na F800ST, nem ia propriamente depressa e já estava precavido, pois sabia o que se estava a passar com a top case e a eminência daquilo que acabou a acontecer. Talvez por isso não a perdi.

Mas as indicações de velocidade e peso máximos é verdade que têm um bom factor "cagaço", precisamente para ilibar as marcas de algo que corra menos bem, em caso de excesso do seu utilizador. Mas é comum terem indicações de velocidades max. entre 130 a 160 Km/h e peso max. até 10 kg.
Curiosamente na VFragata, ainda há uns tempos ia acima da cifra dos 2xx em AE quando me lembrei, que levava as malas laterais carregadas. Abrandei, levantei-me um pouco e olhei aos espelhos.... felizmente ainda lá estavam (bem) agarradas! Por isso digo que o factor "cagaço" daquelas indicações deve ser grande.


No meu caso, nada como fazer o trabalho que a Triumph não fez ou não quis fazer...
[Imagem: P81004-182851.jpg]
[Imagem: P81005-003429.jpg]
O meu mecânico garante que esta subframe nunca mais parte. Já lá vão 2 anos sem ceder. [reforço com chapa de alumínio de 1cm espessura]
Mas não vá o diabo tecê-las... Com topcase não passo dos 140/150kmh excepto alguma ultrapassagem ou necessidade momentânea de adrenalina e mesmo acima de 200 não voltei a ter qualquer problema.
Já as malas em particular, não têm problemas excepto que mesmo sem nada lá dentro são um peso enorme... mas esteticamente não encontraria algo melhor que as da própria marca.
A curiosidade é que a Triumph regulou-se pela velocidade máxima inferior: "speeds up to 130kmh" tal o cagaço...
Nisso ao menos tiveram o devido receio tal o produto que sabiam que estavam a vender...
Mas claramente que esta moto não foi desenhada sequer para ter malas laterais, apesar destas não darem chatices...

Já na tua ex-moto, a BMW reverteu o factor de cagaço sem contudo corresponder à realidade - um facto grave para a marca.

MAS Eu nunca tinha comprado topcase e malas laterais excepto no final de 2017 que quando as comprei vinha com a moto atrás e pelo preço que paguei não sei se terá sido tão caro para me fazer arrebentar o miocárdio... lol

E sobre a "cuequinha", sem ser esta questão do subframe e do rectificador de corrente, sendo ambos os problemas recorrentes do modelo, não tenho razão de qualquer queixa da mesma - é colocar gasolina (98) e andar... já andei mais em 2 anos com esta que os últimos 4 anos da anterior moto... pronto... admito que é difícil de atracar em alguns portos mas como é para andar mais em alto mar... bigsmile

Já ali o outro miúdo, mesmo que pareça que esteja tudo bem, nada como uma verificação de tempos em tempos...
Tanto que uma moto que até necessita que se substitua uma data de equipamentos para ficar porreira, não acredito que tenha sido reforçada de tal maneira que suporte velocidades tão elevadas...
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#16

Belas soldaduras... também gostava muito de ter uma AC/DC pulsada... divertia-me à grande...
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#17

Faz-me impressão é como a Triumph, nessa Sprint (que até é uma assumida sport-tourer), tem uma linha de malas laterais / topcase OEM, mas nada fez para as integrar no desenho da mota, tendo de recorrer a esses inestéticos "andaimes" laterais e a essa "mesa de esplanada", ficando com esse ar de acrescento. sad

Puro descuido do departamento de design... ou então não se lembraram a tempo «- Epa, isto como sport-tourer, até dava jeito poder montar umas malinhas para o pessoal viajar com ela. Mas já temos o projecto "fechado"! S'a foda... leva aqui com umas armações laterais e siga!» wtf

[Imagem: QKmafvp.png]
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#18

Nem todos podemos ter sorte com as motas... Há alguns que é só meter gasolina e andar, dá garagem para a oficina. É só um problema aqui, um problema acolá, um subframe partido aqui, um bobine esturricada acolá...

Mas quem faz meia dúzia de kms tb não é problemático as motas serem um poço de problemas. Fodido era eu que faço ainda alguns kms e sempre no aço chegar ao fim de 300, 500 ou 700kms com o motor partido. Felizmente tenho tido sorte.

Ditadura dos Flocos de Neve
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