01-04-2019 às 23:59
(Mensagem modificada pela última vez: 03-04-2019 às 14:49 por marco.clara.)
O último dos quatro grandes nomes nipónicos fundadores do mundo das motas, Kawasaki Shozo. Mais um percursor indireto de uma das grandes marcas de motas dos dias de hoje, que começou por desenvolver um negócio industrial focado noutros setores que pouco ou nada tinham que ver com motas.
Fonte: ResearchPedia.info
Citar:Kawasaki Shozo, fundador da Kawasaki Heavy Industries nasceu em 2 de dezembro de 1837 em Kagoshima, Japão. Pertencia a uma família de um comerciante. O seu pai era um comerciante de quimonos. Na tenra idade de apenas dezassete anos, entrou no mundo dos negócios como comerciante também. Começou a negociar em Nagasaki da rota marítima porque Nagasaki era o único lugar em todo o Japão que estava aberto para o Ocidente.
Depois disso, aos vinte e sete anos de idade, iniciou outro negócio de transporte em Osaka, que fracassou devido a uma tempestade que atingiu o seu navio de carga e o afundou naquela tempestade.
Após o fracasso de seu próprio negócio, juntou-se a uma empresa de açúcar em 1869, que lidava com o açúcar das Ilhas Ryukyu. Essa empresa foi fundada por um samurai chamado Kagoshima. Trabalhou bastante e tornou-se um investigador. Pesquisou, a pedido do Ministério das Finanças, sobre a rota marítima e o açúcar das ilhas de Ryukyu.
Obteve sucesso na sua pesquisa e tornou-se vice-presidente executivo do governo do Japão, em 1894. A partir dessa nomeação, ele conseguiu abrir uma rota comercial direta entre as ilhas de açúcar e o continente do Japão, em Ryukyu.
Fundador da Kawasaki Heavy Industries Limited (KHI)
Quando estava envolvido nas viagens, ganhou tanta experiência de rotas marítimas com outros tantos acidentes e viagens de sucesso na sua vida. Também ganhou experiência de navios, e que tipo de navios são bons para viagens ou maus para viajar por cada rota marítima. Sua confiança em navios oceânicos ocidentais aumentou, pois observou que esses navios eram muito mais confiáveis do que os navios do Japão e que eles também eram estáveis e mais rápidos do que os navios japoneses. Isso desenvolveu um interesse seu sobre a fabricação de navios e sua indústria. Abriu uma indústria de construção naval com a ajuda do vice-ministro das Finanças, Matsukata Masayoshi, nas terras emprestadas do governo daquela província. Esse ministro ajudou-o por causa da mesma residência provincial de ambos. Abriu a empresa com o nome de Kawasaki Tsukiji Shipyard e fundou no mês de abril de 1876. A terra que ele emprestou estava do lado do rio Sumida-gawa em Tóquio. Essa empresa foi um passo importante para ele como um construtor naval.
![]()
A formação do Estaleiro Kawasaki Tsukiji em Tóquio, Japão, foi a fase inicial da formação da Kavasaki Heavy Industries, Ltd. Essa empresa foi posteriormente renomeada depois de dezoito anos de sua formação em 1896. Foi renomeada para Kawasaki Heavy Industries Ltd e então incorporada com a Kawasaki Dockyard Co., Ltd.
Kawasaki Heavy Industries Limited (KHI)
A Kawasaki Heavy Industries Limited (KHI) é uma empresa multinacional do Japão na área de fabricação de veículos, navios e automóveis. Tem duas filiais, uma é baseada em Chuo-ku, Kobe e a segunda em Minato, Tóquio. O seu nome é baseado no nome de seu fundador Shozo Kawasaki, este nome não tem nada a ver com a cidade chamada Kawasaki.
Foi inicialmente criada como uma empresa de construção de navios, mas à medida que o tempo passou, expandiu seus campos de fabricação e entrou no ramo de construção de motas e outros veículos. Suas subsidiárias estão envolvidas na fabricação de navios, embarcações pessoais, tratores, plantas industriais, trens, equipamentos aeroespaciais e outros pequenos motores. É também membro de cinco grandes empresas do Japão envolvidas na fabricação de peças da aeronave 777x da Boeing.
Morte
Morreu em 2 de dezembro de 1912. Seu dia de nascimento e morte é o mesmo. Era conhecido como grande industrial e um eficiente construtor naval na história do Japão. Serviu seu país no Japão através de sua empresa, construindo navios e veículos para os militares do Japão.
Fonte: ResearchPedia.info