PERDA TOTAL (DÚVIDA)
#1

Alguém pode me explicar da melhor maneira possível o que é considerado perda total num acidente de moto, o que supostamente é necessário acontecer para que seja considerado perda total da mota?
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#2

Basicamente não ser tecnicamente reparável, ou que o valor de reparação seja superior ao valor da mota(ou qualquer outro veículo)
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#3

Basicamente um acidente em que a mota nunca mais será mota, só servirá para peças quanto muito.

Não me digas que espetaste a r3
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#4

(29-12-2016 às 00:13)Fz1000 Escreveu:  Basicamente um acidente em que a mota nunca mais será mota, só servirá para peças quanto muito.

Não me digas que espetaste a r3

Achas!!! Minha R3 está impecável!! Era uma dúvida que eu tinha, no caso se considerarem a mota como perda total ela não é reparada?ou depende ?
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#5

Se a perda é total por definição não pode ser reparada, ou como disse o Luís, não é rentável.
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#6

(29-12-2016 às 00:00)jhonathan97 Escreveu:  Alguém pode me explicar da melhor maneira possível o que é considerado perda total num acidente de moto, o que supostamente é necessário acontecer para que seja considerado perda total da mota?

Aos olhos das seguradoras qualquer veículo independentemente do seu estado corresponde a um valor monetário conforme a data de fabrico.
Esses valores são definidos por uma multinacional que realiza estes trabalhos de avaliação para os mais diversos mercados.

Esta informação é paga. E como tal, só quem precisa de ter noção da desvalorização dos veículos compra esses dados.
As seguradoras, por exemplo.

Um truque para ter uma ideia do valor venal dum veículo costuma ser a simulações online, nomeadamente a da Logo..  smile
Normalmente o valor venal aplica-se ao valor do capital seguro.

[Imagem: eurotax3_zpsmuv6vaqj.png]

A partir desta simulação dá para perceber que para as seguradas, o valor da moto em questão é cerca de 6850 EUR.
Cerca de 3100 euros menos do que o valor que custou nova, há cerca de ano e meio atrás!

Perante uma situação de acidente é efectuada uma peritagem, em que são avaliados os danos e custos de reparação.
Caso o outro condutor envolvido seja apurado responsável, estes 6850 são o tecto máximo para a reparação do veículo.
Se o orçamento de reparação superar este valor, o veículo é considerado como perda total.

Numa situação de perda total, é definido um valor para o salvado.
E esse valor é deduzido ao valor do capital seguro.

Ou seja, se na peritagem considerassem que o salvado valia 2000 euros... a seguradora pagaria apenas 4850 EUR.

Algumas seguradores retomam o salvado pelo preço da avaliação.
Mas cada vez mais, sobretudo estas low cost online, deixam nas mãos do cliente o que fazer com ele.
Muita gente acaba por reparar o salvado com o que tem. Muita gente consegue vender o salvado a uma oficina e meses depois a moto surge "como nova" no standvirtual. Outros optam por abater a matricula e vender os restos no olx.


Seja como for, um acidente é SEMPRE um prejuízo.
Sobretudo para quem tem motos antigas e bastante estimadas, cujo valor venal por vezes chega a ser nulo a ponto da indemnização dificilmente dar para ir buscar outra igual no mesmo estado.
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#7

(29-12-2016 às 02:33)dfelix Escreveu:  
(29-12-2016 às 00:00)jhonathan97 Escreveu:  Alguém pode me explicar da melhor maneira possível o que é considerado perda total num acidente de moto, o que supostamente é necessário acontecer para que seja considerado perda total da mota?

Aos olhos das seguradoras qualquer veículo independentemente do seu estado corresponde a um valor monetário conforme a data de fabrico.
Esses valores são definidos por uma multinacional que realiza estes trabalhos de avaliação para os mais diversos mercados.

Esta informação é paga. E como tal, só quem precisa de ter noção da desvalorização dos veículos compra esses dados.
As seguradoras, por exemplo.

Um truque para ter uma ideia do valor venal dum veículo costuma ser a simulações online, nomeadamente a da Logo..  smile
Normalmente o valor venal aplica-se ao valor do capital seguro.

[Imagem: eurotax3_zpsmuv6vaqj.png]

A partir desta simulação dá para perceber que para as seguradas, o valor da moto em questão é cerca de 6850 EUR.
Cerca de 3100 euros menos do que o valor que custou nova, há cerca de ano e meio atrás!

Perante uma situação de acidente é efectuada uma peritagem, em que são avaliados os danos e custos de reparação.
Caso o outro condutor envolvido seja apurado responsável, estes 6850 são o tecto máximo para a reparação do veículo.
Se o orçamento de reparação superar este valor, o veículo é considerado como perda total.

Numa situação de perda total, é definido um valor para o salvado.
E esse valor é deduzido ao valor do capital seguro.

Ou seja, se na peritagem considerassem que o salvado valia 2000 euros... a seguradora pagaria apenas 4850 EUR.

Algumas seguradores retomam o salvado pelo preço da avaliação.
Mas cada vez mais, sobretudo estas low cost online, deixam nas mãos do cliente o que fazer com ele.
Muita gente acaba por reparar o salvado com o que tem. Muita gente consegue vender o salvado a uma oficina e meses depois a moto surge "como nova" no standvirtual. Outros optam por abater a matricula e vender os restos no olx.


Seja como for, um acidente é SEMPRE um prejuízo.
Sobretudo para quem tem motos antigas e bastante estimadas, cujo valor venal por vezes chega a ser nulo a ponto da indemnização dificilmente dar para ir buscar outra igual no mesmo estado.

Ora muito obrigado! Era uma dúvida que eu tinha, e no caso da mota ser "reparada" pela seguradora ela volta a "0km" digamos assim..? Porque se for reparada eles reparam tudo que foi danificado no caso
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#8

A legislação em vigor, que define o que é perda total, é esta: http://www.asf.com.pt/NR/exeres/079AA870...B0115B.htm

Tudo o resto é especulação.

Citar:O que significa “perda total”?


Quando ocorre um acidente, o veículo pode sofrer danos parciais, que podem ser reparados ou sofrer danos tão graves que o veículo se considera em situação de perda total. Nesta situação, em vez do veículo ser reparado, o lesado é indemnizado em dinheiro.

Existe perda total se:

-o veículo desapareceu ou foi totalmente destruído;
-o veículo sofreu danos que não podem ou não devem ser reparados, por colocarem em causa as suas condições de segurança;
-no caso de veículos com menos de dois anos, o custo estimado para a reparação dos danos, somado ao valor do veículo no estado em que ficou após o acidente (o valor do salvado), ultrapassa os 100% do valor pelo qual poderia ser substituído antes do acidente ( valor venal);
-no caso de veículos com mais de dois anos, o custo estimado para a reparação dos danos, somado ao valor do veículo no estado em que ficou após o acidente, ultrapassa os 120% do valor pelo qual o veículo poderia ser substituído antes do acidente.
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#9

E o valor da moto que sofreu perda total e foi reparada pode ser prejudicado numa venda? ou isso não implica em nada?
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#10

(29-12-2016 às 10:46)jhonathan97 Escreveu:  E o valor da moto que sofreu perda total e foi reparada pode ser prejudicado numa venda? ou isso não implica em nada?

A "perda total" é uma designação meramente administrativa.

Se não houver abate do salvado, acaba por ser uma reparação perfeitamente normal.
A moto volta a circular e o mundo continua igual.

A moto valerá, como qualquer outra, o que estiverem dispostos a pagar por ela.
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