Mensagem de moderação
Esta era uma partida do dia 1 de abril
Boas....
A BMW parece que vai fazer evoluír os seus motores, referentes às gamas F e R. Tendo actualmente uma "F", e sendo a "R" uma das mais fortes opções de futuro, fico satisfeito.
Vamos a ver o que virá aí.... mas a ter um boxer de 4 cilindros e um triple nas "F".... excelente!
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BMW desenvolve novos motores para as series R e F
31/03/2016
Tiago Teixeira
Em Munique, na sede do construtor germânico, foi desvendado em press-release, que se está a trabalhar afincadamente no desenvolvimento de duas novas unidades motrizes, que irão revolucionar a gama das séries R e F, naqueles que serão os futuros sucessores dos actuais motores twin que equipam estas duas series da BMW. Virá aí um novo Boxer de 4 cilindros e um novo Inline de 3 cilindros.
O boxer de dois cilindros está presente na história da BMW Motorrad, desde que esta se conhece e é indissociável da mesma. O primeiro modelo saído do génio de Max Friz, a BMW R32, em 1923, já montava aquela que é a concepção de motor há mais tempo presente numa mesma serie de um modelo.
A marca anunciou que está a trabalhar afincadamente em parceria com os italianos da Gilardoni, já na fase final de desenvolvimento do motor boxer de 4 cilindros, que subirá a cilindrada para 1400 centímetros cúbicos, mantendo culassas de 4 válvulas por cilindro e dupla árvore de cames. O novo motor irá ser integralmente refrigerado a água, ao contrário do actual, que usa um sistema misto de refrigeração ar/água.
Estando a actual geração do boxer de 2 cilindros praticamente no seu limite de desenvolvimento, no que concerne a potência e emissões, este novo motor de 4 cilindros, previligiando os melhores atributos da configuração flat twin, que é o seu notável binário a baixos regimes, baixo centro de gravidade e melhor equilíbrio entre componentes móveis do motor, aliará a possibilidade de explorar regimes de rotação mais elevados, sem comprometer a fiabilidade do mesmo, traduzindo-se em números finais mais expressivos, no que concerne a potência e velocidade máxima atingida. O flat four possibilitará potências na casa dos 160cv, face aos 125cv do actual dois cilindros.
Entra ainda a questão das emissões, sendo que o novo motor pensa e anticipa o futuro, estando preparado já para cumprir a norma Euro VI (recorde-se que para as motos acabou de entrar em vigor a norma Euro IV no ínicio de 2016).
Segundo o construtor alemão, a primeira unidade do boxer de 4 cilindros deverá sair já em 2018, aquando da renovação da tourer da serie, a BMW R1200 RT, sendo que passará a desginar-se por R 1400 RT. Até 2020 espera-se que já tenhamos toda a serie R da BMW, uniformizada, montando este novo motor.
Outra das novidades é, nesta senda de renovação das unidades motrizes BMW, a serie F da marca germânica, actualmente montando um twin de 800 de cilindrada, ver também crescer um cilindro, passando a uma configuração de 3 cilindros e aumentando a cubicagem entre 100 a 200 centímetros cúbicos, no seguimento que a Yamaha já possui com o seu Crossplane - CP3.
Este novo triple terá uma configuração dos componentes móveis semelhante ao actual, mantendo a cambota de 360º, biela suplementar e veio de equilíbrio, garantindo uma produção de binário muito interessante para a cilindrada e quase ausência de vibrações. A potência rondará os 120cv e vem também preparado para o cumprimento integral das normas anti-poluição Euro VI. O seu desenvolvimento foi feito em colaboração com austríaca Rotax e a ela será incumbida a respectiva produção, tal como já acontece actualmente com o twin de 800cc.
Fique atento a www.motociclismo.pt para saber todas as novidades destas renovações que estão a ser levadas a cabo, em Munique e que irão alterar a gama BMW para os próximos anos.
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