[Partida 1 de Abril] IPO para motos a partir de Outubro de 2015
#1

Mensagem de moderação
Esta era uma partida do dia 1 de abril thumbsup


Elas estavam prometidas há muito! Ao que parece estarão aí para breve!  mad

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Centros de inspeções preparam as IPO às motos já para 2015

01 de Outubro de 2015 é o dia previsto para que as Inspeções Periódicas Obrigatórias a motociclos arranquem definitivamente em Portugal.

[Imagem: 300812ipomotoh.jpg]

O decreto-lei n.º 144/2012, transpõe para a lei nacional, a directiva comunitária n.º 2009/40/CE, a qual já previa este alargamento das IPO a esta categoria de veículos, tendo sido dado um prazo de 5 anos para que os respetivos governos de cada Estado membro criassem regulamentação específica para o setor.

Em Portugal, faltava apenas sair a Portaria, que já foi ratificada em Conselho de Ministros no passado dia 26 de Março, estando a aguardar apenas ser publicada em Diário da República, coisa que acontecerá já nos próximos dias.
Deste modo foi dado um prazo de 180 dias, ou seja, sensivelmente 6 meses, para que os Centros de Inspeções implementem linhas estruturadas e devidamente equipadas com vista exclusivamente as inspeções de motociclos, bem como procedam à respectiva formação de inspetores. O arranque das mesmas está então previsto para 01 de Outubro de 2015.

As IPO a motociclos abrangerão todos os motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cc. e à semelhança dos automóveis ligeiros de passageiros, serão obrigatórias a partir do quarto ano decorrido sobre a data da primeira matrícula, com periodicidade de dois em dois anos até ao oitavo ano, e a partir daí, anualmente.
Incidirão ainda na observação visual e técnica de todos os componentes originais e regulamentares que serviram de base à sua homologação, sistema de iluminação, pneumáticos, medição de ruído e emissões de gases, bem como verificação dos orgãos de travagem e suspensão, através de equipamentos específicos para motociclos.

As regras de excepção deste diploma são idênticas para os veículos de duas e quatro rodas, estando, assim, isentos os veículos de interesse histórico e os destinados a fins especiais, nos quais se poderão incluir as motos personalizadas, desde que devidamente fundamentado o seu uso exclusivamente em shows e exposições, estando interdito contudo a sua utilização na via pública por meios próprios.

Não perca a próxima edição da sua revista MOTOCICLISMO de Maio para saber mais sobre o alargamento das Inspeções Periódicas Obrigatórias a motos, triciclos e quadriciclos acima dos 250 cc.


fonte

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#2

Vende-se XJ 600 baratinha censored dead
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#3

No carros todos têm de fazer IPO, sem excepções de cilindrada.  dead

Não percebo pois o porquê de serem apenas motas com 250cc ou superiores?! Quando muitas vezes são a motas de baixa cilindrada que andam todas escafiadas e alteradas e são essas as mais poluentes (olhem-se as 50 e 125cc a dois tempos).

Depois, uma 250 normalmente anda pelos 248 / 249cc! Estão abrangidas estas ou serão apenas motos com mais de 251cc?  disapointed

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#4

R1 2002... Vendida
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#5

Com um carro com 16 anos, um com 5 e uma mota com 10, isto quer dizer que vou começar a gastar 90€ por ano em inspeções. Nice...
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#6

Pois, e segundo parece, não são todos os centros que os poderão fazer. Só alguns estarão preparados para tal.
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#7

O Luís já me tinha dito isto, recebeu uma circular das veículos casal sobre esse assunto...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#8

Não vou vender nem deixar de andar de moto só por causa disto! Até porque sei que tenho a moto em condições.

Mas chateia.... para além de mais um encargo, é o tempo e preocupação de todos os anos lá ter de ir á procura de um centro de IPO. Ainda mais com uma moto que acabou de completar há pouco os 8 anos sobre a data de matrícula. mad

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#9

Na circular falava sobre alterações não homologadas dariam obrigatoriedade de inspeção B, e falava dum averbamento qualquer ao livrete. Sobre escapes não originais vendidos pelo importador que precisavam duma declaração para alterar o iuc.... O Luís arranjou-me essa declaração para a minha moto, mas os escapes autorizados são unicamente da Yoshimura ou Suzuki.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#10

Já comecei a procurar o escape original da minha no eBay mal se voltou a falar disto!!!!

Grrrrr!
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