O Dia em Que o Preço da Gasolina Passou os 2 Euros...
#11

(07-06-2022 às 14:22)marco.clara Escreveu:  Não sei onde é que a comunicação social vai buscar os preços que refere nas notícias quando resolve falar sobre o assunto (ontem vi uma reportagem qualquer na qual gasolina a 2,15 era escandaloso - era útil indicarem onde fica essa bomba porque à data até poderá ser um bom preço).

Ainda ontem meti a 2.13 aqui no jumbo ao pé de casa. Antes da subida estava abaixo dos 2€.

Com exceção de quando não há outra hipótese, ainda não percebi cabalmente o porquê de abastecer em bombas premium. A hipotética diferença de qualidade no combustível justifica a diferença?

[Imagem: muhz7is.jpg]
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#12

(07-06-2022 às 14:22)marco.clara Escreveu:  Ontem meti gasolina numa Galp a 2,44€.

Não sei onde é que a comunicação social vai buscar os preços que refere nas notícias quando resolve falar sobre o assunto (ontem vi uma reportagem qualquer na qual gasolina a 2,15 era escandaloso - era útil indicarem onde fica essa bomba porque à data até poderá ser um bom preço).

Marco, só na zona de VFX - Alverca - Póvoa - Sta. Iria (mais km menos km)... tens estas próximo desses 2,15€ (gasosa 95 simples).

[Imagem: zSkz5Bq.jpg]

(07-06-2022 às 14:35)el_Bosco Escreveu:  
(07-06-2022 às 14:22)marco.clara Escreveu:  Não sei onde é que a comunicação social vai buscar os preços que refere nas notícias quando resolve falar sobre o assunto (ontem vi uma reportagem qualquer na qual gasolina a 2,15 era escandaloso - era útil indicarem onde fica essa bomba porque à data até poderá ser um bom preço).

Ainda ontem meti a 2.13 aqui no jumbo ao pé de casa. Antes da subida estava abaixo dos 2€.

Com exceção de quando não há outra hipótese, ainda não percebi cabalmente o porquê de abastecer em bombas premium. A hipotética diferença de qualidade no combustível justifica a diferença?

A menos que esteja longe, desconheça o local ou não hajam alternativas, há anos que evito de todo as bombas premium, especialmente das 3 grandes, as tais que "cartelizam" e fixam os preços (BP, Galp e Repsol). É certo que as outras (as low cost) acabam por seguir a tendência e vão por arrasto das grandes, com o devido desconto em relação a estas, mas ainda assim, enquanto puder meter o mesmo combustível, mas mais barato, assim farei.
Até porque mesmo quem evite as lowcost, com base no fundamento (altamente discutível) que preferem meter combustível premium ou que o combustível low cost é prejudicial, blá, blá, blá... as low cost também têm combustíveis (supostamente) aditivados.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#13

(07-06-2022 às 14:51)carlos-kb Escreveu:  Até porque mesmo quem evite as lowcost, com base no fundamento (altamente discutível) que preferem meter combustível premium ou que o combustível low cost é prejudicial, blá, blá, blá... as low cost também têm combustíveis (supostamente) aditivados.

Pois precisamente.

[Imagem: muhz7is.jpg]
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#14

(07-06-2022 às 15:00)el_Bosco Escreveu:  
(07-06-2022 às 14:51)carlos-kb Escreveu:  Até porque mesmo quem evite as lowcost, com base no fundamento (altamente discutível) que preferem meter combustível premium ou que o combustível low cost é prejudicial, blá, blá, blá... as low cost também têm combustíveis (supostamente) aditivados.

Pois precisamente.

Não tenho explicação nem pretendo encontrá-la, mas BP e REPSOL têm-me dado mais km do que GALP.

Sei que não é o efeito placebo.

PS: espero não ter ofendido ninguém.
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#15

(07-06-2022 às 14:51)carlos-kb Escreveu:  
(07-06-2022 às 14:22)marco.clara Escreveu:  Ontem meti gasolina numa Galp a 2,44€.

Não sei onde é que a comunicação social vai buscar os preços que refere nas notícias quando resolve falar sobre o assunto (ontem vi uma reportagem qualquer na qual gasolina a 2,15 era escandaloso - era útil indicarem onde fica essa bomba porque à data até poderá ser um bom preço).

Marco, só na zona de VFX - Alverca - Póvoa - Sta. Iria (mais km menos km)... tens estas próximo desses 2,15€ (gasosa 95 simples).

Foi uma maneira de falar. Aqui ao pé de casa, em Santa Iria, existe uma bomba do Intermarché com preços dos mais em conta que tenho visto por aí... a questão é que por vezes temos de abastecer onde temos de abastecer, e além disso o ponto principal é o dito desfasamento da realidade daquilo que se ouve na comunicação social vs. a realidade.
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#16

(07-06-2022 às 16:07)pareias Escreveu:  
(07-06-2022 às 15:00)el_Bosco Escreveu:  
(07-06-2022 às 14:51)carlos-kb Escreveu:  Até porque mesmo quem evite as lowcost, com base no fundamento (altamente discutível) que preferem meter combustível premium ou que o combustível low cost é prejudicial, blá, blá, blá... as low cost também têm combustíveis (supostamente) aditivados.

Pois precisamente.

Não tenho explicação nem pretendo encontrá-la, mas BP e REPSOL têm-me dado mais km do que GALP.

Sei que não é o efeito placebo.

Isto é realmente veridico, e descobri a pco por azar, ou sorte, depende da prespectiva.

Quando comecou a escalada, queria ter ido a prio, tava muito cheia, fui a outro lado, a galp, meti me também na bomba com menos gente, depois descobri, que afinal so tinha a evalogic. Pensei, foda se, isto é caro pra crl, mas ja agora que aqui estou, siga. Eu na 125 faço smp reset ao conta kms, e a evalogic, da-me no minimo 20kms a mais do que a top 95 da prio. E eu era daqueles que também achava que isso era puro marketing, mas parece que tava enganado.
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#17

Domingo passado tive de meter gasolina numa BP pois já estava a vapores!
BP de Moscavide a 2,18€ o litro ? meti 10€ e vim acabar de encher ao Intermarché a 1,999€ o litro...

Pqp não sei onde isto vai parar ?

Ricardo - Honda CB500X
[Imagem: latest?cb=20150510093035]
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#18

(13-10-2021 às 14:36)marco.clara Escreveu:  Eis senão quando foi ultrapassada a barreira...

"Temos o desafio demográfico e temos o grande desafio ambiental. As nossas decisões, ano após ano, têm de estar alinhadas com os grandes objetivos do país e com as necessidades da população portuguesa."

João Leão, Ministro das Finanças


Tendo a perder-me na distinção entre "país" e "população portuguesa" (aparentemente são coisas distintas e com objetivos diametralmente opostos), mas é isto... e está bom assim, pelo menos para 36,34% da população.

Citar:Combustível já superou os dois euros por litro num posto de Beja

2,009 euros foi o preço registado num posto de combustível de Beja.

[Imagem: leitor_5fe6114f0dc00_combustivel.jpg?w=7...t&fit=crop]

O combustível já superou os dois euros num posto localizado na cidade de Beja, na região do Alentejo. Num posto da BP em Beja (Castilho), o litro de gasolina 98 Ultimate atingiu os 2,009 euros, segundo o site Mais Gasolina.

Uma fotografia partilhada na página do Contas-poupança também mostra o preço praticado nesta bomba na capital do Baixo Alentejo.

O barril de Brent, a referência para Portugal, está hoje a cair 0,14% para 83,30 dólares. O Brent subiu mais de 99% no espaço de um ano, começando nos 35,74 dólares.

No seu relatório mais recente, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) destaca que o distrito de Beja é um dos que regista os preços mais elevados em todo o p´ís tanto na gasolina simples 95 (1,739 euros por litro) como no gasóleo (1,513 euros por litro).

No caso da gasolina, Beja surge na segunda posição a nível nacional, apenas superado pelo distrito de Bragança (1,740 euros/litro).

No caso do gasóleo, Beja é mesmo o distrito com o preço mais elevado, com Lisboa a surgir na segunda posição (1,511 euros/litro).

O Governo tem sido criticado pelo peso da carga fiscal sobre os combustíveis que ronda os 60% do preço final em cada litro.

Analisando a proposta do Orçamento do Estado para 2022, a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (Anarec) defende que “a carga fiscal pesadíssima que incide sobre o preço dos combustíveis, e que representa cerca de 60% do preço que o consumidor final paga por cada litro abastecido, tem necessariamente que ser revista”, lamentando que “o Governo não tenha introduzido esta medida no OE do próximo ano”, segundo a Lusa.

Por sua vez, o Governo tem apontado o dedo às margens de lucro das gasolineiras e petrolíferas. Para tentar conter o que considera ser a prática de margens excessivas, o executivo de António Costa apresentou uma proposta, já aprovada pelo Parlamento, para limitar as margens nos combustíveis.

Na terça-feira, o Governo rejeitou a hipótese de reduzir a carga fiscal sobre os combustíveis. “Temos o desafio demográfico e temos o grande desafio ambiental. As nossas decisões, ano após ano, têm de estar alinhadas com os grandes objetivos do país e com as necessidades da população portuguesa”, disse o ministro das Finanças, João Leão, em entrevista à “TVI”.

Nas contas do Governo, este mecanismo permitiria a descida de nove cêntimos por litro de gasolina, e um cêntimo por litro no gasóleo.

O objetivo é fixar a “margem máxima de venda dos combustíveis, margem essa que é um somatório de margens que tem a ver com o transporte, armazenamento, distribuição grossista e retalhista. A venda sobre todas elas, conhecemos os valores de referência, que continuam a ser calculados dia a dia pela ENSE”, disse o ministro do Ambiente a 22 de julho, quando o Governo aprovou a medida.

O executivo de António Costa aponta que o “incremento de preços generalizado no mercado de combustíveis repercute-se sobre a generalidade dos consumidores, quer diretamente, através do preço a pagar ao comercializador, quer indiretamente, gerando pressão inflacionária nos preços dos bens de consumo geral”

As petrolíferas presentes no mercado nacional criticam esta medida do Governo. A Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) destaca que o “mercado é concorrencial e livre” e que a carga fiscal pesa 60% sobre o preço final do combustível nas bombas – IVA e ISP -, e que a incorporação de biocombustível também inflaciona o preço final.

Fonte: Jornal Económico

Isto não interessa em nada pá. Eu quero saber se passado os fogos de artificio volta ao preço anterior. bigsmile
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#19

(07-06-2022 às 16:07)pareias Escreveu:  Não tenho explicação nem pretendo encontrá-la, mas BP e REPSOL têm-me dado mais km do que GALP.

Sei que não é o efeito placebo.

Só aceito isso depois de publicado em paper com peer review em revista indexada, caro Professor Pareias. Não andamos aqui a brincar lol

[Imagem: muhz7is.jpg]
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#20

(07-06-2022 às 16:07)pareias Escreveu:  
(07-06-2022 às 15:00)el_Bosco Escreveu:  
(07-06-2022 às 14:51)carlos-kb Escreveu:  Até porque mesmo quem evite as lowcost, com base no fundamento (altamente discutível) que preferem meter combustível premium ou que o combustível low cost é prejudicial, blá, blá, blá... as low cost também têm combustíveis (supostamente) aditivados.

Pois precisamente.

Não tenho explicação nem pretendo encontrá-la, mas BP e REPSOL têm-me dado mais km do que GALP.

Sei que não é o efeito placebo.

Curioso que eu no mesmo percurso, também me dá diferenças de mais ou menos quilómetros com sensivelmente a mesma quantidade de combustível (que por vezes até é da mesma marca)... se calhar há dias em que vou mais contido... outros em que me dá para rodar mais o punho... outros em que "apanho" mais trânsito congestionado, semáforos vermelhos, etc... outros em que a estrada está mais "livre"!

Também sei que não é o efeito placebo. smile

[Imagem: QKmafvp.png]
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