Nova Patente Kawasaki (Inclinação/Curva)
#1

Ele há cenas que só apetece dizer...: WTF!?!? what

Citar:Check out this wacky Kawasaki patent!
The future could see motorcycles taking a turn towards the weird.


[Imagem: Kawasaki-patent-712x400.jpg]

Kawasaki continues to explore interesting technology with a new design that completely overturns existing motorcycle formats.

UK publisher BikeSocial has discovered a Kawasaki patent application for a motorcycle that uses electronic sensors to determine steering input, instead of handlebars.

It’s a complicated design, which involves accelerometers, the same gadgets that power existing leaning ABS systems and other electro-trickery.

Under Kawasaki’s design, the rider sits on a motorcycle in roughly the same position that current motorcycles use, gripping a pair of handles. But, these handles do not move for steering purposes; instead, they simply function as the throttle. Steering input is determined by the rider moving their weight around the motorcycle. The onboard accelerometers detect the shift in weight, and use that information to determine the motorcycle’s direction of steering.

[Imagem: Kawasaki-patent-2.jpg]

To make things even more complicated, the front and rear wheels are designed to turn at different angles. Instead of a traditional steering head, the front and rear wheels are connected to the bike by electric motor assemblies. The information from the bike’s onboard computer brains decides how much to turn those wheels, using the electric motors instead of handlebar leverage.

Judging by Kawasaki’s patent drawings, it seems this whole design is intended to be put on an electric bike, most likely with hub motors, as a way of working around the design challenges of the wonky wheel arrangement. So, no supercharger, but Kawasaki’s emotion-sensing Rideology artificial intelligence system? Maybe.

Or maybe we won’t see it at all - a patent application is no guarantee of appearance on showroom floors.

Fonte: Adventure Rider
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#2

Deve ser uma variante híbrida entre a mota do batman e do tron...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#3

(24-09-2019 às 20:52)nelsonajm Escreveu:  Deve ser uma variante híbrida entre a mota do batman e do tron...

Com uma mota assim e um casaquinho destes, não falta nada para o Tron, efetivamente...
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#4

Grande gingarelho...

Faz-me lembrar aquela época de ficção científica finais dos anos 80...só falta a mota ter asas lol
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#5

A tentativa de criar sistemas diferentes de suspensão / direcção, em motas, não é nova. Desde as suspensões springer (baseadas em sistemas de paralelogramo articulado), aos Telelever ou Duolever (Hossack), ao sistema das Bimota Tesi (actualmete utilizado nas Vyrus) ou mesmo da GTS são alguns exemplos, entre muitos outros. Mesmo nas pequenas scooters, a Italjet e a Peugeot exploraram sistemas não convencionais de suspensão / direcção, em trens dianteiros.

Temos depois e ainda o exemplo da Nikken (e triciclos congéneres), baseados no diagrama de Ackermann. E muitos mais haverão certamente de que não me lembro ou nem sequer tiveram grande divulgação.

O facto é que ainda assim, o sistema mais simples é o que tem imperado desde há muito... a velha forquilha. Porque tudo o resto, em sistemas mais complexos, o que se pode ganhar em eficácia, acaba-se depois a perder com o incremento de peso e o respectivos custos de produção.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#6

(24-09-2019 às 23:31)carlos-kb Escreveu:  O facto é que ainda assim, o sistema mais simples é o que tem imperado desde há muito... a velha forquilha. Porque tudo o resto, ...

Então desde que passaram a ser recheados com tecnologia capaz de as tornar activas ou mesmo semi-activas, ainda mais difícil se torna alternativas à altura.
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#7

A todos os níveis, as soluções técnicas raramente caem completamente em esquecimento.

Nas motas ainda vamos ver uma Indian com mola de lâmina na suspensão frontal, como acontecia nos modelos do início do Século XX.

As molas de lâminas (semi-elípticas e variantes) pareciam destinadas ao caixão nos anos 90 do Século XX, nem os camiões as tinham, até que, surprise, a Volvo começou a utilizá-las outra vez nos automóveis. Compósitas em vez de aço, mas o mesmo conceito:

https://www.insidecomposites.com/volvo-adopts-composite-leaf-springs-on-more-models/
[Imagem: 1511703_1.jpg]
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#8

[Imagem: H35hKi5.jpg]
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#9

Quando é que irá aparecer uma versão em quarto-de-elipse a lembrar as antigas Indian?

Cf.
Imagem

[Imagem: Indian-Four-Motorcycle-Front-Suspension-1600x1267.jpg]
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#10

(24-09-2019 às 20:52)nelsonajm Escreveu:  Deve ser uma variante híbrida entre a mota do batman e do tron...

lol
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