O manual da Yamaha especificava que que teria de retirar a pequena carenagem lateral e a superior (acesso a tampa) para fazer a mudança do liquido...fiquei a coçar a cabeça por que raio seria necessário a remoção dessa carenagem lateral que fica atrás do motor...mas pronto, não liguei e mantive essa.
1. Retirei o parafuso da tampa (segurança)
2. Retirei o bujao da bomba de agua conforme o manual, coloquei um garrafao para apanhar o liquido (nocivo para o ambiente) e em seguida abri a tampa do radiador para que o liquido começasse a verter.
Aspecto do liquido que estava no interior...
3. Entretanto já tinha retirado o tubo do deposito do liquido e localizado os parafusos (que para variar eram difíceis de aceder, procedendo em seguida a sua remoção para limpeza.
resguardo deposito:
deposito:
4. Fixei o deposito já limpo com um cabo e enchi ate ao limite máximo com uma mistura previamente preparada de agua destilada e vinagre (uma chavena de cafe pequena de vinagre para 5 litros de agua) enchi depois o radiador com a mistura.
5. Coloquei a mota em funcionamento e deixei aquecer ate ligar a ventoinha
6. Deixei arrefecer e repeti o processo de drenagem do liquido que ainda apresentava uma cor azulada.
7. Enchi o deposito e o radiador com agua destilada e novamente coloquei o motor em marcha ate ligar a ventoinha e drenei assim que arrefeceu. (repetir as vezes que for necessário ate sair agua limpa)
8. Enchi o deposito com liquido de radiador ate a marca maxima e montei o mesmo e respectivo resguardo. Apertei o bujão de drenagem e coloquei o liquido no radiador com auxilio de um funil.
9. Após este processo coloquei novamente o motor em funcionamento para me assegurar que nao havia fugas de liquido pelo bujão e deixei aquecer ate ligar a ventoinha.
Fim do processo
Usei liquido Arbo G12 a 40%. Se forem fazer o mesmo não esqueçam de não abrir a tampa do radiador com o motor quente. Se tiverem com pressa, é seguro abrir quando o termómetro marcar 50º (mas devagar).
1. Retirei o parafuso da tampa (segurança)
2. Retirei o bujao da bomba de agua conforme o manual, coloquei um garrafao para apanhar o liquido (nocivo para o ambiente) e em seguida abri a tampa do radiador para que o liquido começasse a verter.
Aspecto do liquido que estava no interior...
3. Entretanto já tinha retirado o tubo do deposito do liquido e localizado os parafusos (que para variar eram difíceis de aceder, procedendo em seguida a sua remoção para limpeza.
resguardo deposito:
deposito:
4. Fixei o deposito já limpo com um cabo e enchi ate ao limite máximo com uma mistura previamente preparada de agua destilada e vinagre (uma chavena de cafe pequena de vinagre para 5 litros de agua) enchi depois o radiador com a mistura.
5. Coloquei a mota em funcionamento e deixei aquecer ate ligar a ventoinha
6. Deixei arrefecer e repeti o processo de drenagem do liquido que ainda apresentava uma cor azulada.
7. Enchi o deposito e o radiador com agua destilada e novamente coloquei o motor em marcha ate ligar a ventoinha e drenei assim que arrefeceu. (repetir as vezes que for necessário ate sair agua limpa)
8. Enchi o deposito com liquido de radiador ate a marca maxima e montei o mesmo e respectivo resguardo. Apertei o bujão de drenagem e coloquei o liquido no radiador com auxilio de um funil.
9. Após este processo coloquei novamente o motor em funcionamento para me assegurar que nao havia fugas de liquido pelo bujão e deixei aquecer ate ligar a ventoinha.
Fim do processo
Usei liquido Arbo G12 a 40%. Se forem fazer o mesmo não esqueçam de não abrir a tampa do radiador com o motor quente. Se tiverem com pressa, é seguro abrir quando o termómetro marcar 50º (mas devagar).
Famel Foguete (1958) 50cc 1990
Famel 76 50cc (1982)1991-1992
Moto Guzzi NTX 750 (1992)1997-1999
Yamaha XJ600S Diversion (1994) 2017-2018
Yamaha XJ6 Diversion (2010) 2018-2022
Yamaha YBR 250 (2010) 2022- ____