motos elétricas ou a gasolina
#1

Bom dia,

Tenho um carro a gasolina, mas estou tentada a adquirir uma mota para fazer o percurso para o trabalho. Isto porque o percurso é pequeno (cerca de 13km ), mas tem uma parte em que a estrada é a subir logo o carro bebe bem mais (ainda para mais esse percurso é logo de manha com o motor a frio). Queria uma opção económica pois como não tem muito transito acho que uma scooter/moto seria o ideal pois iria poupar imenso. Falaram-me das scooters elétricas (que dizem não ser preciso carta/matrícula) ou scooters a gasolina.
O que me recomendavam fazer?


DONA

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: B
- Altura: 1,62
- Peso: 50
- Idade: 30
- Pendura (S/N): N
- Será 1ª moto (S/N): S

MOTO 

- Estilo preferido: design simples 
- Custo (em euro): 1500/2000
- Nova/Usada: indiferente

PERCURSO 

- Regularidade (diario, semanal, mensal): Diário 
- Tipo de estrada: Localidades 
- Numero aproximado de KM: 13 a 20km
Responder
#2

Não sou o mais entendido da coisa, mas acho que essas scooters acabam por ser fracas e em subida não sei até que ponto não farias o trajeto mais rápido a pé

Já uma mota elétrica que tem algum rendimento interessante e que estará equiparada às 125cc (possível de conduzir com carta B) seria a SOCO está limitada a 45km/h mas segundo ouvi de quem tem uma até se mexe bem e não morre em subidas, ao mesmo tempo que se torna uma mota mais interessante de conduzir que essas sem matrícula.[Imagem: 5850d6176be72ad10e5c0d4142283875.jpg]

Enviado do meu Redmi Note 8 Pro através do Tapatalk

Eat, Sleep, Ride, Repeat!  V
Responder
#3

podem fechar...ia para essa coisa também...dentro do orçamento...ou um pouco acima...

https://www.standvirtual.com/anuncio/sup...P4sZX.html

aquelas sem matricula bom é andar um pouco à selvagem...mas em caso de problemas...seguro e tal pode complicar.
Responder
#4

(01-07-2021 às 11:58)midnightblack Escreveu:  podem fechar...ia para essa coisa também...dentro do orçamento...ou um pouco acima...

https://www.standvirtual.com/anuncio/sup...P4sZX.html

aquelas sem matricula bom é andar um pouco à selvagem...mas em caso de problemas...seguro e tal pode complicar.
Eu cheguei a considerar a Soco, aparentemente é fiável, estamos ali a falar de 150km de autonomia acho eu o que nem é mau, e com jeito também se tira o limitador para andar um pouco mais

Enviado do meu Redmi Note 8 Pro através do Tapatalk

Eat, Sleep, Ride, Repeat!  V
Responder
#5

Bom dia

Por esse valor, consegues encontrar muitas scooters, com qualidade e prestações suficientes para o que dizes pretender.

Nesse segmento, é sempre preferivel apontar para marcas conceituadas (até porque o teu orçamento o permite) e é menos uma dor de cabeça.

Apostar num veiculo mais económico e depois gastar em reparações e manutenções, não me parece boa politica

Quanto a eléctricas (poderás encontrar opiniões noutros tópicos já existentes) não acredito que consigas algo que valha a pena, por esses valores. A não ser, talvez, uma trotinete

Se entretanto, para além da utilidade, tens algum interesse e gosto por motas, tenho outro conselho:

Tira a carta A (não é um investimento propriamente incomportável)

Ficas a perceber muito melhor sobre a condução dum veiculo de duas rodas (se não tiveres essa experiência, claro), e com a percepção sobre se quererás algo mais do que um aspirador (acontece muito!!!)

Depois, poderias eventualmente mudar de opinião sobre o que comprar, e poupar uns trocos na transição, que frequentemente acontece, de uma scooter para uma mota que que se digne blink
Responder
#6

Honda PCX 125cc ou Yamaha NMax 125cc
Motores a gasolina, consumos de 3 L/100 ou menos, fiáveis, manutenção fácil, sem complicações e dão 100 km/h se precisares de ir a uma via rápida.
Não é por acaso que são das preferidas dos estafetas e entregadores de cenas em cidade.
Responder
#7

A soco para o teu uso é a melhor aposta.
E gasta muito pouco, comparado com o muito pouco de uma 125cc a gasolina!
E ainda costumam haver alguns apoios/descontos bem jeitosos.

Agora se queres algo com mudanças, a coisa já fica mais complicada.
Responder
#8

Porra... 'tá tudo parvo?

Então para alguém que até já tem carta B e quer poupar uns trocos a ir para o trabalho... recomendam trotinetes ou uma merda elétrica com top speed de 45 kms/h (que by the way, custa mais de 2000 euros e fica acima do orçamento indicado)?

Oh Patrão, cria aí um fórum novo... podes ir já registando o domínio www.trotineteonliners.pt, faxavor.

Nunca pensei dizer isto, mas bons tempos em que se recomendavam PCX e outras 125cc...

Este mundo está perdido.
Responder
#9

deves andar desatento ao preço dos combustiveis Marco, desde que a pandemia começou arranjei uma bicicleta electrica com monta cargas, e faço todas as pequenas deslocações com ela, inclusive comprar no pingo doce, alem de ajudar a saude desde março de 2019 ja fez 6800km, portanto pagou-se sozinha.
Uma coisa é passear de mota, outra é fazer "commutes" para tarefas

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
Responder
#10

(23-07-2021 às 11:21)Liquid_Fire Escreveu:  deves andar desatento ao preço dos combustiveis Marco, desde que a pandemia começou arranjei uma bicicleta electrica com monta cargas, e faço todas as pequenas deslocações com ela, inclusive comprar no pingo doce, alem de ajudar a saude desde março de 2019 ja fez 6800km, portanto pagou-se sozinha.
Uma coisa é passear de mota, outra é fazer "commutes" para tarefas

Eu percebo isso tudo e obviamente partilho algumas das preocupações que referes.

O combustível sai-nos a todos (e bem) do bolso. Qualquer veículo elétrico sairá (por enquanto) mais barato em consumos, que um a combustível. Mas sugerir uma PCX não é a mesma coisa que sugerir uma Hayabusa. E parece que ninguém liga muito ao preço que custa um veículo elétrico nesta equação (a SOCO que referem, equiparável a uma 50cc limitada, fica por mais de 3 mil euros nova).

A preocupação com a saúde (ainda que não fazendo parte desta equação), também a tenho. É por isso que faço diariamente 20 kms de bicicleta (não elétrica) entre outras atividades desportivas a que me dedico. Mas não é por isso que deixo de preferir ter também o conforto, a flexibilidade e a rapidez de fazer o "commute" para o trabalho de mota (que depois me permite também fazer as tais "voltinhas").

Enfim... são pontos de vista, mas acho honestamente que neste caso em concreto, uma trotinete ou pseudo-mota elétrica equiparada a 50cc não será a melhor solução... e tenho dificuldade em perceber que alguém que considere realmente ir para o trabalho de trotinete se inscreva num fórum de motas à espera de receber esse tipo de recomendação.


Com isto tudo, estou mesmo tentado a registar o domínio www.trotineteonliners.pt... devil
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)