MotoGP 2022
#11

(03-05-2022 às 12:27)Liquid_Fire Escreveu:  Tenho a certeza que a decisão de anunciar a saida não foi feita sem pesar as consequencias e muito menos sem analisar os aspectos legais, estamos a falar de Japoneses.
Não me espanta, para correr é preciso dinheiro, coisa que me parece estar a escassear na suzuki, no ano de 2021 as vendas baixaram 29% na europa, e só não foi um pessimo ano para a suzuki porque conseguiram penetrar o mercado chines com 93% de aumento de vendas, mas a china consome utilitarias e não desportivas de alta cc, motogp não tem (ainda) grande mercado naquele continente.

Pelo menos a Dorna está a alertar que, havendo um contrato de participação, a vigorar até 2026, a Suzuki terá, de uma ou outra forma, custos (mesmo sem se saberem clausulas contratuais), que serão certamente avultados.

A organização do Ezpeleta, acaba sempre a lucrar... perdendo no entanto, o espectáculo, no caso da decisão de sair, se tornar definitiva.
Para além de que a acontecer, também tenho ideia que essa decisão não venha a ser favorável, comercialmente, para a marca de Hamamatsu.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#12

A mí o que mais me chateia é que talvez se vai perder a melhor base de todo o padock.

A Suzuki é, de longe a moto mais estável e com a melhor velocidade em curva, a que cuida melhor os pneus e a moto mais pilotavel (a par com os pianos) do padock.

O ano pasado pecava por não ter ponta e este ano o problema foi resolvido sendo que o único handycap sejam as qualificações de sábado, onde nisto o piloto tem um peso determinante.

Este ano, se não fossem por estas notícias, tenham muito boa base, apostada na regularidade, para poder lutar por todos os títulos em jogo.

Não sei se, depois disto vai haver motivação para lutar e de fundo é a longo prazo, o campeonato vai perder competitividade. Reparem que, desde Domingo e pela primeira vez em muitas temporadas, que o campeonato tem todos os Fabricantes sem qualquer tipo de concessão!
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#13

(03-05-2022 às 12:53)carlos-kb Escreveu:  
(03-05-2022 às 12:27)Liquid_Fire Escreveu:  Tenho a certeza que a decisão de anunciar a saida não foi feita sem pesar as consequencias e muito menos sem analisar os aspectos legais, estamos a falar de Japoneses.
Não me espanta, para correr é preciso dinheiro, coisa que me parece estar a escassear na suzuki, no ano de 2021 as vendas baixaram 29% na europa, e só não foi um pessimo ano para a suzuki porque conseguiram penetrar o mercado chines com 93% de aumento de vendas, mas a china consome utilitarias e não desportivas de alta cc, motogp não tem (ainda) grande mercado naquele continente.

Pelo menos a Dorna está a alertar que, havendo um contrato de participação, a vigorar até 2026, a Suzuki terá, de uma ou outra forma, custos (mesmo sem se saberem clausulas contratuais), que serão certamente avultados.

A organização do Ezpeleta, acaba sempre a lucrar... perdendo no entanto, o espectáculo, no caso da decisão de sair, se tornar definitiva.
Para além de que a acontecer, também tenho ideia que essa decisão não venha a ser favorável, comercialmente, para a marca de Hamamatsu.

penso que infelizmente a concretizar-se, possa ter um efeito domino, arrastando a aprilia consigo, ainda acabamos a ver 4 construtores apenas a correr, honda ktm yamaha e ducati, logo por muito dinheiro que consigam sacar de um contracto em tribunal estão a ver um prego gigante ser espetado no caixão do motogp.

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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#14

Começam a surgir rumores que a causa da saida da suzuki do motogp é o seu sector automovel.
Aparentemente a suzuki está envolvida num escandalo dieselgate semelhante ao da VW (que custou à vw 40 bilioes em repercursoes legais), ainda não se conhecem as consequencias mas não serão certamente leves, esta é especulada como a grande razão do abandono do motogp

https://www.occrp.org/en/daily/16252-suz...on-scandal

https://www.motorcyclesports.net/pt/arti...-do-motogp

"Segundo o site speedweek.com, o motivo pode vir dos negócios da Suzuki no mercado automóvel. Isto porque o fabricante está acusado de vender pelo menos 22.000 carros a diesel com dispositivos de manipulação ilegais – um pouco à imagem do que aconteceu há alguns anos no Grupo Volkswagen.

O programa de MotoGP, que pouca atenção recebeu da Suzuki no Japão desde 2015 – está entregue a uma estrutura europeia e nunca foi explorado extensivamente em termos de marketing – poderá ser o sacrificado do escândalo diesel nos automóveis. A confirmar-se a saída, a Suzuki ficaria representada apenas no Mundial de Endurance – isto no que toca a campeonatos do mundo de motociclismo em asfalto. "

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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#15

Citar:... está entregue a uma estrutura europeia e nunca foi explorado extensivamente em termos de marketing...

A aposta na plano desportivo parece estar ao nível da própria gestão de produto da Suzuki.
Ou seja.. fraquinha, fraquinha, fraquinha...

A generalidade dos construtores estão lá para ganhar títulos... mas sobretudo para ganhar dinheiro!
Não só através dos patrocínios, como na concessão e suporte ás equipas satélite/privadas.

Todos sabem disso!
A própria Aprilia tem apostado nesta frente de conseguir fornecer uma equipa privada.
Teve pertinho de o conseguir esta época com a VR46... mas a Ducati acabou por ganhar a escolha.
(E com isto têm no presente 3 equipas concessionadas, o que significa 6 pilotos, pelo menos 12 motos e pelo menos 42 motores!)

A Suzuki nunca pareceu interessada em "vender" motos a outras equipas.
Tal como nunca pareceu interessada a vender o quer que seja, pois em 7 anos nunca teve um "main sponsor" que não eles próprios.
Curiosamente, neste aspecto a Aprilia também não...

Ainda assim, a Aprilia aparentemente irá conseguir o seu objectivo de fornecer uma nova equipa que irá ocupar o lugar da Suzuki com os respectivos pilotos.
O que acaba por ser uma enorme vitória a acrescentar aos bons resultados que tem obtido.

É pena ver um construtor que até tem obtido bons resultados sair desta forma.
Até por acaba por ser a única coisa assinalável que têm feito nos últimos anos.

Muito provavelmente o que escrevi foi gerado automágicamente através do Moto Lero
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#16

E como por norma, aonde há fumo, há fogo... eis a confirmação oficial, na própria página oficial do MotoGP.

[Imagem: AA8KKmo.png]

https://www.motogp.com/en/news/2022/05/1...ure/420045

Pelos vistos, a razão (dada) é mesmo o factor económico.

[Imagem: QKmafvp.png]
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