Mota sobreaquece
#1

Olá!

Tenho uma Honda CBF600SA de 2005 (do falecido João Pedrosa, antigo membro do fórum) e em novembro do ano passado tive um problema de sobreaquecimento da mota. Em pára-arranca no trânsito durante uns 20mins, quando cheguei ao destino tinha fumarada branca na parte de baixo da mota e o termostato no máximo.

Levei ao mecânico - representante da Honda - e trocaram-me o interruptor térmico e o conjunto de termostato.

Passado uns meses fiz uma viagem maior e tive o mesmo problema logo no primeiro dia (eu faço poucos kms durante o ano de mota: é mais para andar pela cidade a filtrar ou ir a algum sítio mais longe durante o fds): fumarada branca, temperatura no máximo, liquido refrigerador a ferver e a verter pelo sítio de escape. Estive os próximos 4 dias a fazer gestão de temperatura, mas sempre que entrava em localidade e a velocidade baixava a temperatura disparava. Fiz os últimos 20kms a chegar a casa a desligar a mota nos semáforos. Apanhei calor, mas nada de especial e que nunca tivesse apanhado.

Quando regressei levei ao mesmo sítio: não encontraram problema nenhum, só repuseram liquido.

Passado uma semana ou assim dei outra volta maior, nada do outro mundo e um percurso que estou farto de fazer. Alguma auto estrada, alguma nacional e alguma localidade. Temperatura dispara outra vez.

Fui a outro sítio deixar a mota e desta vez descobriram que havia de facto um problema com o termostato que a ventoinha não estava a ligar quando era preciso, mais uns sensores corroídos e um deles com o cabo vergado. Havia uma união de não sei o quê (massas?) que tinha um fusível estragado também (posso estar a confundir a parte do fusível, mas havia qualquer coisa nesta parte que estava estragada).

Trocaram o interruptor térmico, conjunto termostato e conjunto de sensor de temperatura. Voltei a casa e já ouvia a ventoinha a disparar.

Hoje fui esticar a mota a ver se estava tudo OK e mais uma vez a temperatura a disparar. Meti-me no centro da cidade e tive de fugir do pára-arranca que já tinha a temperatura acima do meio ponto. Só arrefeceu quando me meti numa rua que desce meio a pique e é completamente coberta por árvores e ficou mais frio. Entrei na AE com a temperatura quase no meio ponto, e mal saí subiu para cima de meio. Não ficou a parvoíce como da primeira vez em que o indicador ultrapassou o máximo da temperatura, mas não faz sentido nenhum que a mota esteja tão quente a rolar normalmente.

Tenho a mota desde 2018 e nunca reparei que a temperatura disparasse assim. Mesmo em cidade no pára-arranca e em dias acima de 30ºC. O segundo mecânico agora está de férias, mas assim que voltarem vou lá deixar a bicha outra vez.

Agora a pergunta é: será que sou eu que não sei como é que a gestão de temperatura da minha mota funciona? Quando tive problemas da primeira vez fui a um mecânico no meio de nenhures que me disse que o indicador da temperatura tem de estar do meio para baixo, e que do meio para cima pode causar problemas. Mais uma vez desde que tenho a mota só tive estes problemas desde o ano passado quando tive o primeiro precalço.

Qualquer dica ou experiência com estas coisas agradeço. Já estou meio naquela se estou a exagerar com isto ou se de facto isto não é o funcionamento correcto.
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#2

Não sou especialista de mecânica, mas tudo o que comentas não é normal. Uma mota pode mandar um calor infernal para cima de um gajo, mas deverá ser capaz de manter-se numa temperatura de funcionamento normal. Dependendo das motas pode variar um pouco, mas não seria para o que comentas. É esperar que o tal mecânico volte e que seja capaz de encontrar o que provoca esse sobreaquecimento.
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#3

Pois é mesmo essa a minha impressão.
Estava mesmo na dúvida se me estava a fazer gaslight a mim próprio por causa dos problemas recentes.

Assim que o mecânico voltar vou falar com ele.

Obrigado!
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#4

Funcionamento correcto nao parece ser. Em andamento contínuo ou AE como falas, o ponteiro normalmente esta no mínimo. Na cidade com muito para e arranca num dia de calor é normal do meio pra cima, mas quando a ventoinha dispara, que tem que ser bem antes do vermelho, a temperatura tem que baixar.

Tens visto se nao perde líquido de refrigeração? Na pior das hipóteses, a junta da cabeça já nao está nas melhores condições, porque quando assim é, o circuito normal da refrigeração fica comprometido e nao arrefece como devia.

Nao te aconselho a andar com a mota assim. E quando puderes leva novamente à oficina.
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#5

A ventoínha está a disparar quando chega ao meio, do que tenho conseguido perceber. Ao menos acho que esta parte da refrigeração funciona pois a temperatura não sobe mais.

O que não faz sentido nenhum é aquecer a este ponto com a condução que faço. Esta semana andei com ela num dia de menos calor e em trânsito "normal" (nada de pára-arranca nem coisa que se pareça) a temperatura subiu outra vez ao ponto da ventoínha ligar.

O mecânico volta na segunda, e segunda lá vou eu deixá-la.

Obrigado!
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#6

A ventoinha ligar é normal, depende da velocidade a que vais, etc. Se não tem a capacidade de a manter em temperaturas normais, isso sim não é normal. O ligar a ventoinha é normal, quer dizer que o sistema de refrigeração está a funcionar. Actualmente fazem 20 e tal ou 30 graus, a mota a menos que vá a andar sem pausas, acaba por aumentar a temperatura.
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#7

Boas,
Não descartes o comentário no Nfilipe! Não sendo mecânico, mas já tendo muitos kms de carros e motos menos recentes, cheira-me a junta de cabeça queimada, algo que acontece frequentemente quando há sobreaquecimento!

(29-08-2024 às 08:23)Nfilipe Escreveu:  Tens visto se nao perde líquido de refrigeração? Na pior das hipóteses, a junta da cabeça já nao está nas melhores condições, porque quando assim é, o circuito normal da refrigeração fica comprometido e nao arrefece como devia.

Nao te aconselho a andar com a mota assim. E quando puderes leva novamente à oficina.

Ricardo - Honda CB500X
[Imagem: latest?cb=20150510093035]
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#8

Falei com o mecânico mas ainda não a consegui ir lá levar.

Ele diz que é normal aquecer até meio, e depois a ventoínha disparar e arrefecer (esta parte funciona, ao menos). Também se disponibilizou a que eu passasse por lá para ele dar uma olhadela pelo descargo de consciência, e vou falar-lhe da junta da cabeça (não faço ideia do que seja, em boa verdade). Líquido não está a verter, o nível tem estado sempre no mesmo.


(LOL fui ver o que era e os sintomas batem certinhos com o que se tem passado, mas parece-me ser algo que um mecânico tivesse despistado imediatamente lol )
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#9

Cbr600f4i e vfr800 andavam sempre perto dos 90 graus, em cidade ventoinha a funcionar,
Neste caso nao poderá ser algum tubo entupido mais lá para os interiores ou uma fuga, quando aquece com pressão sair líquido refrigeração
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#10

Só é normal o manómetro ir até ao meio em cidade no para e arranca, em andamento constante, não.
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