[Mota seguinte] Adeus scooter - Mota de cidade e passeio
#1

DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A1, B, B1
- Altura: 1.64
- Peso: 60 kg
- Idade: 30
- Pendura (S/N): S por vezes
- Será 1ª moto (S/N): N

MOTO

- Estilo preferido: Naked? (estilo clássico)
- Custo (em euro): Até 3000€?
- Nova/Usada: Por definir

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): diário em cidade (+passeio ocasional)
- Tipo de estrada: cidade
- Numero aproximado de KM: 6 Km (ida e volta)

RESUMO:

Tenho 30 anos e conduzo scooters desde os 16 anos por necessidade. Hoje em dia tenho uma Piaggio X7 125cc. Sempre vi a scooter como um mero utilitário que me permite deslocar dentro da cidade (casa-trabalho, etc.) com mobilidade, baixo custo e sem dores de cabeça de trânsito e estacionamento. Confesso que "o bicho das motas" nunca me mordeu e, por isso, nunca associei o uso da scooter ao lazer/prazer.

Entretanto a minha Piaggio, apesar de estar ok, tem 40,000 Km e tenho de investir algum dinheiro em manutenção (~500€). Este investimento fez com que esteja a ponderar vendê-la e comprar uma outra. Em paralelo, num momento de introspeção recente surgiu-me a questão "porque não tirar proveito da mota também para lazer?". É curioso esta ideia ter surgido com tanto tempo de atraso mas talvez seja a famosa crise dos 30... Enfim, a verdade é que saltar de uma scooter para uma "mota" nunca esteve nos meus planos até estas duas ideias se terem cruzado. É também curioso que há 14 anos que olho para as motas como um par de cuecas desinteressante e, de repente, estou entusiasmado com a possibilidade de mudança.

Continuarei sempre a precisar de uma mota ágil e "pequena" para me mover na cidade. Também não pretendo ter duas. Estou a estudar a possibilidade de tirar a carta de mota caso decida comprar uma superior a 125cc para me dar versatilidade ao nível do passeio (ir ao cabo da roca e trajectos similares ou esporadicamente ir até ao Ribatejo onde vivem os meus pais).

Do ponto de vista estético, gosto do ar clássico. Ao nível das 125cc, cada vez vejo mais motas recentes que seguem esta linha mas de contrução chinesa duvidosa: Mutt, Brixton, Herald, Burloc, Bullit, Mash, Orcal, etc. No espectro de um investimento mais avultado Triumph, Honda/Suziki estilo anos 60/70, etc. mas talvez não tão compatível com a minha vida citadina no centro de Lisboa e sem garagem.

Vejo-me como um entry-level motard e por isso não quero cometer loucuras de orçamentos. Também não tenho qualquer tipo de pruridos com motas usadas desde que em bom estado. Um investimento em torno dos 2500€ é o que tenho agora em mente mas sou permeável a investir mais ou menos caso faça sentido. Mediante o resultado desta experiência, o tempo ditará orçamentos futuros.

Partilho estas ideias aqui no forum porque acredito que o pessoal com rodagem nestas andanças será sempre bom conselheiro. Manter uma 125cc será compatível com passeios mais longos? Tirando a carta e subindo a parada, até que ponto é que a cilindrada maior não me vai limitar ao nível do uso quotidiano? Qual será o ponto de compromisso? Têm sugestões de marcas e modelos dentro das linhas estéticas que referi? Agradecia também algum feedback ao nível dos preços.

Muito obrigado
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#2

Não sei...

Parece que o teu problema é mais existencial....

Isto das motas é, para alguns uma forma de dizer ao mundo "Olá! Sou um tótó que anda de mota só por ser moda!"

Mas tu não, é algo esquesito....

Com a tua experiência na secção dos aspiradores já devias de saber que isto é um forma de vida, algo que te impele a.... ; aquela cena do vento nas trombas; liberdade e troca ó passo!

Mas sejamos objectivos....

Quem te disse que o teu aspirador não te pode aspirar até ao Alentejo?
Se fizeste as cenas da manutenção a tempo e horas, apesar de 50000kms já serem uma monta considerável para o teu pequeno 125, esses 500 paus numa manutenção mais profunda podem bem garantir que tu aspirador continue a levar-te onde tu quiseres. Podes muito bem curtir a vida aspirado, para mim não serás menos motociclista por isso.

Depois, deixar a fiabilidade e robustez de uma Piaggio para comprar uma chinesisse só porque a scutre pede mimos é quase como andar de mula para mesmo burro!
Num caias nessa!

Investe lá os 500 lereles no aspirador, pensa em tirar a carta e (daqui a uns tempos) compra uma Himalayan que até é quase tudo o que tu andas a pedir e algo mais! blink

Bem vindo! thumbsup
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#3

(14-04-2024 às 18:47)fb1992 Escreveu:  (...) compatível com a minha vida citadina no centro de Lisboa e sem garagem. (...)

Não querendo ser muito chato mas eu seria incapaz de sequer pensar numa mota nova, fosse qual fosse a cilindrada ou marca/modelo dela, antes de lhe encontrar um local de estacionamento que não me deixasse em "quase pânico" de cada vez que a estacionasse por mais do que um par de horas seguidas... shy

Boas curvas! V

[Imagem: wrong-bike.jpg]
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#4

Se queres uma mota para o dia à dia, e desfrutar um pouco mais ao fim de semana, diria que até aos 500cm3 sensivelmente podem ser um bom compromisso.

Relativamente a motas, penso que a Royal Enfield pode ser uma boa opção, tem preços razoáveis, são geralmente simples e a ideia que tenho é que não dão muitas chatices. Existe a Meteor 350 por ejemplo. Será seguramente mais de 2500€, mas também serão relativamente novas.

E por fim, estou com o noob1e, tenta ter onde guardar a mota.
Responder
#5

(17-04-2024 às 15:25)n00b1e Escreveu:  
(14-04-2024 às 18:47)fb1992 Escreveu:  (...) compatível com a minha vida citadina no centro de Lisboa e sem garagem. (...)

Não querendo ser muito chato mas eu seria incapaz de sequer pensar numa mota nova, fosse qual fosse a cilindrada ou marca/modelo dela, antes de lhe encontrar um local de estacionamento que não me deixasse em "quase pânico" de cada vez que a estacionasse por mais do que um par de horas seguidas... shy

Boas curvas! V
A minha dorme na rua há anos... agarrada a um poste de iluminação público com a corrente mais grossa (e manejável por mim) que encontrei. Apenas me roubaram a gasolina uma vez (soltaram o tubo que vai ao carburador... trata-se de uma CB250).

A questão é que para ficar na rua tem que ser algo que seja menos apetecível do que o que existe na vizinhança e tem que estar também mais difícil de levar. Ainda assim, sei bem que não estou livre de um dia chegar e ela não estar à minha espera.
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#6

O problema da garagem é uma chatice, tou a pensar trocar de mota dps do verão e provavelmente vou ter que comprar outro charuto porque tem que ficar a dormir na rua. Tenho uma cb500 na rua que nem cadeado ou corrente tem e nunca tive stresses.

Alugar uma garagem só para meter uma mota é dispendioso demais.

Mas existem alternativas, ha gente que aluga um spot em garagens abertas para motas por precos razoaveis, em Lisboa ha muito disso.
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#7

(16-04-2024 às 16:00)LoneRider Escreveu:  Não sei...

Parece que o teu problema é mais existencial....

Isto das motas é, para alguns uma forma de dizer ao mundo "Olá! Sou um tótó que anda de mota só por ser moda!"

Mas tu não, é algo esquesito....

Com a tua experiência na secção dos aspiradores já devias de saber que isto é um forma de vida, algo que te impele a.... ; aquela cena do vento nas trombas; liberdade e troca ó passo!

Mas sejamos objectivos....

Quem te disse que o teu aspirador não te pode aspirar até ao Alentejo?
Se fizeste as cenas da manutenção a tempo e horas, apesar de 50000kms já serem uma monta considerável para o teu pequeno 125, esses 500 paus numa manutenção mais profunda podem bem garantir que tu aspirador continue a levar-te onde tu quiseres. Podes muito bem curtir a vida aspirado, para mim não serás menos motociclista por isso.

Depois, deixar a fiabilidade e robustez de uma Piaggio para comprar uma chinesisse só porque a scutre pede mimos é quase como andar de mula para mesmo burro!
Num caias nessa!

Investe lá os 500 lereles no aspirador, pensa em tirar a carta e (daqui a uns tempos) compra uma Himalayan que até é quase tudo o que tu andas a pedir e algo mais! blink

Bem vindo! thumbsup

Olá e obrigado pela reposta!

Penso que acertaste no diagóstico ahahah

Em todo o caso sim, penso que por agora irei manter a minha Piaggio e tirar a carta entretanto. Quanto à sugestão, já percebi que Royal Enfield é uma recomendação recorrente por aqui. Tens alguma opinião sobre Royal Enfield nova vs usada, ou ainda, Royal Enfield vs um modelo antigo de uma marca confiável (e.g. Triumph Bonnevile ou algo similar)?

Obrigado!
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#8

(17-04-2024 às 22:41)michelfpinto Escreveu:  Se queres uma mota para o dia à dia, e desfrutar um pouco mais ao fim de semana, diria que até aos 500cm3 sensivelmente podem ser um bom compromisso.

Relativamente a motas, penso que a Royal Enfield pode ser uma boa opção, tem preços razoáveis, são geralmente simples e a ideia que tenho é que não dão muitas chatices. Existe a Meteor 350 por ejemplo. Será seguramente mais de 2500€, mas também serão relativamente novas.

E por fim, estou com o noob1e, tenta ter onde guardar a mota.

Obrigado pela sugestão. Enfim, viver no centro da cidade é complicado a esse nível. Eu entendo os riscos. De qualquer forma é possível que consiga um lugar de garagem junto com mill tuk tuks perto de mim.

Assumindo que tiro a carta e avanço para cilindrada maior, o limite dos 2500€ já não se aplica.

Agradeço sobretudo por teres abordado o assunto do compromisso que é possivelmente o que mais me interessa perceber neste momento. Em resumo, consideras que até 500cc, continua a ser uma mota apropriada para andar dentro da cidade (90% do tempo). Sobretudo ao nível das dimensões e peso pois tem de ter alguma agilidade e não sofrer com o trânsito como um carro.. Para além disso, também sou um moço pequeno e leve confesso (1.64).

Obrigado!
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#9

Uma 300/400/500 não é exactamente igual a uma 125, mas são bastante apropriadas para o meio urbano, pois geralmente tem um peso relativamente contido e fáceis de manobrar. Tens ofertas de estilo clássico ou custom que são bastante baixitas, o que também ajuda nas manobras e com a confiança.

Dentro de estas cilindradas tens bastante escolha de marcas chinesas e não chinesas, pelo que poderás escolher.

A Royal Enfield é uma marca que tem preços competitivos e a idea que tenho é que tem mais qualidade que algumas chinesas. Além de que tem motas dentro do teu gosto mais clássico. blink
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#10

A ideia da Chamusca (Royal Enfield) é de sugerir algo abrangente...
É uma moto fácil de conduzir, fiável e versátil.
A Himalayan ainda te permite abordar o off road com alguma soltura.

Se quiseres algo mais agil, fiável terias que abandonar as linhas clássicas buscar uma Z650, Versys, CB500X/R/F, ou uma série G da BMW (alguns exemplos)....

Eu vou aqui ser um pouco caseiro, porque sou suspeito de dar esta sugestão, mas se o teu interesse é ter algo agil, fiável e muito versátil/divertido, a minha sugestão iria para a CRF250L/300L inclusive a Rally....
No teu caso a altura podia limitar a tua adaptação mas....
Não existe nada que não seja impossível.
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