14-04-2024 às 18:47
(Mensagem modificada pela última vez: 14-04-2024 às 19:20 por fb1992. Razão da edição: Conformidade com o formulário/template )
DONO
- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A1, B, B1
- Altura: 1.64
- Peso: 60 kg
- Idade: 30
- Pendura (S/N): S por vezes
- Será 1ª moto (S/N): N
MOTO
- Estilo preferido: Naked? (estilo clássico)
- Custo (em euro): Até 3000€?
- Nova/Usada: Por definir
PERCURSO
- Regularidade (diario, semanal, mensal): diário em cidade (+passeio ocasional)
- Tipo de estrada: cidade
- Numero aproximado de KM: 6 Km (ida e volta)
RESUMO:
Tenho 30 anos e conduzo scooters desde os 16 anos por necessidade. Hoje em dia tenho uma Piaggio X7 125cc. Sempre vi a scooter como um mero utilitário que me permite deslocar dentro da cidade (casa-trabalho, etc.) com mobilidade, baixo custo e sem dores de cabeça de trânsito e estacionamento. Confesso que "o bicho das motas" nunca me mordeu e, por isso, nunca associei o uso da scooter ao lazer/prazer.
Entretanto a minha Piaggio, apesar de estar ok, tem 40,000 Km e tenho de investir algum dinheiro em manutenção (~500€). Este investimento fez com que esteja a ponderar vendê-la e comprar uma outra. Em paralelo, num momento de introspeção recente surgiu-me a questão "porque não tirar proveito da mota também para lazer?". É curioso esta ideia ter surgido com tanto tempo de atraso mas talvez seja a famosa crise dos 30... Enfim, a verdade é que saltar de uma scooter para uma "mota" nunca esteve nos meus planos até estas duas ideias se terem cruzado. É também curioso que há 14 anos que olho para as motas como um par de cuecas desinteressante e, de repente, estou entusiasmado com a possibilidade de mudança.
Continuarei sempre a precisar de uma mota ágil e "pequena" para me mover na cidade. Também não pretendo ter duas. Estou a estudar a possibilidade de tirar a carta de mota caso decida comprar uma superior a 125cc para me dar versatilidade ao nível do passeio (ir ao cabo da roca e trajectos similares ou esporadicamente ir até ao Ribatejo onde vivem os meus pais).
Do ponto de vista estético, gosto do ar clássico. Ao nível das 125cc, cada vez vejo mais motas recentes que seguem esta linha mas de contrução chinesa duvidosa: Mutt, Brixton, Herald, Burloc, Bullit, Mash, Orcal, etc. No espectro de um investimento mais avultado Triumph, Honda/Suziki estilo anos 60/70, etc. mas talvez não tão compatível com a minha vida citadina no centro de Lisboa e sem garagem.
Vejo-me como um entry-level motard e por isso não quero cometer loucuras de orçamentos. Também não tenho qualquer tipo de pruridos com motas usadas desde que em bom estado. Um investimento em torno dos 2500€ é o que tenho agora em mente mas sou permeável a investir mais ou menos caso faça sentido. Mediante o resultado desta experiência, o tempo ditará orçamentos futuros.
Partilho estas ideias aqui no forum porque acredito que o pessoal com rodagem nestas andanças será sempre bom conselheiro. Manter uma 125cc será compatível com passeios mais longos? Tirando a carta e subindo a parada, até que ponto é que a cilindrada maior não me vai limitar ao nível do uso quotidiano? Qual será o ponto de compromisso? Têm sugestões de marcas e modelos dentro das linhas estéticas que referi? Agradecia também algum feedback ao nível dos preços.
Muito obrigado
- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A1, B, B1
- Altura: 1.64
- Peso: 60 kg
- Idade: 30
- Pendura (S/N): S por vezes
- Será 1ª moto (S/N): N
MOTO
- Estilo preferido: Naked? (estilo clássico)
- Custo (em euro): Até 3000€?
- Nova/Usada: Por definir
PERCURSO
- Regularidade (diario, semanal, mensal): diário em cidade (+passeio ocasional)
- Tipo de estrada: cidade
- Numero aproximado de KM: 6 Km (ida e volta)
RESUMO:
Tenho 30 anos e conduzo scooters desde os 16 anos por necessidade. Hoje em dia tenho uma Piaggio X7 125cc. Sempre vi a scooter como um mero utilitário que me permite deslocar dentro da cidade (casa-trabalho, etc.) com mobilidade, baixo custo e sem dores de cabeça de trânsito e estacionamento. Confesso que "o bicho das motas" nunca me mordeu e, por isso, nunca associei o uso da scooter ao lazer/prazer.
Entretanto a minha Piaggio, apesar de estar ok, tem 40,000 Km e tenho de investir algum dinheiro em manutenção (~500€). Este investimento fez com que esteja a ponderar vendê-la e comprar uma outra. Em paralelo, num momento de introspeção recente surgiu-me a questão "porque não tirar proveito da mota também para lazer?". É curioso esta ideia ter surgido com tanto tempo de atraso mas talvez seja a famosa crise dos 30... Enfim, a verdade é que saltar de uma scooter para uma "mota" nunca esteve nos meus planos até estas duas ideias se terem cruzado. É também curioso que há 14 anos que olho para as motas como um par de cuecas desinteressante e, de repente, estou entusiasmado com a possibilidade de mudança.
Continuarei sempre a precisar de uma mota ágil e "pequena" para me mover na cidade. Também não pretendo ter duas. Estou a estudar a possibilidade de tirar a carta de mota caso decida comprar uma superior a 125cc para me dar versatilidade ao nível do passeio (ir ao cabo da roca e trajectos similares ou esporadicamente ir até ao Ribatejo onde vivem os meus pais).
Do ponto de vista estético, gosto do ar clássico. Ao nível das 125cc, cada vez vejo mais motas recentes que seguem esta linha mas de contrução chinesa duvidosa: Mutt, Brixton, Herald, Burloc, Bullit, Mash, Orcal, etc. No espectro de um investimento mais avultado Triumph, Honda/Suziki estilo anos 60/70, etc. mas talvez não tão compatível com a minha vida citadina no centro de Lisboa e sem garagem.
Vejo-me como um entry-level motard e por isso não quero cometer loucuras de orçamentos. Também não tenho qualquer tipo de pruridos com motas usadas desde que em bom estado. Um investimento em torno dos 2500€ é o que tenho agora em mente mas sou permeável a investir mais ou menos caso faça sentido. Mediante o resultado desta experiência, o tempo ditará orçamentos futuros.
Partilho estas ideias aqui no forum porque acredito que o pessoal com rodagem nestas andanças será sempre bom conselheiro. Manter uma 125cc será compatível com passeios mais longos? Tirando a carta e subindo a parada, até que ponto é que a cilindrada maior não me vai limitar ao nível do uso quotidiano? Qual será o ponto de compromisso? Têm sugestões de marcas e modelos dentro das linhas estéticas que referi? Agradecia também algum feedback ao nível dos preços.
Muito obrigado