Misturar Oleo Sintético com Smi-Sintético
#1

A dúvida é simples:

É grave se misturar óleo Sintético com Smi-Sintético?

Já muitos sabem como são as Yamaha dos anos 90... gulosas por esse doce oleo! Então tenho sempre uma garrafa de 1L para ir acrescentando (o mecânico põe-me na mota e vende-me smi-sintético em garrafas de 1L). Acontece que fui a Monte Gordo ter com os meus pais e "só" levei 1L de óleo. Pelo caminho e à chegada tive de abastecer com 800ml... Contas feitas, 200ml não davam para chegar de novo a Coimbra. Procurei, procurei, procurei e só encontrei nas redondezas uma oficina de motas onde só vendiam óleo sintético. Como já só tinha 1 dia, comprei e vim embora... De certeza que deve ser melhor misturar do que não ter óleo...

Acontece que a mota avariou a 1/3 do caminho, perto da altura planeada em que lhe ia meter os 200ml restantes do smi-sintetico, nem cheguei a abrir a garrafa de Sintético e a mota seguiu de reboque para cima e felizmente, de reboque, não gasta nem gasolina nem óleo lol

Agora no dia-a-dia, mais tarde ou mais cedo vou acabar com os 200ml que tenho e restam-me duas hipóteses: Compro 1L de smi-sintetico ou começo a meter do sintético que comprei lá no Algarve.

É completamente proibido misturar?
Não há qualquer problema?
Pode, mas não se deve?

Obviamente que têm a mesma graduação 10W40

XJ 600 Diversion Owner!
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#2

Camarada.... é óleo... desde que cumpra as normas... nomeadamente a JASO... siga... que ela vai mamá-lo todo... até ao fim.... e ainda te pede mais.... smile só não "cospe"....

podes misturar à vontade... não te preocupes... é preciso é que tenha óleo lá dentro... nem que seja de carro....

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#3

(18-08-2016 às 18:33)nelsonajm Escreveu:  (...) nem que seja de carro....

De carro acho que não é boa ideia por causa da embraiagem.. lol

XJ 600 Diversion Owner!
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#4

(18-08-2016 às 18:33)nelsonajm Escreveu:  podes misturar à vontade... não te preocupes... é preciso é que tenha óleo lá dentro... nem que seja de carro....

O_O O_O O_O

Acredito que seja melhor ter óleo Fula do que não ter óleo nenhum, mas sempre ouvi dizer que a mistura de diferentes tipos e viscosidades de óleo é desaconselhada.
Sobretudo misturar diferentes tipos (sintético/semi-sintético/mineral) supostamente leva a reações químicas que podem gerar depósitos/sedimentos e causar deficiente lubrificação do motor...

É mito urbano!?!?
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#5

Marco... achas mesmo que faz mal...

Dou-te o exemplo da minha moto, que leva 3L de óleo se não mudar o filtro de óleo, 3,3L se mudar o filtro... e 4 Litros caso o motor seja "aberto"...

Quando se trata de atestar o nível, na falta do óleo que o motor tem, pode-se usar outro qualquer, desde que cumpra as normas do construtor...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#6

(18-08-2016 às 18:55)MrOverclock Escreveu:  
(18-08-2016 às 18:33)nelsonajm Escreveu:  (...) nem que seja de carro....

De carro acho que não é boa ideia por causa da embraiagem.. lol

Se não tiveres outro à mão... a ver se não leva com ele...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#7

(18-08-2016 às 17:38)MrOverclock Escreveu:  É grave se misturar óleo Sintético com Smi-Sintético?

Se a base do semi-sintético for a mesma do sintético não há problema.
O grande problema é que não há informação disponível que te garanta que é exactamente a mesma base química.
Cada fabricante tem a sua receita. E normalmente mesmo dentro da mesma marca não faltam receitas diferentes.

Numa situação de desenrasque como a que referiste não é problema.
Mais vale uma mistura manhosa no motor que trabalhar a seco.
Agora misturar só porque sim... mais vale tar quieto.

Tenta despachar essa garrafa a alguém que utilize desse lubrificante.

(18-08-2016 às 18:33)nelsonajm Escreveu:  Camarada.... é óleo... desde que cumpra as normas... nomeadamente a JASO... siga... que ela vai mamá-lo todo...

É certo que a moto do rapaz mama bastante óleo... mas era escusado referires uma certificação que se popularizou sobretudo nos lubrificantes para mistura em motores a 2 tempos!  lol
Foi um golpe muito baixo!

(18-08-2016 às 19:26)nelsonajm Escreveu:  Quando se trata de atestar o nível, na falta do óleo que o motor tem, pode-se usar outro qualquer, desde que cumpra as normas do construtor...

As normas do construtor definem se deves beber vinho ou cerveja!

Se misturas casal garcia com moscatel...
Se misturas super bock com uma leffe...

...o resultado até pode ser bom como uma valente merda.
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#8

(18-08-2016 às 23:18)dfelix Escreveu:  
(18-08-2016 às 18:33)nelsonajm Escreveu:  Camarada.... é óleo... desde que cumpra as normas... nomeadamente a JASO... siga... que ela vai mamá-lo todo...

É certo que a moto do rapaz mama bastante óleo... mas era escusado referires uma certificação que se popularizou sobretudo nos lubrificantes para mistura em motores a 2 tempos!  lol
Foi um golpe muito baixo!

A certificação JASO que o nelson falou, deve ser a JASO T904 (para motores 4 tempos) com vários subtipos, entre eles MA ou MA2, que indica que o óleo do motor é partilhado com a embraiagem.
Não usar óleos com a certificação JASO MB em motas com embraiagem em banho de óleo




As certificação JASO para 2 tempos é a JASO M345 dividida por FA, FB, FC, FD
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#9

(18-08-2016 às 19:26)nelsonajm Escreveu:  Marco... achas mesmo que faz mal...  

Dou-te o exemplo da minha moto, que leva 3L de óleo se não mudar o filtro de óleo, 3,3L se mudar o filtro... e 4 Litros caso o motor seja "aberto"...

Quando se trata de atestar o nível, na falta do óleo que o motor tem, pode-se usar outro qualquer, desde que cumpra as normas do construtor...

E não é que é mesmo mito... Fui investigar um bocado e encontrei isto nas FAQ do site da Motul:

"CAN I MIX TWO TYPES OF OIL OF A DIFFERENT QUALITY OR BRAND?

If you use the same type of oil (4-stroke engine oil, for instance), you can mix different brands or qualities. However, make sure you comply with the minimum quality recommended by the OEM, bearing in mind that the quality of the mixture obtained will generally be close to that of the less good product, depending on the proportions.

On the other hand, you cannot mix oils of different types (4-stroke engine oil, 2-stroke engine oil, manual gearbox oil, automatic gearbox oil, hydraulic brake fluid, etc.)."

Sempre a aprender... blink
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#10

(19-08-2016 às 00:31)ClaXav Escreveu:  A certificação JASO que o nelson falou, deve ser a JASO T904 (para motores 4 tempos) com vários subtipos, entre eles MA ou MA2, que indica que o óleo do motor é partilhado com a embraiagem.

Podemos passar o resto do dia a falar sobre isso mas o standard de referencia será sempre o API. smile

Esse JASO T904 até pode dar umas discussões porreiras aqui no fórum em que todos aprendemos e saimos daqui mais felizes.
Mas na realidade é um falso problema.
É muito raro encontrar no mercado um lubrificante para motociclos que seja JASO MB.
Até mesmo os lubrificantes comercializados como optimizados para motores com essas caracteristicas acabam por ser também JASO MA.
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