18-08-2016 às 17:38
A dúvida é simples:
É grave se misturar óleo Sintético com Smi-Sintético?
Já muitos sabem como são as Yamaha dos anos 90... gulosas por esse doce oleo! Então tenho sempre uma garrafa de 1L para ir acrescentando (o mecânico põe-me na mota e vende-me smi-sintético em garrafas de 1L). Acontece que fui a Monte Gordo ter com os meus pais e "só" levei 1L de óleo. Pelo caminho e à chegada tive de abastecer com 800ml... Contas feitas, 200ml não davam para chegar de novo a Coimbra. Procurei, procurei, procurei e só encontrei nas redondezas uma oficina de motas onde só vendiam óleo sintético. Como já só tinha 1 dia, comprei e vim embora... De certeza que deve ser melhor misturar do que não ter óleo...
Acontece que a mota avariou a 1/3 do caminho, perto da altura planeada em que lhe ia meter os 200ml restantes do smi-sintetico, nem cheguei a abrir a garrafa de Sintético e a mota seguiu de reboque para cima e felizmente, de reboque, não gasta nem gasolina nem óleo
Agora no dia-a-dia, mais tarde ou mais cedo vou acabar com os 200ml que tenho e restam-me duas hipóteses: Compro 1L de smi-sintetico ou começo a meter do sintético que comprei lá no Algarve.
É completamente proibido misturar?
Não há qualquer problema?
Pode, mas não se deve?
Obviamente que têm a mesma graduação 10W40
É grave se misturar óleo Sintético com Smi-Sintético?
Já muitos sabem como são as Yamaha dos anos 90... gulosas por esse doce oleo! Então tenho sempre uma garrafa de 1L para ir acrescentando (o mecânico põe-me na mota e vende-me smi-sintético em garrafas de 1L). Acontece que fui a Monte Gordo ter com os meus pais e "só" levei 1L de óleo. Pelo caminho e à chegada tive de abastecer com 800ml... Contas feitas, 200ml não davam para chegar de novo a Coimbra. Procurei, procurei, procurei e só encontrei nas redondezas uma oficina de motas onde só vendiam óleo sintético. Como já só tinha 1 dia, comprei e vim embora... De certeza que deve ser melhor misturar do que não ter óleo...
Acontece que a mota avariou a 1/3 do caminho, perto da altura planeada em que lhe ia meter os 200ml restantes do smi-sintetico, nem cheguei a abrir a garrafa de Sintético e a mota seguiu de reboque para cima e felizmente, de reboque, não gasta nem gasolina nem óleo

Agora no dia-a-dia, mais tarde ou mais cedo vou acabar com os 200ml que tenho e restam-me duas hipóteses: Compro 1L de smi-sintetico ou começo a meter do sintético que comprei lá no Algarve.
É completamente proibido misturar?
Não há qualquer problema?
Pode, mas não se deve?
Obviamente que têm a mesma graduação 10W40
XJ 600 Diversion Owner!