Existem várias formas e pistas evidentes de se conseguir averiguar o estado real de uma moto e eventuais problemas. Qualquer leigo consegue ver o estado geral da pintura, plásticos, pneus, sinais de quedas, etc... Mas há coisas muito mais para além disso.
Ainda assim, e como já te disseram nada é garantido. Olha o patrão aqui do forúm que até percebe qualquer coisinha (pouco

) disto e foi "engrupido" com a torradeira que comprou.
Depois há certos modelos que têm tendência a dar mais chatices em certos componentes específicos, pelo que deveras procurar informação na net, antes de comprar, acerca dos mesmos e avaliar (caso possas) na visita que faças para ver a mota, como os mesmos estão.
Primeiro que tudo, se não tens experiência e conhecimentos para avaliar o estado geral e mecânico de uma moto usada, tens duas hipóteses:
1ª- Leva alguém com conhecimentos que te possa ajudar a avaliar a moto
2ª- Opta por comprar em stand (e quando falo em stand, é mesmo em stands de motos e não em qualquer sapateiro de esquina que também venda motos), aonde, e por lei, te têm de dar garantia de pelo menos 1 ano. E neste caso pede um documento em que tal seja especificado (normalmente esta garantia de usado é coberta por um seguro de garantia celebrado por uma seguradora) e não aceites vendas com garantia dadas por "boca".
Os cuidados em si, na generalidade serão:
- Pede logo os livros de manutenção e manual do proprietário (normalmente um tipo cuidadoso tem essas coisas e atesta todas as intervenções e revisões que faz), para averiguar o possível historial da moto. Vê ainda se o estojo de ferramentas está na moto.
- Olha bem ao motor, cárter, juntas, veio do pedal das mudanças, etc.... e ver se existem babadelas, sinais de derrame ou manchas de óleo.
- Com o motor a trabalhar em quente, não deverás ouvir barulhos "estranhos", como sejam o restolhar da corrente de distribuição, o "bater" das válvulas deve ser certo (como um "tac tac tac" regular e contínuo). Em ponto morto aperta a manete de embraiagem a fundo e sente se da embraiagem (junto á caixa) vem algum ruído estranho ou de algo solto (indiciando cremalheira de embraiagem com folga).
- Ao ralenti liga as luzes, piscas aperta o travão e vê se existem interferências ou diminuição na luminosidade (evidência que o rectificador de corrente pode estar nas últimas).
- Vê ainda da parte de trás da cabeça do motor os colectores de admissão, se estão rachados, gretados ou ressequidos.
- Analisa o circuito de refrigeração, vaso expansor (deverá ser translúcido), coloração e nível do refrigerante, tubos, mangueiras e estado do radiador (ninho danificado, pancadas ou amolgadelas, etc.)
- Roda o acelerador lentamente ao ralenti e vê se a aceleração é "linear". Larga de repente e a moto deverá voltar de imediato ao ralenti.
- Vê o estado do escape e colectores, sinais de perfuração ou oxidação. Bate e vê se ouves detritos soltos dentro da panela.
- Analisa o estado da transmissão. Se a mota tiver descanso central (ou cavalete), mete-a no mesmo. Analisa as marcas dos afinadores de ambos os lados e vê quanto falta até "esgotarem". Roda à mão a roda traseira e verifica se a tensão é sempre igual no vão entre o pinhão e a cremalheira, estado dos dentes destes (do pinhão é mais dificil pois está escondidas por uma tampa, se não existem estalos ou ressaltos da corrente ao rodar (elos gripados).
- Aproveita ainda para verificar qualquer empeno que a jante traseira possa ter ao rodar a roda e fazendo pressão atrás na mota (se tiver descanso central), faz levantar a roda da frente e repete o procedimento para a da frente, para ver empenos e se a mesma rola livremente e de forma "regular".
- Vê o estado dos discos com o dedo, vendo se o sulco na zona de aperto das pastilhas não é muito acentuado, comparando com a borda do disco. Olha para a espessura das pastilhas e vê qual a superfície de desgaste que ainda têm (menos de 1mm está na hora de trocar). Analisa a cor do óleo dos travões no vaso expansor, e se estiver castanho / castanho escuro, é porque é oleo velho que deverá ser trocado (é coisa barata de se fazer). Mas essencialmente verifica também as tubagens, estado destas especialmente se forem de borracha (gretas, estaladas, fissuras) e desconfia de qualquer macha de óleo nas bombas de travão, tubagens e maxilas.
- Sentado na moto, vê as suspensão traseira com o peso do teu corpo, se o curso é regular. Nas bainhas da suspensão da frente vê se pelos guarda-pós (anel de borracha na extremidade das jarras) não estão a babar óleo (sinal que os retentores estão no fim). De pé ao lado da mota, com o travão da frente accionado, empurra o guiador e vê como se comporta a suspensão da frente, se a bainha não fica suja de óleo e se não sentes estalos na mesa de direcção (caixas de direcção e / ou rolamentos a pedirem reforma). Roda ainda a direcção.... deverás sentir que o faz de modo uniforme, de um lado para o outro sem zonas aonde "prenda".
- Se puderes e te deixarem dá uma voltinha, vê / sente se o comportamento da mota é normal a acelerar / travar, a fazer passagens de caixa, a passar ressaltos no pavimento, etc... Em andamento tira as mãos do guiador e vê se o mesmo vibra / abana ou se a mota ganha tendência para fugir para um dos lados.
Por fim, se fores devoto.... REZA sempre depois do negócio concluído!!!
edit: Dfelix, podias ter-me ligado a dizer que estavas a escrever uma check-lit deste tipo, ao mesmo tempo que eu.... sempre evitava esta trabalheira toda!