Mais um a querer um capacete novo... mas este bem delimitado :)
#1

Caros Colegas foristas,
 
Procuro adquirir capacetes mas confesso que a procura tem-me deixado mais cansado do que a compra de uma nova companhia (mulher ou mota smile). Os capacetes são para mim e para a minha mulher.
 
A quantidade de opções no mercado parece muito vasta mas a realidade é que quando queremos um produto com determinadas características é muito difícil de encontrar. Por isso vinha aqui procurar algum auxílio e experiências de utilização.
 
O objectivo é comprar em lojas físicas (se não contribuirmos para a economia nacional, quem contribuirá? O Sócrates?) mas a pesquisa junto destas lojas só têm promovido a confusão ainda maior. E claro, algumas lojas não vendem determinadas marcas… promovem as suas. A loja ao lado, vice-versa…
 
Actualmente tenho um NEXX XR.1 mas está urgentemente a precisar de reforma (está com 6 anos e bastante degradado) por isso tenho urgência na aquisição de um novo capacete. De qualquer modo, a experiência com este capacete também leva a considerar outras marcas. De facto, a NEXX sendo portuguesa seria a minha primeira escolha. Mas tenho visto muitas críticas aos materiais internos que não aguentam um uso diário, à semelhança do que sucede com outras marcas de nível semelhante de preço.
 
 
Actualmente tenho (embora presumo que isso não tenha muito interesse), uma NC750X, uma CB650R, uma F800GS (em partilha) e em processo de aquisição de uma Kawa Versys 650 (para reformar a NC). A estética do capacete é o menos importante… verdade, verdadinha.
 
Ficam aqui as características que procuro num capacete:
 
a) Capacete integral/full-face (sei que há muitos adeptos dos modulares… eu não, não vale a pena recomendações nesse sentido). 
b) boa ou muito boa insonorização;
 
c) muito boa ventilação (sim, eu sei, normalmente é um contra-senso com o requisito anterior);
 
d) com possibilidade de colocação de pinlock;
 
e) que tenha óculos escuros integrados;
 
f) que seja friendly para quem use óculos;
 
g) com ratio em teste de segurança (4 em 5 estrelas) ou cujo antecedente tenha tido igual qualificação (há vários capacetes no mercado que ainda não foram testados pela Sharp mas os seus irmãos mais velhos ou primeiras versões tinham resultados bons).
 
h) que NÃO tenha possibilidade de sistema de intercomunicação integrado (tenho o sistema Cardo e iremos continuar com esses sistema… a ter essa possibilidade de integração é sempre mais uma pecinha para se partir ou perder);
 
i) que seja de uma marca com provas no mercado, não pela em marca em si, mas porque normalmente representa segurança e qualidade em largo período.
 
j) capacete virado para o turismo 
 
l) preço máximo: 500 euros…
 
 
Para o segundo capacete aplicam-se todos estes pressupostos, com exclusão de destes:

a) Pode ter possibilidade de ser adaptado um sistema intercom (embora não seja minimamente um requisito, até é preferível - mas não condição - não o ter);

b) a insonorização pode ser apenas média (é para o pendura);
 
c) pode não ter óculos escuros integrados;
 
d) preço máximo: 400 euros…
Responder
#2

Se és de Lisboa, dá um salto à Motoponto 2.
Responder
#3

Curiosamente os teus requisitos são muito semelhantes aos meus, quando fiz as últimas aquisições, quer para mim, como para a pendura. Não vou estar a responder ponto a ponto a cada um deles, mas de uma forma geral...

--> Para mim (condutor), há cerca de ano e meio, optei por um Shark Spartan Carbon 1.2 Skin (tens várias outras opções cromáticas).

[Imagem: GZfIpeC.jpg]

On-line, actualmente anda na casa dos 350 a 400 paus. Consegui uma promo e tirei-o a um belo preço. Aqui tens a review que lhe fiz há tempos.

https://motonliners.pt/topico-primeiro-c...185?page=2

Continuo bastante satisfeito com ele e acho que fiz um excelente compra para aquilo que procurava.
Por mais cerca de 100 a 150 euros em relação ao Shark Spartan Carbon 1.2 (450 a 550 paus), já tens a geração seguinte, os Spartan Carbon GT, com melhoramento em algumas features.

Na mesma gama, procura também pelos Shoei GT Air / GT-Air II, AGV K5-S Carbon, HJC RPHA 70 Carbon ou Scorpion Exo1400 Carbon e experimenta cada um deles, para veres / sentires por ti mesmo o que melhor "encaixa".

--> Para a minha mulher (pendura), apanhei igualmente uma promo da motocard de 50% de desconto e comprei por impulso, mesmo sem ela experimentar, também um Shark em carbono, mas o Speed-R Carbon, há cerca de 2 mesitos. Ficou-me por 200 e poucos euros (actualmente está um pouco mais caro).
Apenas depois de lhe medir o perímetro craniano, mandei vir um S que por sorte, acabou a assentar-lhe muito bem (segundo ela).

[Imagem: mQ4Sx4g.jpg]

O Speed-R é um capacete baseado no Race-R Pro (desportivo) com o qual compartilha muitos componentes, mas com viseira solar e mais específico para motos naked (pelo menos é assim que o "vendem"). Também tem 4 estrelas Sharp, duplo D, vem com pin-lock maxvision (in box), etc.
Responder
#4

Tenho Shoei GT Air 1 e HJC rpha 70.

Ando todos os dias com o rpha 70. Conforto excepcional e faz menos ruído do que o Shoei

O insignificante
Responder
#5

(24-05-2021 às 14:36)gonzas Escreveu:  Se és de Lisboa, dá um salto à Motoponto 2.

Porquê?

Será que na Motoponto2 vão aconselhar-me um schuberth ou um Nexx?

Pois, os conselhos de lojas tem esse mal... não aconselham o que não têm para venda
Responder
#6

Ah, peço desculpa. Diz lá qual é o capacete que, com a tua vasta sabedoria e experiência em capacetes, já escolheste,  para ver se conheço alguma loja que o venda, para que lá possas ir pedir conselhos e assim sintas que foste bem aconselhado.
Responder
#7

(24-05-2021 às 15:54)carlos-kb Escreveu:  Curiosamente os teus requisitos são muito semelhantes aos meus, quando fiz as últimas aquisições, quer para mim, como para a pendura. Não vou estar a responder ponto a ponto a cada um deles, mas de uma forma geral...
Antes do mais, muito obrigado pela tua resposta e dicas. Vou ler a tua review. Só uma questão, apesar de dizeres que continuas satisfeito com ele. Sendo uma review de algum tempo, mudavas alguma coisa, sentes algum aspecto que em novo era bom agora já não tanto? Como eu costumo dizer, fazer bons produtos para sairem da loja é fácil... o difícil é manter essa qualidade inalterada com o uso de algum tempo.

Pois andei a ver os Shark Spartan Carbon GT mas dizem que não é muito bom na insonorização... Como consideras que são os Spartan Carbon (geração anterior) nesse aspecto? E sendo que também "tens" o Speed-R Carbon, quais as principais "queixas" que a tua cara metade apresenta?

Quanto aos Shoei GT Air / GT-Air II, AGV K5-S Carbon, HJC RPHA 70 Carbon ou Scorpion Exo1400 Carbon.

Shoei GT Air (já descontinuado)/ Shoei GT-Air II: ficam mesmo no limite do meu orçamento. Contudo, estou pagar algo que nunca irei usar (preparação istema de intercom para SENA) o qeu implica um custo, peso e sobretudo peças desmontáveis que são totalmente desnecessárias. Para além disso, dois aspectos que não gosto muito, embora não eliminatórios: não têm possibilidade de fecho das ventilações atrás; o sistema de fecho não é em D-ring... embora seja em metal e não em plástico, o que é bom. 

E que tal o NXR? Melhor/pior do que o GT-air?

AGV K5-S Carbon: já tinha visto o K6 mas achei que estava um pouco carote. Este ainda não vi, vou ler umas reviews. Mas a nível de assistência da AGV? Já me disseram que era um pouco complicada com o representante da marca em Portugal... Há experiências sobre isso?

HJC RPHA 70 Carbon: já vi algumas reviews como sendo um concorrente sério do GT-air... é uma marca coreana mas que actualmente produz tudo na China (v. comentário ao Scorpion). Além disso tenho ouvido criticas sobre a qualidade dos forros (que secando rápido não duram muito no seu aperto da cabeça) e sobretudo porque permitem a entrada de água junto à viseira quando chove muito (não que pretenda ficar debaixo de uma cascata mas...). Quanto a insonorização, os testes que vi são piores que o GT-air II (embora não por muito), o que possivelmente poderá ser derivado do tal pior isolamento da viseira. Além disso, acho que tem o mesmo mal do GT-air (Predisposição para instalar o sistema de comunicação)

Scorpion Exo1400 Carbon: costuma ser apresentado como um concorrente do GT-air... mas é de fabrico chinês. Os chineses têm uma lógica DIFERENTE na protecção da vida humana (trabalhei algum tempo com eles...). Bem sei que são capacetes testados e homologados... mas não confio num produto chinês para separar o meu crânio do alcatrão, por muito controlo de qualidade que possam ter (quando o erro é frequente, há sempre alguns que passam no controlo de qualidade... não quero que seja o meu).
Responder
#8

(24-05-2021 às 19:51)gonzas Escreveu:  Ah, peço desculpa. Diz lá qual é o capacete que, com a tua vasta sabedoria e experiência em capacetes, já escolheste,  para ver se conheço alguma loja que o venda, para que lá possas ir pedir conselhos e assim sintas que foste bem aconselhado.

Calma Gonzas... 

Mas se vim aqui pedir conselhos era exactamente porque dispensava conselhos de vendedores... Aliás, desses já tive e variados (e sim, já corri muitas lojas em Lisboa e arredores, designadamente a MotoPonto...)
Responder
#9

(24-05-2021 às 16:03)pareias Escreveu:  Tenho Shoei GT Air 1 e HJC rpha 70.

Ando todos os dias com o rpha 70. Conforto excepcional e faz menos ruído do que o Shoei

ok. Vejo que aprovas o HJC mais do que o Shoei. Do HJC, quais as principais "falhas" que apontas, especialmente, face ao Shoei?

O conforto que referes está relacionado com o fit do capacete ou com a qualidade dos materiais? Não tens queixas da degradação dos forros e espumas do HJC? É uma das críticas que tenho visto à semelhança dos Nexx (espectacular a sair da loja, não tão espectacular 12 meses depois...).

E tens alguma experiência com colegas que tenham tido o Shoei GT Air 1 e tenham evoluído para o Shoei GT Air 2 e tenham eliminado essas queixas de conforto ou ruído mais excessivo?
Responder
#10

(24-05-2021 às 20:00)ZarbFR Escreveu:  
(24-05-2021 às 16:03)pareias Escreveu:  Tenho Shoei GT Air 1 e HJC rpha 70.

Ando todos os dias com o rpha 70. Conforto excepcional e faz menos ruído do que o Shoei

ok. Vejo que aprovas o HJC mais do que o Shoei. Do HJC, quais as principais "falhas" que apontas, especialmente, face ao Shoei?

O conforto que referes está relacionado com o fit do capacete ou com a qualidade dos materiais? Não tens queixas da degradação dos forros e espumas do HJC? É uma das críticas que tenho visto à semelhança dos Nexx (espectacular a sair da loja, não tão espectacular 12 meses depois...).

E tens alguma experiência com colegas que tenham tido o Shoei GT Air 1 e tenham evoluído para o Shoei GT Air 2 e tenham eliminado essas queixas de conforto ou ruído mais excessivo?

O Shoei parece-me mais bem [sic] construído e com materiais melhores.
Provavelmente se cair de cabeça no asfalto irá proteger-me melhor.
O HJC tem melhor ventilação e é mais confortável.

É o que te posso dizer. Dizer mais é inventar para encher chouriços. Quando se enche chouriços no Motonliners aparece um senhor simpático com uma cara divertida assim:
[Imagem: Trollface_non-free.png]

O insignificante
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)