Lubrificantes e lubrificação

Rui, engrenagens hipoides são aquelas em que os "dentes" formar um arco em relação ao eixo de rotação... ou seja, não são complanares ao mesmo... e a tua caixa tem desses eixos certamente... primeiro para reduzir o ruído das mesmas e quando mais não seja para mudar de direção em 90º o eixo de rotação da caixa para o veio.

Eu usaria um lubrificante com referência a esse tipo de engrenagens, pois certamente será um lubrificante que não dispersa tanto quando as engrenagens estão em movimento, mantendo assim a lubrificação correcta, não deixando os carretos com pouco lubrificante.

Agora, eu usaria sem qualquer problema valvulina para diferenciais, caso elas não digam "hipoides".... porque um diferêncial tem engrenagens hipoides...

Eu na BMW que tive, usava uma da BP, há da castrol, da SHELL, REPSOL...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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Lembram-se lá atrás quando falei do Bradol para lubrificar a corrente? Aquilo na corrente até funciona... o problema é que funciona no resto da mota, fica a traseira toda borrada e a chapa de matrícula também... não tive ainda oportunidade de experimentar, mas cheira-me que também irá lubrificar a pendura.

"V"
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(07-06-2017 às 06:52)LoneRider Escreveu:  Olá pessoal!

Ora bem, o período de garantia da Dorothy já terminou pelo que vou passar a fazer a maior parte da sua manutenção.

Como é a primeira vez estou a estudar o manual para saber o que é preciso.
No campo dos lubrificantes a minha dúvida reside no óleo da transmissão.
O manual diz que tem de ser um óleo para engrenagens hipoides SAE 80 (Aceite para engranajes hipoides SAE 80) e nas minhas pesquisas encontro apenas uma referência às engrenagens hipoides, sendo que a grande maioria são óleos para caixas de velocidade.
A minha pergunta é.
Serve na mesma um óleo de caixas de velocidade (a tão conhecida Valvolina) ou debe fazer referência às engrenagens hipoides?

Na minha k12r usava o syntrax long life da Castrol (conforme manda o fabricante)

Deves seguir as indicações do fabricante (como se tu não soubesses)

Pega lá https://mega.nz/#!oN930CaK!uKH2w9WtuNS6J...KglX-AoJx8
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É pá Cláudio!
A minha dúvida centra-se apenas em saber se um lubrificante de engrenagens hipoides é diferente da valvolina de toda a vida.
Como Nelson disse e muito bem, tanto o Pinhão de Ataque como a Coroa dos diferenciais fazem parte de uma engrenagem hipoide e sempre lhe vi meter valvolina.

É claro que vou meter o lubrificante recomendado.

I just don't run with the crowd!

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Boas;
Lone Rider, tem muito cuidado com o óleo que vais meter no cardan, há algumas motos que obrigam a especificações muito próprias.
E podes comprar isso na Honda, 1 litro deve dar para 3 ou 4 vezes, o que significa fazer mais de 50 000km's.
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(07-06-2017 às 06:52)LoneRider Escreveu:  ...ou debe fazer referência às engrenagens hipoides?

Penso que na generalidade das motos com veio de transmissão, o que chamamos de "diferencial" é uma engrenagem "hipoide"!
Já usei um da Silkolene. Actualmente estou a usar o "gear competition" da Motul.
Mas quando for pra trocar novamente, acho que volto ao Silkolene.

(qualquer um deles fazia essa referencia)

Antes de começar procura ao máximo informação, de preferência com fotos ou vídeos da intervenção.
É que se a manutenção do veio da VFR for como o paralever da BMW, há ainda verificações extra alguns pontos onde precisa de levar pasta lubrificante. (moly paste).
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(07-06-2017 às 14:51)Johnny_1056 Escreveu:  Boas;
Lone Rider, tem muito cuidado com o óleo que vais meter no cardan, há algumas motos que obrigam a especificações muito próprias.
E podes comprar isso na Honda, 1 litro deve dar para 3 ou 4 vezes, o que significa fazer mais de 50 000km's.

Yap, em último caso compro na Honda.
São 200cm3 o que devem ser mais ou menos 200mml! bigsmile
Para já é segundo o manual da Dorothy só específica SAE80 e claro, de ser para engrenagens hipoides.

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(07-06-2017 às 17:43)LoneRider Escreveu:  Para já é segundo o manual da Dorothy só específica SAE80 e claro, de ser para engrenagens hipoides.

O que tu queres é isto!
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(07-06-2017 às 17:59)dfelix Escreveu:  
(07-06-2017 às 17:43)LoneRider Escreveu:  Para já é segundo o manual da Dorothy só específica SAE80 e claro, de ser para engrenagens hipoides.

O que tu queres é isto!

Muito possivelmente é isso!

No entanto foi este que me levantou as dúvidas.

http://albabike.com/motos/index.php?id_product=3947&controller=product

O facto de fazer referência ao Hipoid na nomenclatura suscitou curiosidade em saber em que se poderia diferenciar.

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Boas;
Lone, vê isso com atenção. Sei que na Yamaha, a VMax 1200 usa um básico, a FJR 1300 usa um específico e a VMax 1700 usa outro também esquisito. Teoricamente podes usar o melhor deles todos na VMax 1200.
Está descansado que vou tentar saber mais alguma coisa. blink
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