05-08-2021 às 16:53
Ahhh caralhes... já vejo esta norma muito em breve implementada por cá e a malta de mota em Lisboa a levar grantes ratadas das bicicletas e trotinetas que não carecem de matrícula, seguro, IUC, IPO, carta de condução, respeito pelo código de estrada, civismo, etc. etc. etc...
Como diz o Nelson, "admira-me como ainda nos deixam andar de mota"!
Fonte: Motosport
Como diz o Nelson, "admira-me como ainda nos deixam andar de mota"!
Citar:30 km/h é agora norma em muitas cidades de França
O limite de velocidade de 30 km/h está-se a generalizar entre os municípios de França. Se o anúncio desse limite em Paris gerou muita controvérsia, a Cidade Luz pital está longe de ser um caso isolado.
Grenoble foi a primeira cidade a estabelecer o limite dos 30 km/h em 2016, seguida por Begles e depois Lille no final de 2019, antes de Nantes.
No final de Julho esse limite tornou-se norma em Paris e, se por acaso vai para lá não o exceda ou arrisca-se a ser autuado.
Desde o passado domingo, Montpellier também reduziu o limite para 30 km/h, sendo uma excepção para algumas vias os 50 km/h. De acordo com a prefeitura, o objetivo da medida é melhorar a segurança dos utentes, em especial dos mais vulneráveis. Em Niort as coisas ainda são mais apertadas, com toda a zona centro limitada aos 30 e as designadas “zonas de encontro” limitadas a apenas 20 km/h. Bom, isto numa moto nova de 1000cc, com EU5 e todas as limitações dessa norma… é praticamente impossível de cumprir!
De acordo com um estudo realizado em Grenoble pelo Cerema, a redução dos limites de velocidade está a dar frutos, com uma queda significativa nas velocidades praticadas e uma diminuição nos acidentes tanto em número como em gravidade. Por outro lado, o argumento ecológico que muitas vezes é apresentado para defender este tipo de plano não foi mencionado.
Portanto, se for viajar para França, tenha cuidado com o punho do acelerador. Nós por cá, ficamos bem com os 50 km/h… mas sabemos que também já existem zonas abaixo desse limite!
Fonte: Motosport