Lane Splitting, Ângulos "Mortos" e Veículos "Self Driving"...
#11

(22-09-2019 às 13:48)el_Bosco Escreveu:  Neste caso do lane splitting, sendo ilegal em Portugal, a culpa é sempre nossa.

Convém documentar determinadas afirmações.
Ir pela faixa de emergência ou berma sim que é ilegal. É se encontras um gajo mais ranhoso até te pode multar por pisar ou transpor uma linha continua.

Existe a tendência de apetrechar os veículos com sistemas de segurança que sendo mal usados acabam por ser pouco seguros.

Entre o veículo e o condutor, o único que está legalmente habilitado para conduzir é o condutor e isso é algo que, ao que parece é pelo que se vê, nem todos os condutores têm presente.

A actual versão do código da estrada vigente ainda não eximiu ao condutor a responsabilidade de coisas tão simples como a sinalização das manobras e os procedimentos necessários para que se façam total segurança.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#12

Não percebi o que quiseste dizer Lone. Quando tirei a carta há um 5 meses, o lane splitting era proibido tão proibido como andar na berma.

[Imagem: muhz7is.jpg]
Responder
#13

(22-09-2019 às 17:20)el_Bosco Escreveu:  Não percebi o que quiseste dizer Lone. Quando tirei a carta há um 5 meses, o lane splitting era proibido t hião proibido como andar na berma.


Não percebeste ou não queres perceber?

Este tema, a seu tempo foi debidamente e amplia e largamente debatido neste fórum.

Tu dizes que é ilegal.
Mostra-me que assim é! blink

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#14

(22-09-2019 às 17:20)el_Bosco Escreveu:  Não percebi o que quiseste dizer Lone. Quando tirei a carta há um 5 meses, o lane splitting era proibido tão proibido como andar na berma.

el_bosco, tal como o Lone indica, existe este tópico aqui ao lado onde já muito se debateu sobre o tema.

A grande questão é que aqueles que defendem que é peremptoriamente ilegal se baseiam num conjunto de regras do código de estrada, que individualmente não são inequívocas quanto à infração que se está a cometer ao fazer o dito lane splitting (ex.: deve ultrapassar-se pela esquerda, o condutor deve garantir que não existe risco de colidir com outras viaturas, etc., que são tudo "verdades de La Palice" sobretudo em situações de congestionamento do trânsito). Se fores p.ex. ao site do "Bom Condutor", a resposta é que é ilegal, ponto, e enumeram-te o conjunto de regras que dita essa interpretação.

Por outro lado, não existe uma regra única e clara que diga sem sombra para dúvidas que tal não é permitido (se o objetivo é proibir, porque não redigir algo mais claro como "não é permitido a veículos de duas rodas circular entre faixas de rodagem em situação de congestionamento do trânsito ou fora dele", mas até aí viria alguém a questionar que espaço é esse "entre faixas de rodagem", já que ele não existe! lol).

Eu pessoalmente, quanto a essa discussão do legal ou não (apesar de ter a minha opinião), acho que não vale a pena dar para esse peditório... O que é certo é que não conheço ninguém que tenha alguma vez sido multado pelas autoridades por fazer lane splitting, mas com bastante frequência vejo malta ser apanhada na berma do eixo NS a levar a dita "ripada".
Responder
#15

A forma como me foi vendida essa proibição era muito mais clara do que vocês estão a dizer. Confesso que a ideia que tinha é que não havia dúvida da sua ilegalidade.

Mesmo assim, no pequeno troço que faço diariamente, continuarei a usar a berma em vez da faixa porque contínuo a achar que é, para mim, mais seguro.

[Imagem: muhz7is.jpg]
Responder
#16

Eu por acaso detesto fazer lane splitting e só o faco porque pior que isso é estar parado a morrer ali no transito.

Mas sempre que o faco vou com os colhoes na mao a olhar para todo o lado a tentar antecipar se alguem nao vai mandar uma guinada no volante, so porque sim, ou ate mesmo com transito parado alguem decidir sair do carro e abrir a porta! Porque quer ver fora do carro o que causa o transito. Para nao falar daqueles que fazem inversao de marcha com transito parado. Se bem que neste caso sao situacoes so de uma faixa para cada sentido. Mas nao deixa de ser uma situacao que nenhum motociclista quer experienciar.
Responder
#17

No percurso que o el_Bosco está a falar eu também faço pela berma quando o trânsito está parado ou quase parado.
Sei que estou a arriscar uma multa mas é muito mais seguro.

Quando estou a chegar à ponte, entro e passo para o mais à esquerda possível.
Depois é andar com calma porque é preciso trinta olhos na VCI. Faço lane splitting mas sempre com calma.

Há enlatados distraídos mas, em abono da verdade, também há pessoal em duas rodas que abusa na velocidade ao passar entre filas.
Responder
#18

Convém que saibamos do que estamos a falar.

Circular entre o trânsito congestionado não uma corrida de obstáculos. É uma manobra que descongestiona o trânsito, que protege os motociclistas de sofrer o pior dos impactos, que de ser feita a uma velocidade um pouco superior à do tráfico (quanto mais lento for o tráfico, mais baixa deve ser essa velocidade), tomando todas as precauções no que toca a ser visto e fazer-se ver.
Responder
#19

(23-09-2019 às 07:21)LoneRider Escreveu:  Convém que saibamos do que estamos a falar.

Circular entre o tráfico congestionado não uma corrida de obstáculos. É uma manobra que descongestiona o trânsito, que protege os motociclistas de sofrer o pior dos impactos, que de ser feita a uma velocidade um pouco superior à do tráfico (quanto mais lento for o tráfico, mais baixa deve ser essa velocidade), tomando todas as precauções no que toca a ser visto e fazer-se ver.


Tráfico?
Responder
#20

Quando tirei a carta, circular lado a lado na mesma faixa de rodagem era legal, desde que a largura da faixa de rodagem o permitisse... E ultrapassar com traço continuo, era legal, desde que não fosse pisado... Hoje... Não faço ideia...

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)