Mensagens: 726
Tópicos: 23
Registado: 9/2020
Mota: Insignificante Localização: Oeste
Espera-se mais uma evolução do 2 cilindros de média cilindrada da KTM:
https://www.motorcyclenews.com/news/new-...-990-duke/ As dimensões aparentam ser semelhantes às das 790 e 890 e há indicação de uma derivada sports-tourer para competir com a BMW F900XR e Tracer 9:
PS: espero não ter ofendido ninguém.
Mensagens: 749
Tópicos: 7
Registado: 5/2015
Mota: Husqvarna Localização: Alcochete
Isso terá uns 140/150cv...não?
Mensagens: 2,934
Tópicos: 1
Registado: 2/2015
Mota: Qualquer uma
Bem podiam era aproveitar o LC8 antigo para fazer este modelo, porque usar o 790/890.... meh.
Mensagens: 749
Tópicos: 7
Registado: 5/2015
Mota: Husqvarna Localização: Alcochete
27-07-2021 às 11:34 (Mensagem modificada pela última vez: 27-07-2021 às 11:35 por
midnightblack.)
(26-07-2021 às 12:41)pedromt07 Escreveu: Bem podiam era aproveitar o LC8 antigo para fazer este modelo, porque usar o 790/890.... meh.
respondeste à tua questão..."antigo"...já não produzido...
apesar dos japoneses gostarem muito de ir buscar os motores anteriores das superdesportivas para equipar naked...
mas pelos vistos a ktm não gosta disso. E o LC8 vem de outra época...de outra gestão...
Mensagens: 726
Tópicos: 23
Registado: 9/2020
Mota: Insignificante Localização: Oeste
(27-07-2021 às 11:34)midnightblack Escreveu: (26-07-2021 às 12:41)pedromt07 Escreveu: Bem podiam era aproveitar o LC8 antigo para fazer este modelo, porque usar o 790/890.... meh.
respondeste à tua questão..."antigo"...já não produzido...
apesar dos japoneses gostarem muito de ir buscar os motores anteriores das superdesportivas para equipar naked...
mas pelos vistos a ktm não gosta disso. E o LC8 vem de outra época...de outra gestão...
O motor 890 na versão "R" foi altamente elogiado por várias revistas e particulares.
É provável que nesta versão 990 a KTM tenha como objectivo apresentar números superiores aos da Z900, MT-09, F900R e Monster 959.
Com um TFT apetecível e decoração radical, certamente que ficará no topo em termos de preço e imagem.
PS: espero não ter ofendido ninguém.
Mensagens: 2,934
Tópicos: 1
Registado: 2/2015
Mota: Qualquer uma
(27-07-2021 às 11:34)midnightblack Escreveu: (26-07-2021 às 12:41)pedromt07 Escreveu: Bem podiam era aproveitar o LC8 antigo para fazer este modelo, porque usar o 790/890.... meh.
respondeste à tua questão..."antigo"...já não produzido...
apesar dos japoneses gostarem muito de ir buscar os motores anteriores das superdesportivas para equipar naked...
mas pelos vistos a ktm não gosta disso. E o LC8 vem de outra época...de outra gestão...
Não respondi à questão, porque nem uma fiz.
Mensagens: 3,317
Tópicos: 76
Registado: 11/2014
Mota: Mito/Scrambler/R1200S
(27-07-2021 às 11:34)midnightblack Escreveu: E o LC8 vem de outra época...de outra gestão...
E era um v-twin ...algo que representa maior custo de produção.
Mensagens: 13,496
Tópicos: 237
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
Por acaso estive há poucas horas a apreciar uma SD 990 das antigas, e numa coloração que é raro de se ver...
Mas ver esta mota, não deixa logo de me remeter para um saudoso membro desta casa.
(27-07-2021 às 12:43)dfelix Escreveu: (27-07-2021 às 11:34)midnightblack Escreveu: E o LC8 vem de outra época...de outra gestão...
E era um v-twin ...algo que representa maior custo de produção.
Yep. Basta ver que actualmente os V2, na gama actual, está apenas cingida ao topo da gama... às 1290. O resto tem sido corrido a twins paralelos e monos (que mesmo assim não deixam de ser caras, face à concorrência mais ou menos directa).
Mensagens: 726
Tópicos: 23
Registado: 9/2020
Mota: Insignificante Localização: Oeste
Pois, foi um assunto já referido aqui na altura em que se conversava. Para o mercado de consumo, os números acabam sempre por se sobrepor aos aspectos menos quantificáveis.
O custo de produção de um V aberto ou um Boxer, a maior complexidade mecânica e possivelmente maiores atritos e perdas, acabam por não compensar o maior carácter e nosso gosto pelo exótico.
Isto verifica-se nas gamas baixas e média, claro que Ducati, Aprilia, Guzzi, BMW, etc continuam a fazer V e boxers mas a preços elevados.
Reparem que mesmo os valores de potência e binário dos V e Boxer raramente compensam o exotismo, muito embora se saiba (aqui estou fora) que a entrega de binário possa ser favorável.
Parte desta discussão ocorreu no princípio do Século XX. Sabe-se que o Henry Ford chegou até a ter um protótipo de motor em X e acabou com o famigerado 4-em-linha do modelo T.
Não quero estar aqui a repetir a info do L-76 da Peugeot, porque foi referido noutro local.
Mas reparem no seguinte: será que a KTM vai manter os 1290 (1301cc) na configuração actual? Não terá maior margem de lucro se passar tudo a 2 cilindros paralelos? Não tem existido aumento de binário nas últimas iterações dos 1290.
Na classe das Super-Adventure só há V2, V4 e boxers de 2 cilindros.
PS: espero não ter ofendido ninguém.
Mensagens: 2,934
Tópicos: 1
Registado: 2/2015
Mota: Qualquer uma
Que eu saiba a ST1200 é 2cil em linha...