KTM 1290 SAS 2021
#1

Olha, mesmo a calhar!

Ontem fui fazer revisão à minha moto,m e de caminho fui experimentar a nova 1290 SAS de 2021.
Andei pouco mais de uma hora nela, fiz nacional, trânsito citadino e auto-estrada.

Comparando com a geração do ano passado:

Pontos fracos

- o pior aspecto é que o calor que assolava o pé direito (catalisador mesmo "ali", resolvia-se "limpando" o mesmo) e as pernas (colector do cilindro traseiro, resolvia-se comprando o colector isolado da 1290 SAT) agora passou para os joelhos e a metade superior das canelas, isto em pára-arranca. Para mim é pior assim.

- continua a varejar a direcção perto dos 20 km/h, pois tem muita força ainda e a roda da frente tem tendência a querer sacar um cavalo, se formos brutos com o acelerador. Mas melhorou mesmo assim, mas não "acabou". Isto foi com suspensão e motor em modo Sport, com um pequeno top-case montado.

- tem mais botões, demasiados botões para comandar tudo e mais um par de botas. A anterior funciona melhor, nomeadamente o cruise-control que era apenas 1 botão e agora são 3.

- Não há mais pontos fracos  blink


Pontos fortes

- bastante mais suave em baixas, facilita bastante no trânsito, está uma moto mais fácil de levar para quem tenha poucos quilómetros em cima. Enrolar em 6ª às 3.000 rpm deixa de ser o Martelo do Thor a bombar.

- a moto está bastante mais maneável, parece uma "800" no bom sentido! Sente-se mais compacta, e embora tenha mais 2 Kg, parece substancialmente mais leve. O depósito de gasolina estava atestado. è mais fácil de levar por uma estrada de montanha, e se a anterior já era um "Must", esta conseguiu melhorar. PArece incrível, mas nota-se muito bem.

- o "anti-dive" da suspensão frontal funciona e nota-se bem numa travagem aplicada, a frente está mais "RR", mais "plantada no chão". O modo auto da suspensão não consegui perceber o funcionamento pois nem o testei, uma vez que não tinha termo de comparação. Testei sim o modo Sport e Confort, e está na mesma.

-  motor continua com o poder de sempre, cheio de binário, viciante em médias e altas, mas está um pouco amordaçado pelo belo e enorme escape, e a minha comparação é com uma com akrapovic montado.

- para os "geeks", a TV que vem montada é maior, tem montes de menús, tem cores bonitas, desenhos bonitos, mas não liguei muito a isso.



E pronto, é mais ou menos isto, não experimentei na terra, nem fiz 300 km's de seguida, portanto consumos não faço puto de ideia.

Traços gerais, esta geração está mais "user-friendly" o que possibilita aos "curtos" de perna e aos "rookies" explorarem mais fácilmente o que ela tem para oferecer, está com um comportamento mais civilizado.

Pena a questão do calor não ter ficado resolvida.
Mas é um 1300cc, V2, 140 Nm e 160 cv - milagres?????  


hearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearthhearth

==================================
Sombra, saúde e Pau nas nalgas!

Que deus não pode dar tudo...
==================================
Responder
#2

Boa review...like it...milagres...o desejado seria o preço mais competitivo, mas para o que oferece é impossivel.
Responder
#3

Nunca achei a 1290 adv uma mota bonita, muito competente mas com cara de elefante, mas porra esta nova geração parece um elefante que levou com um comboio de frente, aspecto a parte o maravilhoso 1301 lc8 representa 80% do motivo de compra desta mota, é extremamente competente no que faz e na minha opinião não tem rival na categoria, quer o 1250 boxer da bmw quer o 1260 v2 da ducati nao lhe chegam aos calcanhares, potencia torque suavidade e linearidade, é uma obra fantástica da ktm. As mariquices que estao a tornar-se moda nas adv como o radar são inuteis numa mota que devia pisar lama, mas como os clientes desse segmento sao advogados que levam a mota de cascais ate à avenida de berna acaba-se por aceitar. Além disso para os mais malucos que vao mesmo por uma mota em marrocos há a 790/890 adv r, mais competente para off road mas capaz de levar umas malitas para o turismo.

[Imagem: eaa23b3b85b16fe808e48b73286a263c.jpg]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)