20-01-2018 às 08:21
Olá Pessoal Amigo!
Sempre que se inicia uma viagem de mota surgem dúvidas sobre o que levar.
A regra é levar só o essencial e não cair na tentação do "se for necessário".
No entanto existem algumas áreas em que o "se for necessário" se torna indispensável, como por exemplo em caso de averías ou uma queda para o lado, aquele kit de ferramentas que trouxemos no caso de "ser necessário" salva-nos de um gasto maior, ou então, aquele kit de primeiros socorros que "se for necessário" nos impede de morrer no caso de cortarmos a mudar uma lâmpada partida.
Deixo aqui uma pequena lista dos essenciais e "se for necessário" que devem sempre viajar em nossa companhia :
Documentos
BI/Passaporte - o passaporte é o supra sumo dos documentos de identificação pessoal, é imperativo tê-lo à mão se pensas em sair do espaço Schengen. Existem países que não te deixam passar se faltarem menos de 6 meses para que este caduque.
Livrete/Registo de Propriedade - é essencial porque convém demonstrar e eliminar qualquer dúvida sobre a propriedade do veículo.
Seguro de Responsabilidade Civil - a carta verde deve estar visível e em bom estado, assim como, dentro da validade.
Manual de Proprietário da Mota - indispensável para um rápido acesso aos elementos da mota, dados técnicos e métodos de desmontagem /montagem.
As Ferramentas são o "se for necessário" mais indispensável que existe. Ao estojo de ferramentas da mota podemos juntar mais algumas que também considero pertinente levar.
Estojo de ferramentas da mota - normalmente as ferramentas contidas no estojo permitem desmontar/montar a mota para que possas reparar a maior parte das averías de pouca exigência técnica que possam surgir.
Fita cola americana (da boa) - resistente aos elementos, à fricção e versátil, esta fita cola é muito boa, por exemplo a adaptar uma chave L num pedal de mudanças. Permite uniões flexíveis mas resistentes.
Abraçadeiras de plástico - leves e fáceis de transportar, são excelentes para amarrar e fixar cabos e plásticos.
Fita isoladora (da boa) - menos resistente mas super flexível, tem a vantagem de assegurar o isolamento e a impermeabilidade.
Arame - 1m de arame de 1mm pode ajudar a criar uma união resistente e duradoura que nos permite seguir viagem.
Alicate de corte - para cortar arame, cabos eléctricos, abraçadeiras de plástico, plástico, etc
Tesoura de Electricista - versátil, pequena e leve.
Lubrificante de Corrente - para quem tem corrente de transmissão.
Kit Anti-Furos - adaptado ao tipo de rodas da mota
Compressor - para as exigências do todo terreno.
Kit de Primeiros Socorros, essencial no caso de uma ferida aberta, desinfectar e deter hemorragias, proteger e isolar feridas de pouca gravidade. Além disso é importante levar um cinto, vital para fazer um torniquete e evitar que um companheiro sangre até à morte.
Não esquecer os medicamentos para as doenças crónicas (alergias, diabetes, cardio vascular, etc), assim como um aprovisionamento necessário para a viagem.
Sempre que se inicia uma viagem de mota surgem dúvidas sobre o que levar.
A regra é levar só o essencial e não cair na tentação do "se for necessário".
No entanto existem algumas áreas em que o "se for necessário" se torna indispensável, como por exemplo em caso de averías ou uma queda para o lado, aquele kit de ferramentas que trouxemos no caso de "ser necessário" salva-nos de um gasto maior, ou então, aquele kit de primeiros socorros que "se for necessário" nos impede de morrer no caso de cortarmos a mudar uma lâmpada partida.
Deixo aqui uma pequena lista dos essenciais e "se for necessário" que devem sempre viajar em nossa companhia :
Documentos
BI/Passaporte - o passaporte é o supra sumo dos documentos de identificação pessoal, é imperativo tê-lo à mão se pensas em sair do espaço Schengen. Existem países que não te deixam passar se faltarem menos de 6 meses para que este caduque.
Livrete/Registo de Propriedade - é essencial porque convém demonstrar e eliminar qualquer dúvida sobre a propriedade do veículo.
Seguro de Responsabilidade Civil - a carta verde deve estar visível e em bom estado, assim como, dentro da validade.
Manual de Proprietário da Mota - indispensável para um rápido acesso aos elementos da mota, dados técnicos e métodos de desmontagem /montagem.
As Ferramentas são o "se for necessário" mais indispensável que existe. Ao estojo de ferramentas da mota podemos juntar mais algumas que também considero pertinente levar.
Estojo de ferramentas da mota - normalmente as ferramentas contidas no estojo permitem desmontar/montar a mota para que possas reparar a maior parte das averías de pouca exigência técnica que possam surgir.
Fita cola americana (da boa) - resistente aos elementos, à fricção e versátil, esta fita cola é muito boa, por exemplo a adaptar uma chave L num pedal de mudanças. Permite uniões flexíveis mas resistentes.
Abraçadeiras de plástico - leves e fáceis de transportar, são excelentes para amarrar e fixar cabos e plásticos.
Fita isoladora (da boa) - menos resistente mas super flexível, tem a vantagem de assegurar o isolamento e a impermeabilidade.
Arame - 1m de arame de 1mm pode ajudar a criar uma união resistente e duradoura que nos permite seguir viagem.
Alicate de corte - para cortar arame, cabos eléctricos, abraçadeiras de plástico, plástico, etc
Tesoura de Electricista - versátil, pequena e leve.
Lubrificante de Corrente - para quem tem corrente de transmissão.
Kit Anti-Furos - adaptado ao tipo de rodas da mota
Compressor - para as exigências do todo terreno.
Kit de Primeiros Socorros, essencial no caso de uma ferida aberta, desinfectar e deter hemorragias, proteger e isolar feridas de pouca gravidade. Além disso é importante levar um cinto, vital para fazer um torniquete e evitar que um companheiro sangre até à morte.
Não esquecer os medicamentos para as doenças crónicas (alergias, diabetes, cardio vascular, etc), assim como um aprovisionamento necessário para a viagem.