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Bom dia,
Acabado de tirar carta de mota classe A, conduzi uma keeway superlight 125 dos meus 16 anos até ao presente. De momento estou à procura de algo com mais cilindrada, encontrei duas hipóteses que me agradaram, mas estou muito indeciso. Uma Kawasaki GPZ500S de 1985 toda original com 38.000km ou uma Yamaha XJ600 Diversion de 90's com 32.000km toda pintada de verde tropa fosco. A nível de estética a kawasaki parece-me melhor estimada e a nível de motor ambas parecem estar bem. A minha dúvida está nos rendimentos, conforto, vantagens/desvantagens, valorização/desvalorização. Espero que consigam ajudar-me!
Muito obrigado!
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(03-03-2021 às 11:43)WolfBasto Escreveu: Bom dia,
Acabado de tirar carta de mota classe A, conduzi uma keeway superlight 125 dos meus 16 anos até ao presente. De momento estou à procura de algo com mais cilindrada, encontrei duas hipóteses que me agradaram, mas estou muito indeciso. Uma Kawasaki GPZ500S de 1985 toda original com 38.000km ou uma Yamaha XJ600 Diversion de 90's com 32.000km toda pintada de verde tropa fosco. A nível de estética a kawasaki parece-me melhor estimada e a nível de motor ambas parecem estar bem. A minha dúvida está nos rendimentos, conforto, vantagens/desvantagens, valorização/desvalorização. Espero que consigam ajudar-me!
Muito obrigado!
As motas são para voltinhas ao fim de semana? tens boas motas para segunda mota e dessas a kawa poderá ser melhor negócio mas desconheço fiablidade.
Não arranjas nada mais recente? o barato sai caro! Podes ter em linha despesas de manutenção/reparação onerosas.
Terás provavelmente mais peças para a yamaha, mas essa pintura verde fosco...já pode esconder betume no depósito ou algo do género.
Que outras opções tens?
Plafond de gasto? não me digas...1500 euros?
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(03-03-2021 às 11:52)midnightblack Escreveu: (03-03-2021 às 11:43)WolfBasto Escreveu: É exactamente esse o plafond. Em relação a motas mais recentes, vê-se algumas coisas, mas não sou muito fã das linhas mais recentes, gosto muito das linhas das gpz ou até da yamaha fj1200 (apesar de esta já ser uma mota muito grande e comprida). Também gosto de motas transformadas em cafe racer mas grande parte tem componentes ou alterações ilegais. Obrigado pela resposta!
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03-03-2021 às 13:51 (Mensagem modificada pela última vez: 03-03-2021 às 13:53 por
carlos-kb.)
A GPZ é uma sport-tourer de média cilindrada, dos primórdios e feita à imagem da irmã "maior" de 1100cc. Curiosamente simpatizo bastante com ela e tem um excelente motor de meia centena de cv, que foi usado em vários outros modelos.
A Diversion (da qual também existe a versão de 900cc) por seu lado, é um modelo mais comum e com um sentido mais de moto utilitária, com um maior universo de peças... mas apesar de mais potente, pela sua configuração, é um motor mais sensaborão.
Agora, motos com essa idade, é sempre um risco maior, pois apesar de ambas serem na generalidade, fiáveis, há componentes que com o tempo, tendem a acabar a sua vida útil... e a factura das mesmas pode estar a aguardar um comprador.
Se dizes que a GPZ está de origem, possivelmente também inspirará mais confiança... e isso também se reflecte na questão da (des)valorização. Ainda que em motos com mais de duas 2 décadas isso possa ser relativo. Mas não te cinjas apenas a estas duas e procura por mais unidades e modelos. E se por questões de orçamento, terás de te cingir a utilitárias de média cilindrada, a essas podes ainda juntar as CB500, as Bandit600 ou até as GSXF600.
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A gpz parece que tem um problema comum a uns quantos utilizadores que tem a ver com o alternador. Nao sei ao certo qual o ano de producao desse modelo mais problematico, no entanto aconselho alguma pesquisa. Eu sei desse problema, porque tambem cheguei a considerar comprar uma gpz, antes de ter comprado a cb 500.
Se entre esses 2 modelos, qualquer um deles comprares por mil paus ou menos. Ate entendo que nao consigas expandir a tua lista de opcoes. Se algum deles vai ate aos 1300/1400, ja podes adicionar mais opcoes. Como a gs 500 e mesmo cb500. E a cb 500 acaba por ser a melhor opcao, entre essas todas sem grandes duvidas.
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(03-03-2021 às 14:28)vitorino Escreveu: Obrigado!! Penso só haver um erro na descrição da kawasaki, o travão traseiro não é de disco, o que também seria um ponto negativo...
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(03-03-2021 às 14:33)Nfilipe Escreveu: Obrigado!! O único problema da gs500 e da cb500 é não gostar da estética que apresentam, o conjunto quadro/depósito não me agrada muito, pessoalmente claro..
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estive a ver no olx e tens algumas kawas zzr 600 que entram no teu plafond...
se ponderares a xj600 escolhe uma que não tenha pinturas inventadas...
uma suzuki dr650 ou xt600 (trail) também são boas opções...a Honda NTV650 também tem um belo motor.
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A zzr é boa opção, a dr 650 e xt já vao por outros valores a nao ser que estejam em estados lastimáveis. E a Ntv é muito parecida com a cb 500 em termos de estéticos, logo se nao gosta da cb 500 também nao vai gostar da ntv.
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(03-03-2021 às 14:59)WolfBasto Escreveu: Obrigado!! Penso só haver um erro na descrição da kawasaki, o travão traseiro não é de disco, o que também seria um ponto negativo...
Não te sei precisar ao certo, mas algures por 1995/96, a GPZ500 substituiu o tambor traseiro por disco... tal como o mesmo aconteceu com a CB500, de 97 adiante. A ER-5 (versão naked da GPZ500) é que manteve sempre o tambor.
Mas podes sempre fazer o que o "besuntado" não faz e o deixa sempre incomodadinho... ires a uma revista da época ou à wikipédia, para te certificares disso.
P.S. - Ahhh... e nos quotes, só terás de ter atenção ao user que estás a citar... e meteres a tua resposta fora desse "quote".
(03-03-2021 às 15:01)WolfBasto Escreveu: Obrigado!! O único problema da gs500 e da cb500 é não gostar da estética que apresentam, o conjunto quadro/depósito não me agrada muito, pessoalmente claro..
Mas embora mais raras (e eventualmente com outros valores de mercado), tens também as versões "plastificadas" da CB500 e da GS500 (S e F, respectivamente).