Fofinha mais fofinha não há....
#1

A moda das motos "fofinhas" veio para ficar.... e se não bastasse ela ser dócil, poupadinha, limpinha, pouco poluidora, macia, contida, user friendly.... agora até vai ajudar a prevenir "doi-doi".....  disapointed

Já nem se consegue agora bater com os "cornos contra a parede", em condições?  lol  wtf

_________________________________________________

Honda prepara airbag para a NC750S


Fabricante nipónico prepara-se para equipar com airbag a sua segunda moto.

Em finais de 2006 a Honda apresentou um inovador sistema de airbag para a sua Goldwing que desta forma passava a contar com mais um dispositivo de segurança passiva em caso de embate frontal, única situação onde o sistema se ativaria já que em caso de highside ou lowside, ou numa queda com a moto parada, a inflação do saco não contribuiria para evitar qualquer lesão. Mas em caso de embate frontal, o condutor é projetado numa trajetória frontal e ascendente o que permite ao airbag desacelerar o corpo impedindo que este embata noutro veículo ou em qualquer outro obstáculo que com grande probabilidade resultaria em ferimentos fatais.

A Goldwing chegaria a 2016 como a única moto equipada com um sistema deste tipo. No entanto, com o advento dos equipamentos pessoais com airbag de marcas como a Dainese e Alpinestars, a Honda revisitou a ideia de incluir airbags nas suas motos como se pode ver numa das patentes recentemente apresentadas pelo fabricante nipónico.

O sistema encontra-se localizado junto do espaço de armazenamento onde normalmente encontraríamos o depósito de combustível e é acionado por um sensor localizado na forquilha da suspensão que deteta o embate frontal e faz disparar o airbag cujo formato adota uma extensão vertical que permite “segurar” de melhor forma o condutor em caso de acidente.


[Imagem: 57078d8288a6a_XL.jpg]

fonte

edit: repare-se que nas minhas palavras, nunca mencionei o nome daquela "cujo nome jamais deve ser pronunciado"

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#2

smile não deixa de ser uma boa estratégia de venda...
este modelo já vende bem e com este argumento de segurança (e não estou a dar a minha opinião sobre a mota blink) ganhará mais alguns adeptos...

lembro-me do tempo, não há muito, de quem dizia que o ABS também era para os menos "duros"... hoje em dia motas novas, quase todas têm... é tudo uma questão de dar tempo ao tempo e ver se realmente ajuda a salvar vidas (mesmo dos mais "bazarocos" como eu)

por mim, tudo o que for pela segurança é bem vindo... só falta mesmo mudar algumas mentes "mais enlatadas"... nisso não há segurança que nos valha sad
Responder
#3

É sempre bom e bem vindas este tipo de tecnologias, mas não vai ajudar muito se o motociclista cair sozinho, se bater contra o capo de um carro que se atravessou à frente, etc.. Só vai ajudar se bater contra uma parede, ou contra a traseira de um veículo, por exempo, ou contra a lateral de um veículo alto.

Não estou a dizer que isto não vale de nada... só estou a dizer que não vai ter tantas vantagens como as que o airbag trouxe nos carros em que batíamos com o focinho sempre no mesmo sitio quer fosse contra uma parede ou contra um carro, estivesse ele na posição que estivesse lol

XJ 600 Diversion Owner!
Responder
#4

(11-04-2016 às 14:14)smvalmeida Escreveu:  lembro-me do tempo, não há muito, de quem dizia que o ABS também era para os menos "duros"... hoje em dia motas novas, quase todas têm...

Actualmente o ABS é obrigatório em tudo o que seja novo modelo, homologado a partir de 01/01/2016.... resultado da aplicação dos regulamentos que entraram em vigor com a Norma Euro 4, para as motos.

(11-04-2016 às 14:14)smvalmeida Escreveu:  é tudo uma questão de dar tempo ao tempo e ver se realmente ajuda a salvar vidas (mesmo dos mais "bazarocos" como eu)

por mim, tudo o que for pela segurança é bem vindo... só falta mesmo mudar algumas mentes "mais enlatadas"... nisso não há segurança que nos valha  sad

Sou apologista que as coisas devem (e têm) de evoluír sempre no bom sentido. O meu comentário foi mais em tom irónico que outra coisa.

Desconheço, por exemplo, em relação à Goldwing com airbag, a real eficácia do sistema em caso de acidente. Se bem que, de forma céptica, coloco sérias dúvidas se na prática, isto será realmente eficiente.
Normalmente num embate frontal, de moto, a partir de certa velocidade, o condutor tende a ser automaticamente projectado da moto. Daí achar mais pertinente um sistema de segurança por insuflação de ar, no equipamento usado (como já acontece com algum vestuário motociclístico), que vai na medida do possível, ajudar no impacto entre o condutor e o obstáculo com o qual colide na queda, do que propriamente um airbag fixo na moto, que a meu ver, apenas terá prevalência em embates a muito pouca velocidade e apenas de frente.... Mas isto sou eu a conjecturar.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#5

(11-04-2016 às 15:28)MrOverclock Escreveu:  É sempre bom e bem vindas este tipo de tecnologias, mas não vai ajudar muito se o motociclista cair sozinho, se bater contra o capo de um carro que se atravessou à frente, etc.. Só vai ajudar se bater contra uma parede, ou contra a traseira de um veículo, por exempo, ou contra a lateral de um veículo alto.

Não estou a dizer que isto não vale de nada... só estou a dizer que não vai ter tantas vantagens como as que o airbag trouxe nos carros em que batíamos com o focinho sempre no mesmo sitio quer fosse contra uma parede ou contra um carro, estivesse ele na posição que estivesse lol

Do que percebi no texto, a intençao do airbag também é de permitir segurar o condutor para os casos que citaste. Quero ver é como eles vão magicar isso..
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)