05-02-2018 às 16:35
A convite da Yamaha Portugal fomos na passada 6a feira até ao Autódromo Internacional de Portimão para rodar em pista na nova Yamaha YZF R1 M de 2018.
![[Imagem: 2018-yamaha-yzf-r1m2-1024x682.jpg]](https://www.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2018/02/2018-yamaha-yzf-r1m2-1024x682.jpg)
Esperava-nos uma comitiva top liderada pelo Director da Yamaha, Luís Figueiredo, acompanhado por elementos do seu staff e dois pilotos de renome, Rui Reigoto e Miguel Praia.
A jornada iniciou-se com um briefing que resumiu as características da nova YZF R1 de 2018, em relação ao ano anterior e as diferenças para a versão M, na qual tivemos a oportunidade de rodar durante cerca de 1 hora testando diferentes afinações dos seus modos electrónicos.
![[Imagem: dsc-1072.jpg]](https://www.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2018/02/dsc-1072.jpg)
A versão que nos aguardava em pista era a topo de gama, a Versão M, com suspensões Ohlins e escape Akrapovic racing. Basicamente a concretização das afinações electrónicas possíveis, tal como nos foi apresentado, é agora muito mais simples, pois em vez de termos que estar a ajustar parâmetro a parâmetro, tarefa complexa e morosa, agora apenas temos que definir o que pretendemos fazer com a moto no painel de informação e automáticamente se ajustam todos os parâmetros para o efeito, controle de tracção, ABS, modo de motor, controle de cavalinhos…
![[Imagem: dsc-1081.jpg]](https://www.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2018/02/dsc-1081.jpg)
O sistema de “quick shift” funciona agora nas duas direções e as reduções são obrigatoriamente com o acelerador cortado. As suspensões Ohlins funcionam na perfeição e conferem uma enorme precisão em curva, nas travagens e em aceleração à saída das mesmas. Se existe circuito que coloca à prova todas as capacidades dinâmicas e electrónicas de uma moto é sem dúvida alguma o de Portimão.
![[Imagem: dsc-1101.jpg]](https://www.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2018/02/dsc-1101.jpg)
A nova função de controle de “Lift”, que a Yamaha apelida de “LIF”, é agora mais progressiva e permite controlar o levantar da roda dianteira de forma muito mais natural, realidade que a R1M com o seu motor “crossplane” faz questão de afirmar em qualquer das mudanças, nomeadamente em 5a na recta da meta, onde quase não era necessário meter a 6a velocidade, dada a relação mais comprida certamente montada de origem.
![[Imagem: dsc-1096.jpg]](https://www.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2018/02/dsc-1096.jpg)
Pudemos rodar também com os novos pneus R11 da Bridgestone, pneus com uma nova carcassa e estrutura mais reforçada e específica para a competição, que revelaram um comportamento excelente em pista.
![[Imagem: dsc-1104.jpg]](https://www.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2018/02/dsc-1104.jpg)
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