(28-01-2019 às 16:25)carlos-kb Escreveu: Acho interessante e não me espantaria de todo que viesse a ver a luz do dia uma muscle naked, com o Stradale V4, posicionando a Ducati com um modelo no segmento das streetfighter (pese a apropriação do termo à designação do modelo), montando um motor directamente derivado da SBK da marca, à semelhança do que acontece na maioria dos restantes construtores mais representativos. É que o Superquadro nunca montou em nenhuma naked e as anteriores streetfighter ficaram-se pelo Testastretta.
Por outro lado, a saga Monster nunca estive nesse segmento (nem mesmo a 1200), sendo que a sua génese é outra.
Olha que embora com uma linha cosmética mais conservadora, as Monsters estiveram nesse segmento:
As Monster S4, S4R e S4RS tinham motorizações derivadas das 916, 996 e 999 respectivamente.
Quando chegaram ao testastretta... forçosamente a marca teve de seguir dois caminhos distintos.
Nas SBK o testastretta "normal" acabou substituido pelo superquadro, mas porque o objectivo era seguir por algo integralmente portante nas panisgales.
Já o testastretta 11º manteve o seu desenvolvimento tendo já sofrido várias iterações, como a introdução do DS e mais recentemente o DVT.
Penso que a razão porque nunca surgiu uma Monster ou outra naked com o Superquadro foi precisamente pela dificuldade que teriam em fazer algo de jeito a partir daquela base. E sobretudo proque aquele motor (que sacode e bate em baixas) numa naked ou estradista iria resultar num dispendioso cagalhão.
Mas o 11º é bastante competente.
E a receita utilizada acaba por não ser muito diferente do que os "restantes construtores mais representativos" aplicam nas suas nakeds. (Não me ocorre nenhuma que actualmente herde directamente as mesmas configurações da respectiva superbike)