Opinioes - 1ª Moto, CBF 600 SA Carbs
#1

Viva a todos,

Acabei de tirar carta moto(A) e ando a procura da primeira moto, sendo a minha experiência com motos, tanto condução como conhecimento geral, algo parca. Posto isto, tenho em vista uma CBf 600 SA com 10 anos(não sei ao certo o ano dela) de um conhecido que quer comprar outra, com cerca de 10000 kms. Se ficar por 3000-3100(algo neste intervalo) acham que será mesmo boa compra? Não queria gastar tanto, sendo que idealmente seria bem abaixo disso. O que acham?

Outra questão que me deixa na dúvida são os consumos. Sendo versão carburadores, acham que em andamentos normais, tipicos de nacionais, se consegue consumos a ronda os 4lts? Confesso que me está a fazer confusão estar habituado no carro consumos normais de 5-5.5litros(ainda por cima diesel, mt mais barato), sendo que em passeio ainda baixa um bocado, e depois a mota, que pesa uma fração, consumir mais e ficar bem mais cara a passeata  smile 

Já agora, que acham da CBF para 1ª moto e não tendo nenhuma experiência? Será que vou acha-la pesada em demasia?

Obrigado!
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#2

Do que vi agora muito rápido, essas motas arranjam-se de 3.000€ para cima, mas geralmente com mais km, e sem a benece de saberes o passado delas, como neste caso, vinda de um familiar. Diria que é um bom preço, mas não sei que outros modelos competem com esse, nem se essa compensa.

Nunca conduzi essa mota em específico, mas vendo pelas specs: 218kg a seco, és capaz de senti-la um bocado pesada, digo eu que senti a diferença de passar de uma mota de 180kg para uma de 210kg. Mas isso muda de mota para mota e nada como pedires para dar uma volta.

Acho dificil que consigas 4L com ela, isso é consumo para motas mais pequenas, mas mais uma vez vou deixar esta para quem aqui do forum já tenha tido uma.

De certa maneira acho melhor recomendar uma mota com menos cilindrada e usada. Assim conseguias:
1- consumos (geralmente) melhores, dependendo da mota
2- um peso mais baixo
3- uma mota mais barata
4- algo que não te ia doer tanto na carteira se (ou quando) a deixares cair

Se fosse comigo, ficaria com ela se fosse mesmo mesmo aquela mota que eu queria. Caso contrário, não.

Edit:
Se calhar devias preencher este formulário, para se alguém quiser dar alternativas saber o que procuras ao certo blink
http://motonliners.pt/topico-informa%C3%...o-seguinte

[Imagem: RwtqB8G.gif]
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#3

Não me parece que vá ser muito pesada, notas qualquer coisa com ela parada, mas nada por aí além. Em andamento têm quase todas o mesmo peso lol
Quanto a consumos, não sei se será fácil teres 4l. Eu mentalizava-me mais para os 5 a 5,5l. Dependendo do andamento que lhe dês, claro. E se vais comprar uma mota para gastarem menos €/100km, essa não é definitivamente a escolha. Pensa que na Mota gastas um bocadinho mais de €/100km, mas o prazer que retiras da viagem é totalmente diferente.
Quanto a essa ser uma boa mota para começar, penso que sim, eu comecei com uma Diversion 600 e não estou nada arrependido.
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#4

Porquê uma Honda....!!!!! comprem outras coisas.... tão mais bonitas e empolgantes.... Honda é a mesma coisa que queijo fresco sem sal e pimenta... comprem antes um mozzarella e metam-lhe um fio de azeite, oregãos e um pouco de tabasco... e vão ver que a vida pode ser tão bela...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#5

(19-07-2016 às 22:47)nelsonajm Escreveu:  Porquê uma Honda....!!!!! comprem outras coisas.... tão mais bonitas e empolgantes.... Honda é a mesma coisa que queijo fresco sem sal e pimenta... comprem antes um mozzarella e metam-lhe um fio de azeite, oregãos e um pouco de tabasco... e vão ver que a vida pode ser tão bela...

E eu a pensar que vinhas cá sugerir uma NC700!

[Imagem: RwtqB8G.gif]
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#6

Bem vindo.

(19-07-2016 às 21:29)Isthmus Escreveu:  Posto isto, tenho em vista uma CBf 600 SA com 10 anos(não sei ao certo o ano dela) de um conhecido que quer comprar outra, com cerca de 10000 kms. Se ficar por 3000-3100(algo neste intervalo) acham que será mesmo boa compra? Não queria gastar tanto, sendo que idealmente seria bem abaixo disso. O que acham?

3000 parece-me um bom preço para uma CBF como a que descreves. Se a tens debaixo de olho e gostas, avança! blink

(19-07-2016 às 21:29)Isthmus Escreveu:  Confesso que me está a fazer confusão estar habituado no carro consumos normais de 5-5.5litros(ainda por cima diesel, mt mais barato)...

Estás a comparar croquetes com cagalhões. Esquece lá o consumo, que a mota dá-te outras coisas que o enlatado não dá. A diferença de consumos é um pequeno preço a pagar por isso.

(19-07-2016 às 21:29)Isthmus Escreveu:  Já agora, que acham da CBF para 1ª moto e não tendo nenhuma experiência? Será que vou acha-la pesada em demasia?

Por acaso a ideia que tenho da CBF é que (apesar do peso e cilindrada) é uma mota "suave", pelo que para primeira mota podias ter escolhido pior.

Boa sorte!
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#7

Mas que estilo de mota preferes?

Pessoalmente esses modelos não me dizem muito, começando logo pelo aspecto, quanto a performance não faço ideia, mas tem aspecto de não ser carne nem peixe.
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#8

(19-07-2016 às 21:29)Isthmus Escreveu:  Outra questão que me deixa na dúvida são os consumos. Sendo versão carburadores, acham que em andamentos normais, tipicos de nacionais, se consegue consumos a ronda os 4lts?

Não conheço essa mota, mas a minha XJ600 é uma 600 mas só com 60cv e é isso que consigo a andar em nacional. Se meter AE (não ando lá só a 120) ou cidade (sem me preocupar com os consumos) a média é sempre a cima disso. Se fizer um depósito só em cidade chego a fazer 6L/100, mas o meu carro que é um carro a gasolina económico (1.2) neste percurso faz 9L/100, portanto a mota é sempre mais económica para mim lol


Citar:Confesso que me está a fazer confusão estar habituado no carro consumos normais de 5-5.5litros(ainda por cima diesel, mt mais barato), sendo que em passeio ainda baixa um bocado, e depois a mota, que pesa uma fração, consumir mais e ficar bem mais cara a passeata


Esse carro às tantas demora mais a chegar aos 100 do que a mota aos 160, portanto não há aqui nada que faça confusão lol  Como já foi dito, estás a comparar Croquetes com cagalhões, nada a ver!! Ainda por cima estás a comparar gasóleo com gasolina! Não voltes a fazer isso faxabor!!! censored

XJ 600 Diversion Owner!
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#9

O meu carro faz 4,5l...a mota deve andar nos 5,5/6, mas o andamento não tem nada, mas mesmo nada a ver, são veiculos diferentes, com caracteristicas diferentes...nas motas as coisas funcionam de outra maneira, para teres um carro que puxe o mesmo que uma vulgar 600, tens de ter uma coisa que ande bem...e que vai gastar mais tb.
A minha ex CB500 era uma mota de entrada na gama média cilindrada, 58cv, mas chega e sobra para ser mais rápida que a maioria dos carros mais banais do nosso parque automóvel em arranque nos semáforos.

[Imagem: 7STkQ4B.jpg]
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#10

Se queres economia, compra uma mota económica, mas que terá prestações fracas ou razoáveis apenas.

Tens o caso das 250/300 e das NC700/750. Fazem consumos melhores que carros a diesel.

Se quiseres prestações, vais ter consumo. E sim, o diesel é mais barato e andas mais com 20€ de diesel do que com 20€ de gasolina, mas as sensações são completamente diferentes.
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