(25-06-2017 às 06:50)LWillow Escreveu: Ontem estive a assistir a uma discussão acerca da relevância ( ou não ) da utilização de filtros de ar e de óleo aftermarket (tipo K&N ou DMC ) e não cheguei a uma conclusão do que ouvi .
Venho agora aqui trazer o assunto à baila para ver se me esclareço .
Há a vantagem de serem 'vitalícios', mas para além disso .....Como é ?
Traz alguma vantagem/melhoria a instalação de um filtro de ar K&N (ou similar) , relativamente à melhoria de consumo ou da prestação/rendimento da mota ??
(não vou aqui descrever os argumentos que ouvi sobre o assunto para não 'influenciar' a 'conversa' )
Penso que não há uma regra "genérica" para isso porque dependerá sobretudo da utilização que fazes da mota.
Se andas com ela na terra e no pó de maneira a entupir o filtro em pouco tempo talvez haja alguma vantagem, embora marginal, na diferença de preços. Porque um K&N custa dois "OEM" logo à cabeça. Se fazes uma utilização "normal", com muita estrada e poucos trilhos poeirentos penso que andará "ela-por-ela".
A minha "mariazinha" leva filtro "original" mas só quando precisa. Porque nas revisões o mecânico tem sempre o cuidado de retirar o filtro e soprar com o compressor. Se lhe parece em bom estado, depois de soprado, volta ao lugar. Se já denota algum desgaste vem um novo, OEM. Por junto, em todas as revisões feitas em 85K kms, deve ter levado 1 único filtro de ar novo por volta dos 50K. O que não chegaria ainda para pagar 1 K&N.
(Cerca de 42€ para o OEM vs 72€ (em "
em "promoção" mas sem os portes que não consegui descobrir de quanto seriam") do K&N.)
Quanto à vantagem mecânica penso que a trazer alguns benefícios no maior fluxo de ar tal será algo também marginal e só efectivamente sentido, se o for mesmo, nos regimes muito altos. E sempre por troca de uma menor eficiência de filtragem nos restantes regimes. O que fora das pistas pouca ou nenhuma relevância terá.
Porque afinal, no dia a dia e em motas com 100cv ou mais, quantas vezes se usa
consistentemente o ultimo terço das rpm? E, fora duma pista com voltas cronometradas, é alguma vez possível "sentir" mais 2 ou 3 cv de diferença? E valerá esse "pseudo-aumento" de performance todo o "lixo" extra que um maior fluxo de ar acarreta? I don't really think so!...
Ou não!...