Discussão acerca de Filtros (Ar e Óleo)
#1

Ontem estive a assistir a uma discussão acerca da relevância ( ou não  devil ) da utilização de filtros de ar e de óleo aftermarket (tipo K&N ou DMC ) e não cheguei a uma conclusão do que ouvi . 
Venho agora aqui trazer o assunto à baila para ver se me esclareço .

Há a vantagem de serem 'vitalícios', mas para além disso .....Como é ? 

Traz alguma vantagem/melhoria a instalação de um filtro de ar K&N (ou similar)  , relativamente à melhoria de consumo ou da prestação/rendimento da mota ??

(não vou aqui descrever os argumentos que ouvi sobre o assunto para não 'influenciar' a 'conversa' )
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#2

Eu vejo uma vantagem especifica...

Alguma poupança de dinheiro. 

Em x mil kms limpas/lavas o filtro, aplicas o óleo e siga. 
Também não creio que aguente os 100.000kms como muitos dizem, ou pelo menos de certeza que perde algumas propriedades nesse espaço, mas se ele custar 50€, compensa em relacao aos 15/20€ do de origem.

Vi para a minha msx, um BMC vai-me ficar na casa dos 46€. Vantagem em relacao à KN a área de filtragem de ar/rede é quase o dobro em relacao ao de origem/kn...

Ainda nao decidi o que faça...

Ps: na tracer continuo a ter filtro normal. Por opcao nao coloquei KN
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#3

Boas,

Rendimento é tudo igual

A vantagem é a revisão ficar um pouco mais barata

Dou-te a desvantagem... quando trocava filtros de origem, estavam sempre todos pretos e cheios de porcaria.

Este lavavel, está impecável ao fim de 6k

Porque será?


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#4

(25-06-2017 às 06:50)LWillow Escreveu:  Ontem estive a assistir a uma discussão acerca da relevância ( ou não  devil ) da utilização de filtros de ar e de óleo aftermarket (tipo K&N ou DMC ) e não cheguei a uma conclusão do que ouvi . 
Venho agora aqui trazer o assunto à baila para ver se me esclareço .

Há a vantagem de serem 'vitalícios', mas para além disso .....Como é ? 

Traz alguma vantagem/melhoria a instalação de um filtro de ar K&N (ou similar)  , relativamente à melhoria de consumo ou da prestação/rendimento da mota ??

(não vou aqui descrever os argumentos que ouvi sobre o assunto para não 'influenciar' a 'conversa' )

Penso que não há uma regra "genérica" para isso porque dependerá sobretudo da utilização que fazes da mota.

Se andas com ela na terra e no pó de maneira a entupir o filtro em pouco tempo talvez haja alguma vantagem, embora marginal, na diferença de preços. Porque um K&N custa dois "OEM" logo à cabeça. Se fazes uma utilização "normal", com muita estrada e poucos trilhos poeirentos penso que andará "ela-por-ela".

A minha "mariazinha" leva filtro "original" mas só quando precisa. Porque nas revisões o mecânico tem sempre o cuidado de retirar o filtro e soprar com o compressor. Se lhe parece em bom estado, depois de soprado, volta ao lugar. Se já denota algum desgaste vem um novo, OEM. Por junto, em todas as revisões feitas em 85K kms, deve ter levado 1 único filtro de ar novo por volta dos 50K. O que não chegaria ainda para pagar 1 K&N. blink (Cerca de 42€ para o OEM vs 72€ (em " em "promoção" mas sem os portes que não consegui descobrir de quanto seriam") do K&N.)

Quanto à vantagem mecânica penso que a trazer alguns benefícios no maior fluxo de ar tal será algo também marginal e só efectivamente sentido, se o for mesmo, nos regimes muito altos. E sempre por troca de uma menor eficiência de filtragem nos restantes regimes. O que fora das pistas pouca ou nenhuma relevância terá.

Porque afinal, no dia a dia e em motas com 100cv ou mais, quantas vezes se usa consistentemente o ultimo terço das rpm? E, fora duma pista com voltas cronometradas, é alguma vez possível "sentir" mais 2 ou 3 cv de diferença? E valerá esse "pseudo-aumento" de performance todo o "lixo" extra que um maior fluxo de ar acarreta?  I don't really think so!...   blink


Ou não!...  devil  devil  lol blink

[Imagem: wrong-bike.jpg]
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#5

(25-06-2017 às 09:02):tup:vindaloo Escreveu:  Boas,

Rendimento é tudo igual

A vantagem é a revisão ficar um pouco mais barata

Dou-te a desvantagem... quando trocava filtros de origem, estavam sempre todos pretos e cheios de porcaria.

Este lavavel, está impecável ao fim de 6k

Porque será?

Não cheguei a encontrar da marca Green para a Tracer sad
Penso que não fabricaram para a minha..com pena minha. A telação qualidade preço dos green é imbativel  thumbsup

Velasquez87
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#6

Além da vantagem da poupança a longo termo, eu notei uma pequena diferença com o filtro de ar instalado... Principalmente no Corolla que eu tive e tinha turbo.

É preciso no entanto andar em cima da manutenção, porque se for mal efectuada vai entrar de tudo para dentro do motor.

"V"
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#7

(25-06-2017 às 10:42)Velasquez87 Escreveu:  
(25-06-2017 às 09:02):tup:vindaloo Escreveu:  Boas,

Rendimento é tudo igual

A vantagem é a revisão ficar um pouco mais barata

Dou-te a desvantagem... quando trocava filtros de origem, estavam sempre todos pretos e cheios de porcaria.

Este lavavel, está impecável ao fim de 6k

Porque será?

Não cheguei a encontrar da marca Green para a Tracer sad
Penso que não fabricaram para a minha..com pena minha. A telação qualidade preço dos green é imbativel  thumbsup

O green para a Z custa 45euros, e troco a cada 18mil, ao contrario do de origem que fazia a troca em 12mil.

Tinha por conviccao que ao limpar de 6 em 6 (revisao intermedia de manual da mota) estava a fazer uma melhor admissao de ar ao meu motor, mas hoje questiono e vou possivelmente voltar ao de origem, daqui a 5000km.

O de origem, nos ultimos km antes da revisao nota se no comportamento da mota que fica mais pachorrenta especialmente se conjugado com altitudes um pouco mais elevadas.

Se quiseres uma coisa mais 'racing' para a tua tracer tens gama da mwr, que tenho memoria da malta das r's da minha zona dizia bem ha uns anos, com gamas de utilizacao exclusiva em pista.


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#8

PS: Tenho como opinião generalizada adquirida a custo há uns anos atrás, que e pouco pertinente a procura de melhoria de perfomance com equipamento aftermarket a nao ser travões.

Se queremos mais perfomance, devemos procurar uma mota superior, ponto final.


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#9

A minha tem k&n, no entanto não tenho meio de comparação, uma vez que já vinha com ele. No entanto na próxima revisão irei colocar o OEM, uma vez que o anterior dono mo deu novo na caixa.
Não sou grande apologista deste tipo de filtros, mas no xr2i, um portento de força e CVS de carro (not) notei muito mais solto, com melhor arranque e melhor sonoridade, e talvez maior "desenrasque" a subir os Cabos D'avila (zona onde passava frequentemente), o resto poderia ser efeito placebo...
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#10

Vantagens:

Custo (superior 40.000 km /ano)
Entrada de Ar (aumento do ronco)



Desvantagens:

A maior entrada de ar tem a vantagem de aumentar o ronco mas também à entrada de lixo, poeiras e partículas que podem pôr em risco o motor.





Quando ao aumento do rendimento pouco ou nada vais notar.

A minha alforreca está equipada com o filtro K&N (vai para a maquina de lavar louça de 10K em 10K).
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